Alpha Crucis - trecho 2 (Travessia Farinha Seca) Casa de Pedra x Marumbi

Photo ofAlpha Crucis - trecho 2 (Travessia Farinha Seca) Casa de Pedra x Marumbi Photo ofAlpha Crucis - trecho 2 (Travessia Farinha Seca) Casa de Pedra x Marumbi Photo ofAlpha Crucis - trecho 2 (Travessia Farinha Seca) Casa de Pedra x Marumbi

Experts only
2 days 14 hours 20 minutes
1970
January 26, 2021
January 2021

near Casa das Pedras, Paraná (Brazil)

EXPEDIÇÃO TRAVESSIA DA SERRA DA FARINHA SECA
A Serra da Farinha Seca é a imponente cumeada visível de quem desce a Estrada da Graciosa, faz parte da famosa e desejada TRAVESSIA ALPHA CRUCIS (considerada uma das mais difíceis do Brasil).
A Serra da Farinha Seca interliga a Serra do Marumbi com a Serra do Ibitiraquire com os seus 16kms verdejantemente escarpados que se espicham a partir do Morro Mãe Catira e findam nos contrafortes abruptos e verticais no Morro da Balança.
A Travessia da Serra da Farinha Seca foi feita em 3 dias (23 a 25 de janeiro de 2021) por 10 sócios do Clube de Aventura Atma sendo estes o Adilson, Gabriel Salles, Roberto Santos, Mara Ávila, Wanderson, Claudia Bento, Helton, Oscar Brizzo, Tati Arita e Helder e foi iniciada na Casa da Pedra passando Morro Pequeno Polegar, Labirinto, Casfrei, Garbas/Casfrei, Esporão do Vita, Tapapuí, Pico da Farinha Seca (ponto culminante com 1.457m), Morro dos Macacos, Jurapê, Jurapê Açú, Mojuel, Morro da Balança atravessando o Rio Ipiranga e depois o Rio São João, finalizando a travessia no portão da Usina Hidrelétrica do Marumbi.
Para realizar esta travessia tem que ter excelentes experiências em navegação em trilhas e travessias de grandes dificuldades.
Estar em excelente condições físicas, mentais e psicológicas, a travessia é necessário ter muita atenção na navegação, o caminho é extenso por trilhas com lama em mata fechada atravessando rios, subidas e descidas, trecho de escalada, estávamos com GPS e Wicklok mas em muitos momentos se perdia o sinal. Pegamos muita chuva, árvores caídas e as fotos não saíram boas e o uso deste trecklog não se torna muito confiável.
Tem algumas fitas marcando o caminho sendo necessário prestar atenção na marca das mãos nos galhos, nas raízes pisadas e saber distinguir muito bem curso d'água e trilhas.

EXPEDIÇÃO TRAVESSIA FARINHA SECA 1. Adilson. 2. Gabriel Salles. 3. Roberto. 4. Mara Ávila. 5. Wanderson. 6. Claudia Bento. 7. Helton 8. Oscar 9. Tati Arita 10. Helder