ALR PR1 - Ribeira de Muge (Almeirim)

Photo ofALR PR1 - Ribeira de Muge (Almeirim) Photo ofALR PR1 - Ribeira de Muge (Almeirim) Photo ofALR PR1 - Ribeira de Muge (Almeirim)

2058
November 6, 2021
November 2021

near Casal Queimado, Santarém (Portugal)

Este percurso decorre junto da ribeira de Muge, um dos afluentes do rio Tejo e nos campos circundantes compostos por montados de sobro bem conservados e uma várzea fértil com boa aptidão agrícola.
O ponto inicial no largo junto à ponte do Casal da Tira oferece fácil estacionamento e serviço de restauração no local. O percurso segue pelo lado poente pela rua principal do povoado. Uma típica aldeia rural com as suas casas térreas, anexos agrícolas, hortas e pomares. Também os pequenos vinhedos para produção própria marcam a paisagem. No final do casario e do troço em asfalto todo o restante percurso é em terra. Depois destes mil metros iniciais são os sobreiros que começam a dominar a paisagem.

No início do estradão de terra não vire á esquerda e siga sempre em frente durante uns seiscentos metros. Na indicação "ponto de água” vire à esquerda.
Depois desta parte inicial plana começa a ascensão até ao ponto mais alto. Todo este troço é feito no meio de um montado de sobro onde o canto de muitas aves florestais é uma constante. As florestas de sobro da Península Ibérica constituem um habitat ideal, proporcionando alimento e abrigo para muitas espécies animais, estando registadas neste ecossistema mais de cento e sessenta espécies de aves, trinta e sete espécies de mamíferos e vinte e quatro espécies de répteis e anfíbios.

A meio da subida, do lado direito fica uma pequena charca onde alguns animais se deslocam para beber sendo possível observar alguns mamíferos como a Raposa ou Javali (Sus scrofa)
Aqui o caminho bifurca devendo seguir pela direita.

Passados uns quinhentos metros e próximo do cume o caminho entronca numa outra estrada. Aqui siga pela esquerda. Este troço é feito entre duas manchas florestais contínuas. Aqui existem várias ramificações mas siga sempre pela direita mantendo do lado esquerdo um montado disperso e do seu lado direito um pinhal mais denso. Aqui nesta zona é possível encontrar vários medronheiros (Arbutus unedo).
Passados uns novecentos metros vire à direita e continue a subida pelo meio do pinhal. Depois de uns 150 metros vire novamente à direita e siga sempre a estrada principal ao longo da cumeada agora mantendo o pinhal do seu lado direito e uma zona de charneca à sua esquerda.

Nesta parte mais alta, em dias de boa visibilidade é possível avistar Almeirim, Santarém e a serra de Aire. Também é um bom local para ver grandes águias como a Águia-d’asa-redonda (Buteo búteo) ou a Águia-cobreira (Circaetus gallicus) que como o nome indica se alimenta principalmente de répteis, especialmente cobras mas também lagartos.

Ocasionalmente pode caçar pequenos mamíferos e raramente aves ou insetos.

Passados uns mil e duzentos metros vire à direita e atravesse o pinhal. Depois deste ponto o percurso começa a sua descida até à ribeira de Muge e ao montado disperso. Após uns cem metros, quando o caminho bifurca siga pela direita e volvidos mais uns cem metros vire à esquerda. Percorra uns cento e cinquenta metros e tome novamente a esquerda.

Passados mais uns cem metros na bifurcação tome novamente a direita e siga sempre em frente por uns quatrocentos metros até ao parque de merendas das Fazendas de Almeirim.

Aqui existe uma nascente que alimenta a fonte de Vale d´Água e várias mesas que convidam ao descanso. Muitas são as aves que aqui ocorrem como o Chapim-real (Parus major). Estando junto à fonte existe do seu lado esquerdo uma pequena lagoa e na sua frente a vegetação da ribeira. Siga um pequeno trilho e atravesse uma pequena ponte pedonal para a outra margem. Aqui vire à direita. Agora de regresso ao ponto de partida o percurso volta a ser sempre plano ao longo da ribeira de Muge e da sua densa galeria arbórea.

Siga sempre em frente junto à ribeira de Muge tendo do seu lado esquerdo vários campos agrícolas, pomares e vinhedos. Esta várzea é muito fértil e propícia à agricultura pois devido ao baixo declive, em épocas de cheia, o curso do rio extravasa as suas margens originais e inunda os campos adjacentes.

Irá atravessar uma estrada alcatroada e vários caminhos surgem à sua esquerda mas siga sempre em frente. Passados uns dois mil metros a estrada parece acabar e virar à esquerda. Neste ponto siga em frente por um trilho fechado no meio de densa vegetação mantendo a linha de água à sua direita.

Passados uns duzentos metros volta a encontrar uma estrada de terra. Continue em frente tendo à sua esquerda um campo vedado, por vezes com animais.
Passados uns setecentos metros irá encontrar uma estrada alcatroada. Aqui vire à direita, passe a ponte e está no ponto de partida.

(texto do Município de Almeirim / Rede de Percursos Pedestres da Lezíria do Ribatejo)

Outros percursos que fiz na Região:
Montejunto 24-JAN-16
Pelo Planalto das Cesaredas (23-12-2018)
Rota dos Encantos (Turcifal) (09-Fev-2019)
Costa Atlântica (Praia da Consolação - Porto das Barcas)
Costa Atlântica (Porto das Barcas - Santa Cruz) (08/09/2019)
Costa Atlântica (Santa Cruz - São Lourenço)
Costa Atlântica (São Lourenço - Magoito)
Costa Atlântica - Praia de Magoito - Cabo da Roca
Costa Atlântica (Cabo da Roca - Cabo Raso)
Costa Atlântica - Etapa Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras)
Rota das Lezírias (PR1 Benavente)
Do Porto Novo, às Escarpas da Maceira
Termas dos Cucos / Serra dos Cucos (Torres Vedras)
Gaeiras - Barragem do Arnóia - Trilho da Azenha - Trilho dos Ingleses (Óbidos)
ALR PR1 - Ribeira de Muge (Almeirim)
Escaroupim - Muge - Ponte D. Amélia - Valada
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo (Golegã)
Serras de Al-Ruta (parcial)/ Sabugos/ Pé do Monte (Arruda dos Vinhos)
Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer)
Grutas, Antas e Paisagens de Lousa (Loures)
Miradouros e Caminho Pedonal Ribeirinho de Vila Franca de Xira

bruno.almeida1977 Dec 31, 2021

Trilho fantástico e a aplicação funciona a 100%

migueleloi Dec 31, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação, Bruno.
    Boas Caminhadas

• Photo of Hugo Silva 65
    Hugo Silva 65 Sep 25, 2022

Fiz esta trilha em família com a família os adultos a pé e as crianças de bicicleta. Está razoavelmente bem marcado.
    Vale bem a pena.

migueleloi Sep 26, 2022

Obrigado pelo comentário Hugo Silva,
    Boas caminhadas.

• a.sofiabatista Nov 20, 2022

Os baloiços foram retirados 🤨, fora isso vale bem a pena. É um percurso fácil e com paisagem bonita.

migueleloi Nov 20, 2022

Obrigado pelo comentário, avaliação, e nota adicional.
    Continuação de boas caminhadas a.sofiabatista

• Duarte Cerveira Dec 26, 2022

Percurso muito acessível e bem assinalado ao longo do percurso.

migueleloi Dec 26, 2022

Obrigado pela avaliação Duarte

• Photo of Tetititu
    Tetititu Mar 11, 2024

Preciosa ruta, por la Ribeira de Muge. Muy buenas fotos y explicaciones. Un fuerte abrazo.

migueleloi Mar 11, 2024

Obrigado pela avaliação e comentário,
    Um abraço

Um abraço

• Photo of Cristina Figueiredo 1
    Cristina Figueiredo 1 Apr 21, 2024

Fiz a trilha hoje. É linda, tem floresta, prado e ribeira. Flores variadas em todo o percurso.