Activity

A Rota dos Merendeiros de Sto Isidoro à Achada

Download

Author

Trail stats

Distance
5.25 mi
Elevation gain
292 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
614 ft
Max elevation
548 ft
TrailRank 
21
Min elevation
548 ft
Trail type
One Way
Time
31 minutes
Coordinates
242
Uploaded
November 2, 2013
Recorded
January 2010
Be the first to clap
Share

near Amendoeira, Lisboa (Portugal)

Viewed 1190 times, downloaded 1 times

Itinerary description

No Domingo seguinte à celebração da Páscoa (Domingo de Pascoela), o povoado de Santo Isidoro, no Concelho de Mafra, celebra a Festa dos Merendeiros, em honra a Santo Isidoro.

Esta tradição festiva está ligada a uma lenda, na qual o cenário histórico remonta ao início do século XVIII, por conta de uma terrível seca. As sementes, mirradas ou 'gelhas', no dizer local eram impróprias para o período de semeadura.

Mesmo assim, os camponeses semearam os pequenos grãos de trigo, sob promessa ao seu padroeiro Santo Isidoro de que se essas sementes germinassem e dessem uma boa colheita, nos anos seguintes fariam uma festa no dia do Santo, a 4 de Abril, e ofereceriam a cada um merendeiro a cada pessoa que fosse a Santo Isidoro.

A colheita foi boa e o povo, agradecido, cumpriu a sua promessa que até hoje ainda se mantém a tradição.



No início, cada lavrador levava os merendeiros que cozia em sua casa, dentro de carros de bois enfeitados até à Localidade de Santo Isidoro.

Quando chegavam a Santo Isidoro, davam três voltas à Igreja antes de se iniciar a missa, e no fim distribuíam os merendeiros após o sino tocar a terceira badalada.

A afluência do povo da freguesia e das freguesias vizinhas tornou-se muito grande, e como os lavradores eram poucos tinham de suportar muitas despesas.

A festa começa com a bênção dos pães. No ofertório os mordomos levam o seu saco de pão ao altar, como símbolo de oferta.

No fim da missa, todas as pessoas se reúnem no adro da Igreja e, ao soar a terceira badalada começa a distribuição dos merendeiros, nas três saídas do adro da Igreja.

Os pães benzidos e distribuídos não são para comer, são para serem guardados, estes duram sem apanhar bolor até ao ano seguinte da Festa!

View more external

Comments

    You can or this trail