Achada do Teixeira - Pico Ruivo - Pico do Areeiro PR 1 Vereda do Areeiro

Photo ofAchada do Teixeira - Pico Ruivo - Pico do Areeiro PR 1 Vereda do Areeiro Photo ofAchada do Teixeira - Pico Ruivo - Pico do Areeiro PR 1 Vereda do Areeiro Photo ofAchada do Teixeira - Pico Ruivo - Pico do Areeiro PR 1 Vereda do Areeiro

November 25, 2017
September 2017

near Achada do Marquês, Madeira (Portugal)

Achada do Teixeira - Pico Ruivo - Pico do Areeiro PR 1 Vereda do Areeiro

Versão Portuguesa
English version

Descrevemos um trilho linear efetuado na ilha da Madeira percorrendo os picos mais altos da ilha nomeadamente o Pico Ruivo (1862 mts) e o Pico do Areeiro (1818 mts) e contornando o Pico das Torres (1851 mts). O nosso percurso inclui o PR 1.2 (vereda do Pico Ruivo) e o PR 1 (vereda do Areeiro).
O PR 1.2 tem início na Achada do Teixeira e termina no Pico Ruivo. O PR1 tem início no Pico do Areeiro e termina no Pico Ruivo.
O trilho está muito bem sinalizado e desenvolve-se na zona do maciço montanhoso central e integra a Rede natura 2000.

O nosso trilho tem início na Achada do Teixeira e segue o PR 1.2 até ao Pico Ruivo sempre a subir até a casa de abrigo do Pico Ruivo (cerca 1740mts de altitude), local onde tem início vários trilhos. Ainda faltam mais de 100 metros de desnível até ao Pico Ruivo. No dia em que fizemos o trilho havia muito nevoeiro na zona do Pico Ruivo, mesmo assim deu para tirar umas fotografias no ponto mais alto da ilha.
Descemos até a casa de abrigo do Pico Ruivo e então entramos no PR 1 (vereda do Areeiro) em direção ao Pico do Areeiro. Este trilho é espectacular, tem paisagens deslumbrantes passa por ravinas enormes e atravessamos dois ou três túneis. Durante o caminho encontramos um conjunto de simpáticas perdizes habituados aos seres humanos pois não fugiram à nossa passagem.
Contornamos o Pico das torres e logo a seguir avistamos o Pico do Areeiro rodeado novamente de abruptas falésias.
Este percurso não é aconselhado a pessoas com vertigens pois passa por estreitos caminhos rodeados de falésias de ambos os lados.
Este percurso proporciona inúmeras paisagens espectaculares da ilha.
No Pico do Areeiro alugamos Um táxi que nos levou de volta ao ponto de início do nosso trilho.

English version

We describe a linear trail carried out on the island of Madeira, covering the highest peaks of the island, namely Pico Ruivo (1862 mts) and Pico do Areeiro (1818 mts) and going around Pico das Torres (1851 mts). Our route includes PR 1.2 (Pico Ruivo path) and PR 1 (Areeiro path).
PR 1.2 starts at Achada do Teixeira and ends at Pico Ruivo. PR1 starts at Pico do Areeiro and ends at Pico Ruivo.
The trail is very well signposted and runs in the area of ​​the central mountain massif and is part of the Natura 2000 Network.

Our trail starts at Achada do Teixeira and follows PR 1.2 to Pico Ruivo, always climbing to the Pico Ruivo shelter house (about 1740m above sea level), where several trails begin. There are still more than 100 meters of elevation difference to Pico Ruivo. On the day we did the trail there was a lot of fog in the Pico Ruivo area, even so we were able to take some photos at the highest point of the island.
We went down to the Pico Ruivo shelter house and then entered PR 1 (Areeiro footpath) towards Pico do Areeiro. This trail is spectacular, has stunning landscapes, passes through huge ravines and we cross two or three tunnels. Along the way we encountered a group of friendly partridges that were accustomed to humans as they did not flee when we passed.
We went around Pico das Torres and soon after we saw Pico do Areeiro surrounded again by steep cliffs.
This route is not recommended for people with vertigo as it passes through narrow paths surrounded by cliffs on both sides.
This route offers countless spectacular views of the island.
At Pico do Areeiro we rented a taxi that took us back to the starting point of our trail.