Alto Caparaó - Tronqueira até Pico da Bandeira

Photo ofAlto Caparaó - Tronqueira até Pico da Bandeira Photo ofAlto Caparaó - Tronqueira até Pico da Bandeira Photo ofAlto Caparaó - Tronqueira até Pico da Bandeira

December 31, 2019
December 2019

•   4.7 1 review

near Caparaó Velho, Minas Gerais (Brazil)

A trilha se inicia na Tronqueira. Da entrada no parque até o local são 6 km de estrada de terra que podem ser feitos de carro, a estrada é muito boa. Na Tronqueira possui banheiros, estacionamento, área de camping e agua potável. Deste ponto podemos acessar o Vale Encantado a uns 350 metros e o Pico da Bandeira uns 7 km. A caminhada para o pico é uma subida constante de leve a moderada intensidade até o Terreirão (3,5 km), neste trajeto temos alguns pontos de agua. No próprio Terreirão tem banheiro e agua, deste ponto ate o pico mais 3,5 km ai já não tem bons pontos de agua, em épocas de chuva existem alguns pontos que são possíveis captar agua, em períodos sem chuvas melhor ir bem prevenido, pois a subida fica mais intensa, uns 700 metros depois do Terreirão já tem uma subida bem íngreme e os últimos 800 antes do pico tem a subida mais íngreme. Ir bem leve e se possível com bastões de caminhada eles ajudarão muito. No percurso de ida levei 5 horas em um ritmo constante sem muita pressa, na volta foram 3h30 em um ritmo mais acelerado.

Cume

• lrcopelli Jan 7, 2024

Trilha bem sinalizada. No verão é importante se preparar para mudanças de clima abruptas