Aldeia de Gralhas + Pico Larouco + Topo do Gavião

Photo ofAldeia de Gralhas + Pico Larouco + Topo do Gavião Photo ofAldeia de Gralhas + Pico Larouco + Topo do Gavião Photo ofAldeia de Gralhas + Pico Larouco + Topo do Gavião

February 5, 2022
February 2022

near Gralhas, Vila Real (Portugal)

A Serra do Larouco faz parte do complexo montanhoso da Peneda-Gerês e é a terceira maior elevação de Portugal, atingindo os 1538 metros de altitude no seu cume (info. Mapa Raster). O Larouco situa-se na província de Trás-os-Montes, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real. O seu nome deriva do nome do Deus Celta Larauco, o qual deu também nome ao Larouco. Quando subimos ao alto da serra e contemplamos as paisagens correspondentes às terras Barrosãs, ao Gerês, Peneda, Ourigo, Soajo e Cabreira, todas elas parecem pontos mais baixos perante o Deus Larouco, que todas vigiava na sua imponência trovejante. A Serra do Larouco é, além de uma bonita serra, um atestado ao passado galaico que une transmontanos e galegos.
Começamos o trilho da aldeia de Gralhas, um percurso que deu trabalho em descobrir, por onde os antigos habitantes de Gralhas passavam quando iam ao cimo do Larouco.
Esse percurso não existe nas cartas militares portuguesas, mas existe nas espanholas..., dá que pensar! A verdade é que se não tivesse havido uma queimada na encosta Sul, possivelmente nós teríamos tido alguma dificuldade em fazê-lo! Mas o importante é que o fizemos..., e bem! Subimos ao ponto aonde está o marco geodésico 1529m, que é de onde salta o pessoal do parapente, mas que não é o ponto mais alto, mas sim o que tem mais visibilidade. A seguir sim..., subimos ao ponto mais alto que se chama de Larouco 1538m e que dista do que tem o marco geodésico acerca de 400m para Noroeste ( Zona 11horas ). Um pico bem pronunciado que se nota bem que é mais alto.
A seguir descemos um pouco acerca de 270m para subirmos o terceiro pico com o nome de Gavião, como estava previsto! Também deste pico do Gavião 1379m as paisagens são uma maravilha. Na descida optamos por corta mato de acerca de 150m para nos levar ao estradão do regresso, e iniciarmos a nossa descida final. Na viagem de regresso ainda vimos um acidente sem consequências de um parapente que falhou a aterragem e caiu no meio de uma mata de giestas bem alta. Também no regresso escolhemos um caminho muito antigo, mas que ainda se nota e está aberto, que nos levou de volta á aldeia de Gralhas.
Chamo a atenção para o erro que cometí no Km1,7, por distracção.
A distância real foi de 15,7Km e de acumulado +770m

Pico do Marco Geodézico 1529m

Pico do Larouco 1538m

Pico do Gavião

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Nov 6, 2022

Boa tarde, Makca. Percorri recentemente este trilho e, tal como esperava, correspondeu em cheio às espetativas que dele tinha. Subir ao Larouco era um projeto há algum tempo adiado e muito esperado. Não propriamente pela dificuldade (não apresenta nada particularmente complicado), mas pela beleza que o rodeia e pelo misticismo a ele associado, nesta bela região transmontana. Foi excelente, sem dúvida.
    Obrigado pela partilha e respetivas informações, que são sempre muito úteis.
    Continuação de ótimas caminhadas.

• Photo of Makca
    Makca Nov 6, 2022

Viva João, obrigado pelo comentário e continuação de bons trekkings. Abraço montanheiro🤟👍