Abelheira, Biduiça, Matança, Nevosa, Carris, Abelheira

Photo ofAbelheira, Biduiça, Matança, Nevosa, Carris, Abelheira Photo ofAbelheira, Biduiça, Matança, Nevosa, Carris, Abelheira Photo ofAbelheira, Biduiça, Matança, Nevosa, Carris, Abelheira

Very difficult
May 11, 2023
May 2023

near Sela, Vila Real (Portugal)

Inicio na Abelheira, subindo o vale ao longo do ribeiro até à Portela de Entre Caminhos, de onde se avista a Poça da Dola para nascente. Seguimos em direção ao Curral da Biduiça, e depois ao Curral das Rochas da Matança. Um pouco depois, cortamos à esquerda, subindo por trilho não sinalizado até perto do Curral da Matança, seguindo depois para os Currais das Negras. A paisagem aqui é deslumbrante, estamos num bonito prado, no meio de um vale glaciar, com encostas e picos rochosos por todo o lado. Vê-se daqui o paredão da Lagoa dos Carris. Subimos em direção à Nevosa, pelo Vale, às vezes a corta-mato, por trilho não sinalizado. No Pico da Nevosa, ponto mais alto do Gerês a 1548m, vê-se Pitões das Junias, a Paradela, e quase todos os picos do maciço central. Vale bem a pena.
Daí rumamos às Minas dos Carris, onde ficamos algum tempo a explorar todo aquele complexo, cheio de curiosidades, um local que é um verdadeiro espaço de arquelogia industrial/mineira.
O regresso fez-se em descida acentuada até aos Currais das Negras, regressando depois pelo mesmo trilho até ao Curral da Matança, tendo aí tomado a direção do Castanheiro, até ao Curral de Baixo, onde cortamos para nascente, por trilho não sinalizado, começando depois uma descida vertiginosa e a corta-mato até ao final do trilho. Esta descida tem zonas em que é preciso ter bastante cuidado.
Avistamos dezenas de cabras nos penhascos proximo da Nevosa e dos Carris, e estivemos muito perto de garranos na Matança.
Fizemos longas pausas, que acrescentaram bastante tempo ao total, consegue-se reduzir para 9h a 10h no total.