Photo ofAlpha Ômega: primeira parte Canal, Vigia, Ferradura, Carvalho e Sem Nome - ida e volta com meu filho Guilherme Photo ofAlpha Ômega: primeira parte Canal, Vigia, Ferradura, Carvalho e Sem Nome - ida e volta com meu filho Guilherme Photo ofAlpha Ômega: primeira parte Canal, Vigia, Ferradura, Carvalho e Sem Nome - ida e volta com meu filho Guilherme

January 8, 2024
January 2024

near Sítio Arthur Freitas, Paraná (Brazil)

Primeira investida.

A bateria do celular acabou logo após o retorno do Sem Nome.
Tivemos vários perdidos devido a dificuldade de achar a sequencia correta das trilhas.
Para começar, saindo do Canal para o Vigia, no cume do canal nos deparamos por uma série de caminhos para as mais variadas direções. Isso nos colocou em cheque logo no começo em um interminável vai e volta nestas falsas trilhas.
Até que, pegando uma determinada trilha destas, fomos parar em uma grande grota (sinistra), inclusive já comentada em outros relatos e que também não é a passagem correta para o Vigia!
Voltamos e enfim achamos a trilha correta no lado esquerdo desta da grota, que finalmente seguia para o Vigia.
Isso já nos comeu mais de meia hora pra lá e pra cá no cume do Canal, e que com uma simples "plaquinha" poderia indicar o caminho para todos os visitantes interessados em realizar a investida para a torre do Vigia.
No percurso do Canal para o vigia a trilha está bem aberta e bem sinalizada.
No Cume do Vigia perdemos também mais de meia hora para acharmos a entrada para a trilha que leva ao cume do Ferradura. Sem nenhuma indicação e depois de várias voltas pra cima e para baixo em meio aos blocos de pedra, descobrimos que estava atrás da placa de madeira que indicava o retorno para o Canal. Detalhe, com o mato bem fechado atrás da placa, o que nos fez passar várias vezes por ela sem perceber a entrada da trilha.
Seguimos então para o Ferradura e aí começou um trabalho que nos deixou, ao final da empreita imensamente realizados: a limpeza e identificação da trilha nos trechos sem marcação até o Cume do Sem Nome.
Agradeço em especial aqui ao montanhista desconhecido que deixou no início da trilha do Ferradura uma lona Azul que estava toda detonada, amarada em um galho, que possibilitou desfiá-la em pequenas fitas azuis e que usamos para a identificação nos trechos sem sinalização.
Depois de toda limpeza e identificação nos trechos sem marcação na trilha do Ferradura, do Carvalho e do Sem nome, conseguimos em praticamente 1/3 do tempo da ida voltar até o Cume do Vigia novamente, quando voltamos em uma passada mais tranquila até o Canal chegando neste exatamente às 18:30, definido como limite para o nosso retorno com ainda a Luz do dia.
Segue abaixo os temos de nossa empreitada:

1. A sequência com os perdidos, limpeza e identificação dos trechos sem sinalização:
Estacionamento saída 07:30

Vigia 17:32
Canal 18:30
Estacionamento 19:22

Agradeço a Deus a oportunidade de realizar essa empreita com meu filho Guilherme!