À descoberta do Vale Mágico - Freita Trekking 2021

Photo ofÀ descoberta do Vale Mágico - Freita Trekking 2021 Photo ofÀ descoberta do Vale Mágico - Freita Trekking 2021 Photo ofÀ descoberta do Vale Mágico - Freita Trekking 2021

May 22, 2021
May 2021

near Felgueira, Aveiro (Portugal)

A serra da Freita, erguendo-se com um gigante sobre a vila de Arouca, estende-se por terras de Arouca, São Pedro do Sul e Vale de Cambra. Calcorrear os seus caminhos e trilhos leva-nos ao encontro de muitos pontos da sua história tais como: pequenas aldeias encaixadas na paisagem que nos levam a recuar no tempo; cascatas e lagoas idílicas; montes bordados de giestas, urzes e carquejas; soberbos miradouros que nos brindam com paisagens de cortar a respiração; dezenas de locais de interesse geológico (como, por exemplo, o das Pedras Parideiras); e uma extensa rede de caminhos e trilhos.
Um contexto tão rico e diversificado, simultaneamente mágico e nostálgico, apela naturalmente à prática de uma grande variedade de atividades desportivas e de recreação e lazer de entre as quais se destaca o pedestrianismo.
O “Freita Trekking” é um evento de marcha realizado anualmente na Serra da Freita e que junta lgumas centenas de amantes da atividade e do contexto geográfico onde é realizada.
Na edição de 2021, começamos e terminamos no Parque Desportivo de São Tiago de Felgueira (Arões – Vale de Cambra). Depois de uma descida tecnicamente complicada, chegamos à aldeia de Lomba. De Lomba seguimos para Agualva passando por um miradouro natural que proporciona panorâmicas fabulosas sobre Lomba. De Agualva (1º posto de controlo e 1º reforço alimentar) seguimos para Gestosinho e daqui para a Casa do Vidoeiro – local aprazível onde foi servido o “almoço”. Repostas as reservas energéticas, eis-nos a caminho do ponto mais alto da serra (1100 metros) – o miradouro do Detrelo da Malhada junto ao posto de vigia. Deste miradouro, a vistas sobre o vale de Arouca e encostas norte da serra são simplesmente brutais.
Daqui continuamos na direção de um outro imponente miradouro – o Miradouro de São Pedro Velho com belíssimas vistas panorâmicas de 360 graus. Descemos em direção ao parque de Lazer de Albergaria de Serra de onde seguimos para a aldeia de Castanheira e o seu famoso parque de “Pedras Parideiras”. Depois, subimos até ao Pico da Gralheira e posto de vigia da Castanheira e descemos em direção a Felgueira onde fomos “submetidos” a um último controlo e “despachados” com um ligeiro lanche porque os tempos ainda não estavam para convívios demorados.
Em síntese diríamos que se trata de um percurso longo (35 km) mas tecnicamente fácil com quadros panorâmicos fantásticos sobretudo sobre as aldeias de Lomba, Albergaria da Serra, Misarela e a vila de Arouca.
Alerta: o percurso não está marcado (encontram-se marcações de vários PR) e tem troços que foram limpos especificamente para o evento pelo que poderão estar cobertos pelo mato daqui a um, dois ou mais anos.

OUTROS PERCUSOS NA ZONA:

PictographCar park Altitude 3,017 ft

Albergaria da Serra

PictographPark Altitude 2,991 ft
Photo ofParque de Lazer de Albergaria da Serra (rio Caima) Photo ofParque de Lazer de Albergaria da Serra (rio Caima) Photo ofParque de Lazer de Albergaria da Serra (rio Caima)

Parque de Lazer de Albergaria da Serra (rio Caima)