Aldeia de Couce, Serra de Pias e Serra do Castiçal

Photo ofAldeia de Couce, Serra de Pias e Serra do Castiçal Photo ofAldeia de Couce, Serra de Pias e Serra do Castiçal Photo ofAldeia de Couce, Serra de Pias e Serra do Castiçal

June 5, 2022
June 2022

near São Pedro da Cova, Porto (Portugal)

Aldeia de Couce, Serra de Pias e Serra do Castiçal

Descrevemos um trilho circular efectuado na Serra do Castiçal e Serra de Pias, com início e final na aldeia de Couce.

O Parque das Serras do Porto, com cerca de 6.000 hectares, é composto pelas Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas e abrange territórios dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área está classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional e integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. A rede de Percursos Pedestres do Parque integra uma Grande Rota com cerca 59Km (GR 62) e 17 Pequenas Rotas (num total de 220Km) interligadas entre si.
Descrevemos um percurso de âmbito paisagístico e cultural que liga a Serra do Castiçal e a Serra de Pias e percorre a margem esquerda do Rio Ferreira durante cerca 3 km. O percurso atinge o ponto mais alto da Serra de Pias e percorre a sua cumeada por cerca 3 Km com excelentes panorâmicas para Leste e Oeste (vale do Rio Ferreira, serra de Santa Justa, cidade do Porto e Oceano Atlântico.
Este trilho é coincidente com vários PRs, mas aconselhamos o uso de GPS devido à grande quantidade de caminhos florestais existentes na zona.
O trilho desenvolve-se quase sempre por caminhos florestais. Não apresenta dificuldades técnicas, com excepção duma curta descida que exige algum cuidado, perto do Rio Ferreira, ao Km 9,7 e assinalada nos pontos de passagem. A última fase da subida para o Alto de Pias apresenta um declive acentuado em rocha, que se for feito em sentido contrário em dias de chuva, irá apresentar-se escorregadia, gerando uma dificuldade acrescida.
A árvore dominante é, infelizmente, o eucalipto, apresentando o trilho zonas de sombra alternando com clareiras.
Não encontramos fontes, nem outros locais para recolha de água, pelo que é necessário sairmos abastecidos com a água que iremos utilizar durante o caminho.

Descrição do trilho
Deixamos o carro estacionado na rua de Couce, ao lado da Aldeia, descemos pela estrada calcetada; atravessamos o rio Ferreira, viramos por caminho à direita e durante cerca 1,5Km percorremos pela margem esquerda do rio Ferreira. Iniciamos então uma subida de inclinação suave por caminho estreito, apresentando alguns locais uma certa tendência para obstrução pela vegetação. Progredimos sem qualquer dificuldade.
Depois de cruzar com a EN 209-1 continuamos por caminhos florestais, passamos à direita do Alto da Peneca e subimos até um dos sub-cumes da Serra do Castiçal, a uma altitude de 290 metros. Então viramos à esquerda por um largo caminho florestal, com a Serra de Pias à nossa frente e descemos até cruzar com a E.N.209-1, local que interceta com vários PRs e o GR 62 e onde confluem os 3 Municípios que partilham o Parque das Serras do Porto, Valongo, Gondomar e Paredes.
Começa então a subida até ao ponto mais alto da Serra de Pias. Espera-nos um desnível de 140 metros que no início apresenta um declive moderado. A partir do meio da subida o declive torna-se mais acentuado, com necessidade de transpor alguns ressaltos rochosos, que exigem mais cuidado em dias de chuva.
Este troço pode representar uma dificuldade adicional, se o trilho for efectuado em sentido contrario.
Antes de chegar ao Marco geodésico vemos à nossa esquerda umas alminhas, testemunho da Fé das populações circundantes.
Após o marco geodésico entramos por um estreito trilho de Pé Posto durante 150 metros, por vezes mal marcado que nos leva diretamente ao “Trono de Pias”, sítio com excelentes panorâmicas sobre todo o Vale do Ferreira, serra de Santa Justa, Gondomar, Porto e Oceano Atlântico. Este local é utilizado também como rampa de lançamento de parapente. Continuamos o nosso trilho em direção Norte por caminho florestal largo em terra batida pela cumeada durante 3 Km com belas panorâmicas quer para leste quer a oeste.
A partir do Km 8 iniciamos a descida mas mantivemo-nos na cumeada nos próximos 700 metros. O declive é moderado, tornando-se por vezes mais acentuado com alguns troços em cascalheira. Adiante, deixamos a cumeada, viramos à esquerda para logo de seguida entrarmos perto da margem do Rio Ferreira.
Ao Km 9,7 e ao aproximar-nos mais do Rio, o trilho apresenta um pequeno troço com descida acentuada que exige um cuidado adicional, principalmente em dias de chuva. Daqui até à ponte do Rio Ferreira são cerca de 800 metros e logo asseguir estamos de volta ao nosso ponto de partida.

Boas caminhadas

Rio Ferreira

Photo ofCruzamento com a estrada vira à direita Photo ofCruzamento com a estrada vira à direita Photo ofCruzamento com a estrada vira à direita

Cruzamento com a estrada vira à direita

Sai da estrada vira à esquerda por um trilho a subir

Vira à esquerda por caminho a subir

Vira à direita em direção a serra do castiçal

Photo ofSerra de Pias em frente; à esquerda Serra de Santa Justa Photo ofSerra de Pias em frente; à esquerda Serra de Santa Justa

Serra de Pias em frente; à esquerda Serra de Santa Justa

Panorama sobre o alto da Peneca

Photo ofCruzamento com a EN 209-1 e interseção com vários PRs e GR. Local de confluência dos Municípios de Valongo, Gondomar e Paredes Photo ofCruzamento com a EN 209-1 e interseção com vários PRs e GR. Local de confluência dos Municípios de Valongo, Gondomar e Paredes Photo ofCruzamento com a EN 209-1 e interseção com vários PRs e GR. Local de confluência dos Municípios de Valongo, Gondomar e Paredes

Vira à esquerda

Alto da Serra de Pias

Photo ofTrono de Pias. Local utilizado como rampa de lançamento de parapente Photo ofTrono de Pias. Local utilizado como rampa de lançamento de parapente Photo ofTrono de Pias. Local utilizado como rampa de lançamento de parapente

Trono de Pias. Local utilizado como rampa de lançamento de parapente

Segue em frente

Photo ofSerra de santa Justa e vias de escalada das Fragas do Teto Photo ofSerra de santa Justa e vias de escalada das Fragas do Teto