Abelheira-Castanheiro-Matança-Carris

Photo ofAbelheira-Castanheiro-Matança-Carris Photo ofAbelheira-Castanheiro-Matança-Carris Photo ofAbelheira-Castanheiro-Matança-Carris

February 10, 2015
February 2015

near Sela, Vila Real (Portugal)

Com o objectivo de visitar as Minas dos Carris, iniciamos esta jornada subindo pelo vale do Ribeiro da Abelheira por um trilho de pé posto.
Embora seja um dos mais curtos caminhos para lá chegar, não é o mais fácil.
No topo do vale, podemos apreciar a vasta paisagem granítica que se ergue à nossa frente e podemos observar desde o paredão dos Carris aos Cornos de Candela.
Flectimos à esquerda sempre com o azimute apontado ao Marco Geodésico do Castanheiro. Aqui não se vê nenhum trilho, fomos seguindo algumas mariolas errantes e o instinto.
Lá em cima, e depois de termos cumprido 3,5km com 550m de declive acumulado, aparece a neve.
Temos magníficas paisagens de 360º. Conseguimos observar com excelente nitidez, de oeste para este, a Rocalva, a Roca Negra, Borrageiro 2, Lavarias dos Carris, Pico da Nevosa, Fonte Fria, Capela de São João, Pitões das Júnias, a albufeira da Paradela e muito lá ao fundo à dta de Pitões das Júnias a Serra do Larouco a cerca de 27km.
Seguimos viagem agora em direção aos Currais da Matança com a neve a tornar-se abundante sendo consistente, no entanto também havia muito gelo. Avistamos ainda alguns Garranos.
Avançamos para o Curral da Lamalonga que é uma transição não muito fácil. Depois, com muita neve às vezes fofa, fomos progredindo digamos, a meio gás, e junto ao edifício das Lavarias, a derrocada existente e a consequente falta de vários degraus tornaram a transição complicada e perigosa, é necessária muita prudência.
Ultrapassada esta dificuldade, seguimos na direcção dos edifícios mais superiores mas com os trilhos completamente encobertos pela neve que aqui nos afundava até aos joelhos.
Tempo para almoço e algumas fotos. Os pontos mais altos estavam cobertos por um espesso manto branco existindo neve acima dos 1200m.
O caminho de volta foi idêntico mas não subimos ao Marco do Castanheiro, optamos sim por contornar a “fraga” do Castanheiro pela face Este, seguindo um trilho de pé posto e flectindo à esquerda na mariola do Alto das Eiras descendo com azimute ao alto do Vale do Ribeiro da Abelheira.

Ver mais no link em baixo