Activity

Aldeias do Rio Vizela

Download

Trail photos

Photo ofAldeias do Rio Vizela Photo ofAldeias do Rio Vizela Photo ofAldeias do Rio Vizela

Author

Trail stats

Distance
9.62 mi
Elevation gain
1,811 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,811 ft
Max elevation
2,495 ft
TrailRank 
34
Min elevation
1,540 ft
Trail type
Loop
Time
5 hours 56 minutes
Coordinates
1637
Uploaded
December 14, 2014
Recorded
December 2014
Be the first to clap
Share

near Lagoa, Braga (Portugal)

Viewed 852 times, downloaded 14 times

Trail photos

Photo ofAldeias do Rio Vizela Photo ofAldeias do Rio Vizela Photo ofAldeias do Rio Vizela

Itinerary description

Essencialmente constituído por caminhos rurais inseridos em vastos bosques de carvalho, ou então bordejando o rio Vizela e os campos agrícolas das freguesias de Lagoa, Pedraído, Felgueiras e Gontim, este trilho surpreende pela sua beleza .

O percurso tem início e fim junto à igreja da Lagoa, onde a Srª das Neves tira o diabo aos milhares de peregrinos ( antigamente eram mais de 200 os autocarros
que chegavam à Lagoa no dia da festa, vindos de diversas partes do país, em particular das zonas dos arredores de Lisboa, vá-se lá saber porquê ! ... ) .

A visita ao museu do artesanato de Pedraído, caso esteja aberto, é interessante.

Outro local interessante é a ruína do "moinho de casca", em Gontim. Aqui percebemos uma das razões económicas da presença de tantos carvalhos nesta zona . Existem registos históricos de uma forte atividade na área dos curtumes em Guimarães desde o início da nacionalidade. A curtimente das peles era feita com os taninos existentes na casca de carvalho albarinho, que vinham buscar às aldeias serranas de Fafe. A casca de carvalho era retirada de 4 em 4 anos, seca, e depois triturada em moínhos de tração animal . A casca moida era colocada dentro de tinas de pedra, em camadas alternadas com as peles de animais, isto durante 3 meses, por forma a se conseguir a curtimenta dos couros.

Pessoalmente nunca vi um trilho tão bem marcado, com marcas recentes, não havendo necessidade de GPS para o percorrer com segurança .

Nada exigente em termos físicos, para além dos quase 16 Km a percorrer.

Essencial é o uso de umas botas bem isoladas e dos bastões, para que seja possível ultrapassar grande parte de caminhos totalmente alagados com lama .

Comments

    You can or this trail