Alto Arrocela,Chã do Pinheiro

March 7, 2019
February 2019

•   5 2 Reviews

near Ermida, Braga (Portugal)

Percurso gizado pelo TRUKA, que nos reserva surpresas até em zonas que achamos já conhecermos .
Saídos da zona da Ponte do Arado , em direcção à Tribela, viramos a determinada altura à esquerda para o estradão que nos leva pelo caminho tradicional que vai para a Cabana da Arrocela .
Chegados à Cabana das Couriscadas ( a da Ribeira) O Truka surpreendeu-nos mostrando-nos o forno antigo, que só se vê indo lá à beira.

Outra das surpresas do Truka, foi o troço ( que eu não conhecia ) entre a Cabana das Couriscadas da vezeira da Ribeira , e a de igual nome mas da vezeira da Ermida, esta mostrando estar a ser utilizada ainda hoje , com fonte de água com um caudal razoável .
Uns metros depois , a vista sobre a corga da Gurveira, com o Curral dos Portos ao fundo , é espectacular .

Não menos espectacular à a vista sobre o vale do rio Conho, que apanhamos mais à frente.

Depois foi seguir as mariolas e apontar ao Alto da Arrocela. Não é difícil subir lá acima, mas é preciso ter algum cuidado numa passagem de rocha. A subida è sempre pelo meio. A vista, como em qualquer alto , é espectacular, mas a circulação deve , mais uma vez, ser feita com precauções. Descemos pelo lado oposto ao da subida, sem caminho, mas fácil de fazer no meio, e com a ajuda, da vegetação .

Chegados à base, viramos à esquerda em direcção à cabana da Arrocela, seguindo depois para Chã do Pinheiro, onde almoçamos com sobremesa especial oferecida pelo companheiro Gomes, que nos contou a sua ligação á antiga pastelaria bracarense.

Acabado o almoço, e para surpresa minha, a dupla Truka-PARAQ arrancou para o lado que eu não estava a contar, levados pelo cheiro de mariolas que para lá havia, e também pelo gostinho do desconhecido. Lá que havia mariolas, havia. Agora trilho ...Lá conseguimos descer aquela vereda, agarrados à vegetação, sempre com a "tracção às quatro rodas ", entenda-se com pés, mãos e rabo no chão sempre que era preciso, até que a descida amainou. Bonito foi ver a lata daqueles dois a olharem para a vertente e a dizerem, como que vitoriosos, que tínhamos poupado caminho. Foram para aí uns 500 m, se tanto. Em "gasoil" era um dinheirão ! ...
De seguida fomos pelo caminho habitual até ao Vale da Texeira, regressando depois ao ponto de partida.

Para melhor descrição ver :

PictographWilderness hut Altitude 3,167 ft

Antigo Forno das Couriscadas

PictographWilderness hut Altitude 3,081 ft

Cabana das Couriscadas - Ermida

Fonte de Água

• Photo of PQ@
    PQ@ Mar 8, 2019

O trilho foi excelente mas a "relato" não lhe fica a trás.
    Abraço

• Photo of TRUKA
    TRUKA Mar 11, 2019

A descrição supera de longe a minha. Vou acabar com as descrições, nas próximas marchas !!! Muito perto das " Lendas e Narrativas " !!!!!
    O seguir os velhos mariolas a partir da Châ do Pinheiro, faz parte da nossa " deriva aventureira".
    Excelente percurso. A subidA ao topo do cabeço da Arrocela, foi excelente. Parabéns.

• Photo of PQ@
    PQ@ Mar 13, 2019

Amigo Francisco, já diz o ditado "quem se mete em atalhos .............."
    Seguramente era mais fácil fazer os quinhentos metros, mas quem não arrisca não petisca.