Aiuruoca: Pico do Papagaio (PN Mantiqueira e PE Serra do Papagaio)

Photo ofAiuruoca: Pico do Papagaio (PN Mantiqueira e PE Serra do Papagaio) Photo ofAiuruoca: Pico do Papagaio (PN Mantiqueira e PE Serra do Papagaio) Photo ofAiuruoca: Pico do Papagaio (PN Mantiqueira e PE Serra do Papagaio)

10 hours
July 16, 2021
July 2021

near Aiuruoca, Minas Gerais (Brazil)

Aiuroca é um município pertencente ao estado de Minas Gerais, localizado aos pés do Pico do Pagagaio, serra símbolo-mor da cidade numa região bastante acidentada topograficamente. Seu nome deriva do Tupi-Guarani e significa "Casa do Papagaio do peito roxo", a cidade é cercada pelas belas serras do Parque Estadual do Papagaio e pelo Parque Nacional da Mantiqueira. Dista 285km do Rio de Janeiro/RJ, 419km de Belo Horizonte/MG e 348km de São Paulo/SP, que são os principais turistas que visitam, região.

A trilha foi realizada saindo do camping Panorâmico que pra mim é o melhor local da saída, pois é possível passar por ponto de água.

Minha subida ocorreu as 1h30 da manhã com o objetivo de ver o sol nascer no cume do Pico, onde cheguei às 6hs e o mesmo nasceu as 6h20. Queria ressaltar que trilhas a noite é muito delicado fazer pela facilidade de se perder, então se você não tem um bom GPS ou um GUIA, recomendo não subir na escuridão.

Os primeiros 2km e o último 1km são os mais cansativos, por serem as regiões mais ingrimes, portanto pode ser feito por qualquer um, tendo em vista que algumas pessoas vão parar mais do que outras. Como eu fiz parada pra refeição no caminho, eu acredito que a trilha pode ser feita em 3h30 a 4h00 durante o dia.

Trilha moderada para aqueles que sobem sem carga e difícil se estiver com carga para acampar no pico.

É proibido fazer fogueiras no loca, lembre sempre de deixar abertas as porteiras que estiverem aberta e fechada as porteiras que estiverem fechadas. Peça sempre autorização ao entrar em propriedades e ande devagar em caso de cães (todos que encontrei eram tranquilos, tanto que viviam soltos nas propriedades).

Marquei três áreas de camping, na ordem pra quem tá subindo a primeira não tem placa e serve de refúgio caso esteja com muita carga e queira parar. A segunda já com placa pra mim é válida pra quem vem de Baependi pela travessia, daí dormiria nela para ficar mais próximo de Aiuruoca. A terceira e mais importante ao meu ver pra quem sobe, é a melhor, tendo em vista que ela fica mais próxima do pico para um ataque rápido sem carga para ver o mmnascer ou por do sol.

OBS: Na casa eu ia pegar a direita e voltei para o caminho certo que é indo pros fundos, andei coisa de 40m errado só, basta ficar atento se for usar meu percurso.

Contribua com a limpeza e energia do local, leve sempre seu lixo!

Porteira

Foto tirada do fundo da casa

Cerca

Pegar a direita

Ponto pra foto

Área para camping

Parada opcional em caso de desgaste excessivo

Único ponto de água pra quem sobe pelo camping Panorâmico

Pegar a esquerda

Clarão

PictographTree Altitude 6,198 ft

Plantação de sisal

Planta que faz corda

Camping

Apenas área pra acampar, sem estrutura. Boa opção pra quem vai atacar o cume, porém na frente tem uma mais próxima do pico

Melhor opção pra quem vai dormir e fazer um ataque ao cume do pico, área de camping mais próxima. Após isso somente um pequeno espaço no cume

Cume

PictographTree Altitude 6,446 ft

Floresta

Trilha pra sair na Vila do Matutu

• Photo of Jaiane Assis
    Jaiane Assis Jul 22, 2021

Muito mágico o nascer do sol no pico, recomendo demais!!!!