A PRAIA SECRETA de Floripa + Trilha do Gravatá (Florianópolis)

Photo ofA PRAIA SECRETA de Floripa + Trilha do Gravatá (Florianópolis) Photo ofA PRAIA SECRETA de Floripa + Trilha do Gravatá (Florianópolis) Photo ofA PRAIA SECRETA de Floripa + Trilha do Gravatá (Florianópolis)

December 25, 2021
December 2021

near Praia Mole, Santa Catarina (Brazil)

VEJA O VÍDEO COMPLETO DESTA TRILHA NO MEU CANAL DO YOUTUBE:

PARA CELULAR: https://www.youtube.com/watch?v=5jf5zQs8wVI

A trilha que leva à praia do Gravatá é curta, fácil e bem conhecida.
Esta versão agrega um passeio pelo costão Sul da praia e a ida até a praia secreta entre o Gravatá e a Joaquina. Tem vários pontos de observação de ótimas paisagens da Lagoa da Conceição, praias da Galheta e Mole.

O início é em uma servidão lateral da rua Jornalista Manoel de Menezes, que leva à Barra da Lagoa. A primeira parte da caminhada, até o Gravatá, é bem aberta e tem algumas saídas para boas vistas. Neste trecho subi a Pedra do Urubu, no ponto de maior altitude da trilha.
A segunda parte da trilha faz uma caminhada pelo costão Sul, andando por rochas e por trilha de costão - com várias Bromélias pontudas.
Na terceira parte a trilha vai pra mata fechada, em direção à praia secreta.

No retorno, desci até a Servidão Mata Atlântica, no caminho pra Joaquina. É possível continuar pelo costão em direção a uma segunda praia deserta. Também e possível continuar o sentido Sul pelo Morro, numa bifurcação perto de uma estrutura de concreto.

As altitudes são baixas e não existe nada que incremente a dificuldade técnica. Classifico como fácil.