A pé pela Serra de Sintra*008*

May 18, 2012

near Penedo, Lisboa (Portugal)

Um passeio a pé por entre a vegetação e Tapadas O ponto de encontro é no Largo da Igreja, no Penedo começa a subir tendo do nosso lado esquerdo uma bonita fonte e cruzeiro de pedra. Continuam a subir pela estrada asfaltada, chegam á entrada da Qt. da Urca. Atravessam e continuam para sul, por um caminho de terra batida que passa ao lado da Casal S. José da Urca.
Continuam pelo caminho, a meio seguem á direita onde vai encontrar do vosso lado esquerdo a mata de cedros, mais é frente encontram um trilho do lado direito que os leva até ao miradouro Adrenunes a disposição dos penedos lembra um monumento megalítico de tipo anta.
Voltam par atrás pelo mesmo caminho até mata de cedros do Buçaco, atravessam a estrada asfaltada e continuam a percorrer um caminho na mata vira á esquerda para um trilho marcado, é a subir, vai ladear a ermida de S. Saturnino e a Peninha.
Voltam á estrada asfaltada e passados trezentos metros, depois da Fonte das Pedras Irmãs cortam à esquerda por um caminho largo de terra batida. No cruzamento seguem sempre em frente por entre a mata densa, subindo até alcançarem o Vértice Geodésico do Monge.
Enquanto se vai observando a natureza vão descendo, encontram uma elevação com uma cruz no cimo (lápide com os nomes dos soldados que morreram no fogo de 1966),retomam o caminho cuidado com a descida.
No cruzamento seguem em direção ao Convento dos Capuchos, á entrada do Convento seguem pelo caminho que contorna a vedação do Convento ao chegarem a um caminho largo viram á direita, vão descendo até encontrar a Qt. do Carmo, continuem a descer passam por uma ponte, e sobem por entre muros até ao Penedo local de partida.

• PrivateSecurity Jun 23, 2020

Trail going through private property, please remove trail as this is ILLEGAL and DANGEROUS / Do NOT follow