Photo ofAldeia de Montes, Alto do Marão – Antenas e Senhora da Serra e Minas Maria Isabel Photo ofAldeia de Montes, Alto do Marão – Antenas e Senhora da Serra e Minas Maria Isabel Photo ofAldeia de Montes, Alto do Marão – Antenas e Senhora da Serra e Minas Maria Isabel

April 3, 2021
April 2021

near Montes, Vila Real (Portugal)

Iniciando a caminhada na bonita, mas a ficar cada vez mais descaracterizada, Aldeia de Montes, com algumas casas com construção tradicional em pedra e xisto e telhado de lousa preta, que no entanto, começam a ser dominadas por construções absolutamente desenquadradas que destroem o enorme potencial turístico da aldeia.
O trilho inicia-se com a subida até ao ponto mais alto da Serra do Marão, através de caminhos diversos: giestais, área florestal que alterna Bétula – Vidoeiro, que funcionam como bloqueadores nos incêndios, Abetos, Cedros, Pinho de Riga e Pinho Resinoso, com imponência quase centenária, seguidos de caminhos que acompanham os imponentes maciços e escarpas de Granito e Xisto com uma beleza agreste.
Depois de “descontar pecados” com a subida estimulante até as Antenas e a Senhora da Serra, o esforço é compensado com umas vistas a 360º do Alvão, Marão, Serra da Abobreira, Douro Vinhateiro e Rio Douro.
Inicia-se a descida, de declive suave, que, no entanto, exige alguma capacidade física, especialmente nos cerca de 200mts para as minas desativadas Maria Isabel, caminho de pé posto, a fazer com cuidado e atenção, não sendo recomendável em dias de chuva.
As minas apesar de estarem desativadas, e por isso não sendo aconselhável a entrada nas galerias, mostram a sua imponência e algum cuidado arquitetónico.
Segue-se caminhos entre Abetos, Cedros e Pinho de Riga centenários. Passagem pela Capela de Santa Cristina, singela e com telhado de lousa e regresso à Aldeia de Montes
Avaliação geral: Trilho circular sem marcação exigindo a utilização de Wikiloc, sendo aconselhável o uso de Mapas offline tendo em conta as dificuldades atuais de rede devido ao confinamento.
Subida inicial estimulante, em dois troços, intervalados por caminho plano seguida de descida equilibrada. Distancia total 19,6km com um ganho de altitude de 960 mts a exigir alguma capacidade física.