ALQ - Campos do Pereiro (Versão VT)

Photo ofALQ - Campos do Pereiro (Versão VT) Photo ofALQ - Campos do Pereiro (Versão VT) Photo ofALQ - Campos do Pereiro (Versão VT)

October 29, 2023
October 2023

near Pereiro da Palhacana, Lisboa (Portugal)

Percurso de 10 Km com inicio e fim na aldeia de Pereiro de Palhacana, no Concelho de Alenquer.
A presença de vinha é uma constante, não tivéssemos nós na região dos fantásticos vinhos de Alenquer e Torres Vedras.
Um percurso que vale pelas maravilhosas paisagens, quer por vales, quer pelas zonas mais altas, sempre em caminho acessível e com pouca dificuldade técnica.
Um percurso não marcado, embora existam no local algumas marcações de outros percursos que passam por ali.
Após pesquisa pelos vários sites de caminhadas, e no site do Município de
Alenquer, a informação sobre este e outros percursos na zona é ambígua, a tal ponto que a este percurso "Campos do Pereiro" é dado varias designações em sites diferentes, nuns é o PR7 ALQ, noutros PR1 ALQ, e sem nenhuma referencia do mesmo no site do Município, o que não deixa de ser estranho.
Daí esta versão "Vira Trilhos", que faz um pequenos desvio do percurso original para ficarmos a conhecer a simpática aldeia de Palaios, e novo desvio mais à frente para visitar a Igreja de Nossa Senhora do Egipto em Ribafria.
Tirando estes pequenos desvios, o trilho desenvolve-se naquele que parece ser o percurso original, tendo inicio e fim na também simpática aldeia de Pereiro de Palhacana junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Pereiro de Palhacana
Pertenceu à freguesia de Santo Estêvão de Alenquer, tendo-se autonomizado. A sede da freguesia foi, até 1928, no lugar de Palhacana. Naquela data mudou-se para o lugar do Pereiro, adotando então o atual nome. Com a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias em 2013, agregou-se a Ribafria formando a respetiva União de Freguesias.