AGD PR 5 - Trilho da Ponte de Ferro

Photo ofAGD PR 5 - Trilho da Ponte de Ferro Photo ofAGD PR 5 - Trilho da Ponte de Ferro Photo ofAGD PR 5 - Trilho da Ponte de Ferro

May 3, 2017
January 2017

near Travassô, Aveiro (Portugal)

Data: 22 Janeiro 2017

Partida e chegada: Parque de Lazer da Nossa. Sra. do Amparo, Travassô
Percurso: 7.4 Km
Duração: 2 a 3 horas

Completamente por acaso, até porque nem sabíamos da sua existência, fomos a Travassô por ocasião da Festa dos Santos Mártires de Marrocos, precisamente na altura em que a procisão estava a passar.
Ficámos abismados com o tamanho da procisão! Lentamente fomos caminhando no sentido inverso ao da procisão, em direcção à Capela de N. Sra. do Amparo. Andámos, andámos e não havia meio de chegarmos ao fim da procisão.

Procurámos a cache na zona da capela e, em seguida, dirigimo-nos à igreja matriz. Que grande confusão! A procisão estava a chegar à igreja, havia inúmeras pessoas a almoçar... Que festa tão grande num lugar tão pequeno!!!

Fizemos uma grande pausa para almoço no Restaurante O Florindo. Muito boa comida! E só depois iniciámos a nossa caminhada a sério.

Fomos novamente em direcção à capela. Desta vez foi bem mais rápido.
Inicialmente caminhámos junto ao Caminho de Ferro, até vimos o Vouguinha a passar.
Passámos por baixo da Ponte de Ferro e foi neste troço do percurso que foi preciso algum cuidado já que aqui não existe um caminho definido e um pé em falso pode originar um acidente com algumas consequências.
Foi quando estávamos no caminho entre os 2 rios que vimos o Vouguinha passar sobre a ponte, bem acima das nossas cabeças.
Caminhámos junto ao rio Águeda durante os 3 - 4 Km seguintes.