Alhandra, Serra do Calhandriz e A-das-Lebres

Photo ofAlhandra, Serra do Calhandriz e A-das-Lebres Photo ofAlhandra, Serra do Calhandriz e A-das-Lebres Photo ofAlhandra, Serra do Calhandriz e A-das-Lebres

5 hours
February 2, 2020
February 2020

near Alhandra, Lisboa (Portugal)

Sai do comboio na estação de Alhandra.
O trilho começou por trás de umas casas. Parecia um quintal. Começou logo por ser suspeito: muita erva, terra macia, lama! Subi até ao miradouro e vi muitos motoqueiros. Seria concentração ou ponto de encontro? Andei por ali às voltas... Porcaria do GPS... Ou será de mim? Não conseguia dar com o trilho e com as indicações.

Alhandra cheira mal, um cheiro característico das fábricas que a rodeiam. E o barulho dos carros? Ainda pensei que não valesse a pena. Enganadissima.

A certa altura, encontrei um grupo, num ermo, bastante esquisito. Desviei a rota e guardei a faca no bolso. A girl does what she has to do.

Fui dar a uma propriedade privada: o dono ia a sair quando eu procurava a entrada. Percebi que era pela sua propriedade que deveria seguir. Simpaticamente, abriu-me os portões e disse-me que não valia a pena perder mais tempo ou até mesmo voltar para trás tendo em atenção que já tinha feito bastantes quilómetros. Que sorte!!

A partir daí ao começar a subir a serra - só nos ouvimos a nós, aos pássaros, aos rastejantes, aos roedores e, claro, aviões - que vistas.

Não aconselho fazerem este trilho quando houver chovido há 2 dias... Todo o caminho estava enlameado. Por azar, calcei os ténis de caminhada quando deveria ter botas. A sorte foi ter vestido uma calças de ganga em vez de leggings (uma vez que ia fazer o trilho sozinha e queria parecer mais masculina) Os mosquitos pareciam melgas. Picavam por cima da sweat que trazia vestida. Não esquecer o repelente. Eu não esqueci. Até vaporizei a roupa.

Outro problema de seguir trilhos antigos, é que estes deixam de existir onde haviam. Desbravei, sim, como uma máquina o terreno e consegui. Algumas arranhadelas nos braços para memória futura.

A certa altura, a descer à serra, onde o sol não chega, caí numa descida muito íngreme. Terreno muito acentuado, completamente cheio de lama. To hard!! No wounds. (não esquecer os primeiros socorros). Não foi preciso utilizá-los.

Encontrei apenas 2 corredores, a quem perguntei se seria assim todo o trilho. Respondeu-me que era até ao Ribeiro. Acertou. Mas passados cerca de 3km, lama outra vez!

No fim, que medo, pior que o primeiro, rodeada de 7 cães. Gritei. Chamei. Nada!!! Os cães ladraram muito, que pavor, cheiraram e seguiram o seu caminho. Apenas um canito me acompanhou por cerca de 500m.

Paisagens magníficas, spots fantásticos que deram para gastar energia e meditar!!!

Aproveite. Vale a pena. E é tão perto da capital.

• Photo of Tiago_Manuel
    Tiago_Manuel Feb 4, 2020

Parabéns! Foi a descrição mais interessante, curiosa e divertida que li no wikiloc. Bom ritmo na caminhada e na escrita!

Tânia Simões Feb 4, 2020

Obrigada. Alguns trilhos são difíceis, há pessoas que caminham sozinhas e por vezes as descrições são tão "perfeitas" que não mostram as dificuldades e medos que temos de enfrentar. Quis mostrar um lado mais pessoal. Diverti-me bastante. Mesmo quase a ter um ataque cardíaco. Um fim de semana destes vou ter com vocês. Até breve e boas caminhadas

• Photo of Antonio Vieira 22
    Antonio Vieira 22 Feb 13, 2020

Estou Com deas de fazer esta caminhada brevemente.

Tânia Simões Feb 13, 2020

Olá António Vieira 22. Atenção quando chegar à estrada da arruda - o caminho que fiz, foi com autorização do proprietário, por propriedade privada e o portão estava fechado. Terá de arranjar uma alternativa para subir a serra. Boas caminhadas

• Photo of marsilva
    marsilva Nov 21, 2020

Bem trilhado! Obrigado Tânia.

Tânia Simões Dec 8, 2020

Obrigada Marsilva!! Bom dia

• Photo of Pauluspirus
    Pauluspirus Sep 22, 2022

Bravo Tânia, obrigado pela partilha.
    Sou um aprendiz de trilhas, e adorei as suas indicações, acho que todos deveríamos fazer o mesmo, escrever não custa nada.
    Dar dicas e indicações ajuda muito a quem quer entrar nisto de "trekking" 😉
    Bem haja e boas trilhas!!!