:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha

Photo of:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha Photo of:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha Photo of:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha

October 6, 2021
October 2021

near Merceana, Lisboa (Portugal)

nota: imagens e links contidos nesta descrição só são visíveis em browser e não na app Wikiloc

Corria o ano de 1300.
Marciano, o touro, tinha desaparecido novamente. Não sabiam dele, mas nem se preocuparam muito, ele voltava sempre, e naquele dia, já perto do sol-pôr, lá veio ele, pachorrento, monte abaixo.
Um dia o pastor resolveu vigiá-lo, e quando ele começou a afastar-se do povo, seguiu-o a pouca distância.  Qual não foi a sua surpresa ao descobrir, mais adiante, o Marciano ajoelhado frente a um carvalho!
Chegou mais perto e descobriu que, entre os ramos do carvalho, estava uma pequena imagem de Nossa Senhora da Piedade ou do Carvalheiro.
Quando contou ao povo o que tinha visto, a decisão foi unânime: vamos trazer a Senhora para o altar da nossa igreja! Dito e feito, todos ficaram satisfeitos e orgulhosos por ali albergarem tal preciosidade.

Mas na manhã seguinte a imagem tinha desaparecido, e bastou constatar a ausência de Marciano para logo a localizar: estava de novo entre os ramos da frondosa árvore.
A história repetiu-se, e o povo decidiu erguer então uma ermida no lugar onde a imagem aparecera.

A devoção e o relato dos milagres da Virgem em acontecimentos ligados a animais, espalhou-se rapidamente, e em breve se estabeleceu um círio de romeiros que vinham de Lisboa, pelas festas do Espírito Santo, até Alenquer e que depois seguiam para a Merceana em adoração à milagrosa Senhora da Piedade.

Mas pouco mais de um século depois, a peste negra acaba com as peregrinações e a tradição fica esquecida. Só após quase outro século, em 1520, é que a Raínha D. Leonor, viúva de D. João II e que frequentemente passava por estes domínios a caminho das Caldas da Raínha, mandou construir uma nova igreja no lugar da ermida.
A antiga Confraria do Espírito Santo dá lugar à da Misericórdia e nos anos vindouros a protecção dos monarcas a este Santuário não cessa.
As obras de beneficiação não param, e depois do terramoto também,  e o que hoje temos é um templo que de feição maneirista e barroca, recheado com interessantes obras de arte.

(Nesta página da DGPC há informação completíssima sobre a igreja)

Fomos de Lisboa para o ponto de partida do nosso percurso seguindo pela A8 e depois N9, o que nos fez passar pela Carvoeira...
A adega fervilhava de actividade, estamos ainda em plena época de vindima, e a loja está aberta ao Sábado das 9 às 13h, oportunidade que não recusei para trazer comigo uma caixa de Velhos Tempos Reserva (4 eur) e do premiado Velhos Tempos Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon (3 eur).

Chegados ao largo Raínha Dona Leonor, na Merceana, parqueamos. Estava a decorrer o pequeno mercado ao ar livre, que acontece 3 vezes por semana. Abastecemo-nos só de hortícolas, que o peixe fresco de Peniche não aguentaria um dia ao sol no carro, e iniciamos a caminhada.

O percurso

Feita a saída da zona urbana, rápido começamos a sentir os aromas do campo. Meandros por quintinhas e vinhas, sobretudo depois de passar Casais das Eiras, vão ser a nossa companhia o dia todo.
Circundamos depois uma longa vinha pertencente à Quinta do Anjo, onde se produzem os vinhos Quinta do Pinto, até chegarmos a Barbas, que atravessamos, subindo depois atrás do povoado. Mais uma nogueira recheada. Ainda com poucos quilómetros, as mochilas já vão enchendo...
Mais adiante, a meio da subida para Aldeia Galega da Merceana, paramos para uma fuji e um cubo de marmelada. Um pastor veio com o seu rebanho de cabras para o terreno ao lado, a nossa pausa encheu-se de moscas e campainhas.

Continuamos depois por entre vinhas, macieiras e marmeleiros. As máquinas ainda vindimam em alguns terrenos.
Num alto, a vista da Aldeia Galega da Merceana, uma larga ninhada de casas alvas e a sua bela igreja a destacar-se do lado direito, tudo afogado no meio das vinhas que se começam a encher de cor, deixa-nos um bocado em contemplação. As terras de Alenquer encantam-nos mais uma vez.

Quando lá chegamos ficamos espantados com o asseio e beleza da aldeia. O Largo do Divino Espírito Santo, onde fica a Capela do Espírito Santo e a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, é um encanto. A igreja tem um monumental portal pré-Manuelino. Em todo aquele entorno se respirava paz e quietude, mas depois ouvimos vozes, que vinham da porta da sacristia. Entramos. Uma senhora mostrava a igreja a uns futuros noivos que ali se queriam casar; por sua vez todo o templo estava arranjado para um casamenro que iria ocorrer este mesmo fim de semana. Foi a nossa sorte. Sem entrar para a grande nave central, foi-nos permitido ver o interior ali da entrada do altar, tectos magníficos e belas imagens nos altares laterais, além, claro, da monumentalidade do altar mor. Tudo tão bem conservado e restaurado...
Aliás é essa a impressão que a Aldeia Galega nos deixa: muita história, magníficamente conservada e muito cuidada, por quem ama a sua terra.

Chegamos depois junto do pelourinho. Fabuloso trabalho em pedra, não é fácil encontrar um pelourinho tão elaborado. A Casa da Raínha, onde ela se detinha para pernoita na sua viagem de Lisboa para as Caldas, o que resta da velha igreja da Misericórdia... não resistimos: sentamos no banco junto da loja do cidadão (fechada ao Sábado) e aí fizemos o nosso almoço, apesar de só termos 6 km percorridos.

Ao nosso lado, o fontanário público - é água natural muito boa, vem de uma mina lá em cima, explicou-nos uma senhora que veio encher os seus cântaros. A encimar a fonte, um magnífico painel de azulejos representando o encontro de Jesus com a Samaritana do Poço, um dos mais significativos episódios bíblicos, muito bem descrito e explicado aqui. O episódio narrado ocorreu junto do Poço de Jacob, local bem enraízado nas tradições Cristãs, Judaicas, Samaritanas e Muçulmanas, e descrito nesta página da Wikipedia.

Ali ao lado, na Associação recreativa, há um café, onde uns expressos nos ajudaram a retomar o caminho. Tomamos então uma velha álea ladeada de vetustas árvores, até que chegamos aos terrenos da grande Quinta de Chocapalha, onde as vindimas ainda decorriam, em modo tradicional, cachos colhidos à mão.

Seguimos, subindo até Sobreiros de onde logo se sai pela Rua da Fonte onde pouco depois, escondido à direita, sob um grande sobreiro, se encontra a ruína de um poço coberto.
Os nossos passos levam-nos agora à Aldeia Gavinha, parada no tempo, casa de lavradores, casas brasonadas e de novo muita serenidade. Passamos a Fonte Gótica e fomos em seguida apreciar a Igreja de Santa Maria Madalena, onde existe um bonito conjunto de azulejos do séc. XVII.
Segundo uma nota que li, acredita-se que a Aldeia Gavinha tenha sido fundada no séc. XV, pelos sobreviventes de um surto de peste numa povoação vizinha.

Mais abaixo atravessamos a N9 e novamente as vinhas, nogueiras e marmeleiros são a nossa companhia. Já não cabe mais nada nas mochilas.

Chegamos mais adiante ao Bairro de São Martinho, mais adegas particulares e por todo o lado o cheiro ao mosto. Depois Casal das Queimadas e finalmente Freixial do Meio, povoação sem piada, salva-se a capelinha de S. Luís.
Pouco depois entrávamos na Merceana, onde as peixeiras lavavam banca e utensílios, no mercadinho.

Estava terminado o trajecto, e com este PR8H completamos a colecção de percursos da C. M. de Alenquer. Sem dúvida valiosa a recomendação no seu site de fazer este PR8 em final de Verão / princípio de Outono.
Note-se que, como algumas outras da Câmara de Alenquer, esta rota não está numerada e talvez não homologada (mas está marcada no terreno), por isso atribuí a designação PR8 seguido da letra H, para indicar que é numeração provisória minha, a rectificar um dia que ela seja homologado e numerada pelas entidades competentes.

Links para os outros Percursos Pedestres de Alenquer:

Alenquer PR1 - 16.53 Km - Rota das Encostas da Serra
Alenquer PR2H - 22.61 Km - Carreiro da Senhora (alternativa viável)
Alenquer PR3H - 10.94 Km - Charneca de Ota
Alenquer PR4 - 14.19 km - Rota dos Moínhos
Alenquer PR5 - 12.43 Km - Rota de Santa Quitéria
Alenquer PR6 - 11.87 Km - Rota de Nossa Senhora da Encarnação
Alenquer PR7H - 9.57 Km - Campos do Pereiro
Alenquer PR8H - 16.46 Km - Rota dos Caminhos da Raínha
Alenquer PR9H - 13.54 Km - Rota das Cerejas

O site dos percursos pedestres de Alenquer:

--> Percursos Pedestres de Alenquer

Casal das Queimadas

PictographProvisioning Altitude 421 ft

PictographFountain Altitude 420 ft

Freixial do Meio fonte e minimercado

PictographReligious site Altitude 441 ft
Photo ofIgreja de Nossa Senhora dos Prazeres Photo ofIgreja de Nossa Senhora dos Prazeres Photo ofIgreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Quinta do Anjo

Ruralidade

PictographRuins Altitude 413 ft

Ruínas fábrica telha e tijolos?

PictographReligious site Altitude 427 ft

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Sobreiros - paragem de autocarro coberta

PictographFountain Altitude 398 ft

Wc

• Photo of Caminhando com a natureza
    Caminhando com a natureza Mar 15, 2023

Trilha agradável de fazer com dunas e floresta