Photo ofÀ volta das Termas dos Cucos com Dinossauros e Serras dos Cucos, Maravilha e Gaio Photo ofÀ volta das Termas dos Cucos com Dinossauros e Serras dos Cucos, Maravilha e Gaio Photo ofÀ volta das Termas dos Cucos com Dinossauros e Serras dos Cucos, Maravilha e Gaio

March 15, 2023
February 2023

near Torres Vedras, Lisboa (Portugal)

O percurso inicia-se na Estação Ferroviária de Torres Vedras, e segue logo uma subida repentina para aquecer, mas vale bem a pena porque damos de caras com uma grande "parede", na verdade um fóssil, com muitas pegadas de dinossauros. É um dos mais visiveis que já visitámos, e mesmo junto ao percurso.

Desce-se depois às termas, onde se pode visitar o jardim e ver os edificios por fora. Que pena este abandono e desaproveitamento.

Depois das Termas, segunda subida, até ao cume do monte dos Cucos. Desce-se por estradão até atravessar a via férrea e passar por baixo da A8.

Seguimos por Casais dos Arneiros subindo ao monte Maravilha e atravessar a Louriçeira, para passar novamente por baixo da A8.

Segue-se então sempre a subir até ao cimo do monte Gaio, até chegar a um bem preservado moinho, para um descanso bem merecido. Sempre a descer até uma das partes mais fantásticas do percurso, por entre túneis de vegetação, entrarmos no leito de uma ribeira que se percorre durante bastante tempo (tinha muito pouca água ou quase nenhuma mas em tempos mais chuvosos pode levar algum volume de água e tornar este troço mais dificil).

No final do mesmo, estamos de novo a chegar ao parque dos Cucos, mas um último obstáculo para contornar, a antiga pedreira dos Cucos, que obriga a nova subida e descida, no final da qual encontramos o Rio Sisandro e o Parque Termal.

Última paragem antes do final em Torres Vedras, onde chegámos depois de acompanharmos o rio até à entrada na Estação Ferroviária.