Almourol - Constância - Parcial GR12 - Panorâmica do Tejo

Photo ofAlmourol - Constância - Parcial GR12 - Panorâmica do Tejo Photo ofAlmourol - Constância - Parcial GR12 - Panorâmica do Tejo Photo ofAlmourol - Constância - Parcial GR12 - Panorâmica do Tejo

May 23, 2022
May 2022

near Loreto, Santarém (Portugal)

Almourol - Constância - Parcial GR12 - Panorâmica do Tejo

"Entre a Ponte sobre o Zêzere (construída em 1892) e a Ponte sobre o Tejo (construída em 1862), na encosta do castelo do Zêzere (castelo desaparecido, reconstruído na segunda metade do séc. XII pela Ordem do Templo) avistamos uma paisagem deslumbrante, com o desaguar do rio Zêzere no Tejo e a vila de Constância como pano de fundo. Continuando até à Praia do Ribatejo, podemos observar as cegonhas e a imponência de alguns edifícios, que testemunham a época áurea da indústria da serração de madeiras, transportadas pelo rio Zêzere abaixo. Depois surge o Cais Pai-Avô, zona de atracação de embarcações piscatórias, seguido da Fonte da Galiana onde podemos observar sobre as rochas vários tipos de aves, entre elas os corvos marinhos. Por túneis de arvoredo avistamos então o Castelo de Almourol (reconstruído em 1171, por Gualdim Pais), a fortificação com o mais belo enquadramento paisagístico em Portugal, visitável em embarcações típicas. Nas imediações, na margem direita do Tejo, existe o Convento de N. Sr.ª do Loreto (ano de construção de 1572)."
- retirado de http://www.cm-vnbarquinha.pt/index.php/pt/trilho-panoramico-do-tejo