:-: Alenquer PR7H Campos do Pereiro

Photo of:-: Alenquer PR7H Campos do Pereiro Photo of:-: Alenquer PR7H Campos do Pereiro Photo of:-: Alenquer PR7H Campos do Pereiro

April 20, 2021
April 2021

•   5 2 Reviews

near Pereiro da Palhacana, Lisboa (Portugal)

O percurso

Este é um curto passeio que mal chega aos 10km, bom para desentorpecer as pernas e uma oportunidade para alargar o olhar e respirar ar puro, neste início do desconfinamento. Como alguns outros que não saíram do papel na Câmara de Alenquer, não está numerado nem marcado no terreno, por isso a este atribuí a designação PR7 seguido da letra H, para indicar que é numeração provisória minha, a rectificar um dia que ele seja homologado e numerado pelas entidades competentes.

Deixamos o carro junto do muro de uma propriedade, à entrada do Pereiro. Na pequena povoação as ruas estreitas, não tem espaço livre para parquear.
Iniciamos o trilho descendo por entre campos até às imediações de Ribafria, seguindo troços comuns ao PR9H Rota das Cerejas
Ao chegar perto de Ribafria não entramos, mas antes rodamos para sul, subindo em direcção paralela à que tinhamos trazido. No inicio acompanhamos o curso da ribeira de (Ribafria?), que corre no meio do vale que separa estes dois troços do PR, e desgua em Ribafria na Ribeira da Espiçandeira .

Acabamos por lá em cima atingir o asfalto de uma estrada municipal, onde tomamos a direcção de Palaios. Pouco depois, junto do muro caiado de uma quinta, um longo banco convidava-nos. Paramos para um almoçoabrigados do sol e sossegado.

Quando retomamos, passamos a grande casa senhorial, mais um pouco de asfalto e seguimos de novo em terra batida, um caminho com vestigios de lages antigas, medievas. Lá adiante de novo a asfalto, por pouco tempo: descemos à direita em terra, para Casal Velho, daí para Bonvizinho onde nos espera de novo o asfalto dos caminhos rurais. Mas acaba por ser por entre campos e em terra que fazemos os últimos 500 metros, de volta ao carro.

Pereiro de Palhacana

A igreja da freguesia tem um interessante alpendre de colunas toscanas que corre paralelo ao corpo do edifício. Por aí se faz a única entrada para o templo. No interior há lambris de azulejos do século XVII do tipo tapete e enxaquetados azuis e brancos. Na sacristia há outros silhares com azulejos também do século XVII.
O arco do cruzeiro, de bom desenho, é de calcário da região e apresenta a particularidade de ter cortada a aresta frontal.
A imagem da padoeira é do século XVIII. Há ainda uma boa imagem de «S. Miguel Arcanjo», muito repintada, e outras imagens de interesse. A talha do altar é muito simples. As duas pias de água benta, em pedra calcária, talves da mesma época do arco do cruzeiro (séc. XVI) estão decoradas com motivos de sabor popular.
(Monumentos de Alenquer / blogspot)

Links para os outros Percursos Pedestres de Alenquer:

Alenquer PR1 - 16.53 Km - Rota das Encostas da Serra
Alenquer PR2H - 22.61 Km - Carreiro da Senhora (alternativa viável)
Alenquer PR3H - 10.94 Km - Charneca de Ota
Alenquer PR4 - 14.19 km - Rota dos Moínhos
Alenquer PR5 - 12.43 Km - Rota de Santa Quitéria
Alenquer PR6 - 11.87 Km - Rota de Nossa Senhora da Encarnação
Alenquer PR7H - 9.57 Km - Campos do Pereiro
Alenquer PR8H - 16.46 Km - Rota dos Caminhos da Raínha
Alenquer PR9H - 13.54 Km - Rota das Cerejas

O site dos percursos pedestres de Alenquer:

--> Percursos Pedestres de Alenquer

PictographFountain Altitude 565 ft

• Photo of Fernanda Nogueira
    Fernanda Nogueira Jul 6, 2021

Com pequenas alterações acompanhei esta trilha, indicações sempre úteis.

• Photo of papaleguas
    papaleguas Jul 6, 2021

Obrigado, Fernanda, é um percurso pequenino e com menos pontos de interesse, mas sempre agradável, como todos os homologados na colecção dos PRs da CM Alenquer!

• Photo of Pedro Manuel Finisterra
    Pedro Manuel Finisterra Apr 9, 2024

Trilho tipico do oeste por entre quintas e campos bem utilizados e arranjados. Dia bonito de sol sem muito calor, optimo para descomprimir na companhia de amigos.

• Photo of papaleguas
    papaleguas Apr 9, 2024

Sem dúvida que esta é uma boa altura do ano para este trilho. Boas Caminhadas, Pedro!