Agulha do Sana - SANA

Experts only
November 12, 2023
November 2023

near Sana, Rio de Janeiro (Brazil)

Em um dia em que a previsão do tempo mostrava a temperatura na casa dos 40 graus decidimos fazer essa caminhada. Definitivamente isso nos custou muita energia e água adicional. Subimos até o tradicional Peito do Pombo. No caminho cerca de 30 pessoas desciam, foram ver o nascer do sol. Próximo à fonte de água um lindo cão se juntou sem ser convidado à expedição. Surpreendentemente nos acompanhou até o final, em Sana, onde desapareceu. Registrada a passagem no cume principal que rende belas fotos, fomos por uma trilha alternativa que também leva a Sana, pelo que soube passa pela propriedade de locais, ate um belo mirante em frente ao Peito do Pombo. Retornamos um pouco e adentramos por uma picada que leva ao Urupombo, cume obrigatório para se chagar a agulha. Daí em diante perde-se um pouco de altitude, até o curto ataque à Agulha do Sana. A expedição que lá fora a pouco mais de um ano deixou cordas em pontos estratégicos que facilitaram a ascensão e descenso. Gratidão àqueles que lá dexaram essas amenidades para os próximos aventureiros.

Uma vez chegada ao cume, assinamos o livro e registramos fotograficamente nossa passagem naquela remota montanha, com visual incrível para toda a serra dos Três Bicos e outras montanhas ao redor.