Agulhinha de Catas Altas / Pico do Horizonte

Photo ofAgulhinha de Catas Altas / Pico do Horizonte Photo ofAgulhinha de Catas Altas / Pico do Horizonte Photo ofAgulhinha de Catas Altas / Pico do Horizonte

Very difficult
April 30, 2021
April 2021

near Catas Altas, Minas Gerais (Brazil)

Cenários e pico Espetaculares, trilha pesada e muito técnica.

O caminho começa na cidade de catas altas, passando inicialmente por 02 propriedades particulares: uma de boa e uma com sinalização de proibição de entrada e apicultura no local. Não tive nenhum problema, todavia há números para fazer contato e avisar. Estão na foto da placa.

A trilha é inteiramente subida, primeiro mais leve, no terreno da apicultura e em um trecho com mata fechada baixa (melhor ir de calça comprida). Depois intermediária em um trecho lindo na floresta, onde se atravessa 02 vezes um riacho e se passa pela bonita e pequena cachoeira do meio. Esse é o último ponto bom para água, se me recordo bem.

No terceiro trecho começa a escalaminhada, a cada vez mais íngreme. Primeiro na mata depois na rocha exposta. A trilha é fácil de acompanhar pelo track, e tem muitas alternativas que funcionam bem. Voltando 02 vezes na floresta e depois na rocha, chega-se a uma caverna que separa o caminho que segue pela Serra, a esquerda, e o caminho que leva ao pico Horizonte a direita. Depois de uma matinha fechada começa o quarto trecho.

Esse trecho, o ataque final ao cume, acontece em uma parede bem íngreme e com escalaminhadas mais complexas, inclusive uma mais exposta marcada no track. Nada de impossível, mas requer mais habilidade ou o uso de uma corda fixada em um ponto mais acima, também marcado no track.
Dai segue-se pela encosta da montanha até o pico, com escalaminhadas cuidadosas pela exposição.

O cume é lindo, amplo e com bastante mata baixa. Há alguns pontos para armar barraca, mas na pedra, e nada de espaçoso.
A vista é incrível, os demais picos do caraça, a serra, as montanhas das cidades em volta e até a cadeia da Serra do Cipó.
A cidade de catas altas, minúscula.
Venta muito, levem um casaco.

*ATENÇÃO*
É uma trilha muito técnica, exige certa habilidade e consciência corporal, além de ser intensa pela verticalização rápida exigindo bom preparo físico e determinação. Não vá se não tiver treinado em situações que prepararam. Mesmo com guia.

Recomendo usar GPS, levar um casaco para o cume (e de segurança), usar um bastão de caminhada (02 vão atrapalhar pelo tipo de terreno), bota de montanha resistente e itens de segurança com kit de primeiros socorros, esqueiro, faça etc.

Trilha recomendada para se preparar para a Travessia da Serra Fina.

Cuidem da natureza!

Trecho com bastante mato dos lados da trilha

Cachoeira do meio

PictographTunnel Altitude 2,555 ft

• Photo of Eduardo Henriques 3
    Eduardo Henriques 3 Jun 18, 2022

Massa, vou fazer essa trilha!

CESARE TONA Jun 18, 2022

Faça mesmo! O Caraça é um dos lugares mais bonitos e intensos para trilhas no Brasil, na minha opinião!!

• Marcus Fonseca Apr 8, 2023

Olá, como e o trajeto em condições de chuva? Choveu hoje aqui na cidade de catas altas... Devo e preocupar na subida? Ou melhor não ir e deixar para uma outra oportunidade?

CESARE TONA Apr 8, 2023

Boa noite Marcus. Nunca fiz o agulhinha com terreno molhado / sob chuva, mas tem trechos na mata mais fechada que podem ficar complicados e muita escalaminhada com pedras que podem ficar escorregadias, principalmente perto do topo que tem certa exposição. Eu evitaria

• Photo of ALEXANDRE Polar
    ALEXANDRE Polar Apr 17, 2023

Excelente o seu relato. Tem pessoas que, por vaidade, omitem o fato de terem sentido a dificuldade que este pico apresenta.

CESARE TONA Apr 17, 2023

Obrigado Alexandre! Realmente não é uma trilha a ser subestimada, é necessário ter preparo e certa experiência para fazer, principalmente sem guia.