À Descoberta de... Lisboa por Solas Rotas

Photo ofÀ Descoberta de... Lisboa por Solas Rotas Photo ofÀ Descoberta de... Lisboa por Solas Rotas Photo ofÀ Descoberta de... Lisboa por Solas Rotas

April 16, 2014
April 2014

near Graça, Lisboa (Portugal)

Após a estação de Santa Apolónia, subimos a colina de S. Vicente (mais conhecida por colina de Alfama) com passagem pelo Largo de São Miguel até aos miradouros de Santa Luzia e posteriormente, da Graça.

Descemos então pela colina do Castelo de São Jorge, passando pelas ruínas do Teatro Romano e pela Sé, até chegamos ao Campo das Cebolas, onde vimos a conhecida Casa dos Bicos, para de seguida nos encaminharmos para o Terreiro do Paço, um dos locais mais conhecidos de Lisboa, onde não deixamos de visitar o renovado Cais das Colunas.

Seguimos posteriormente pela zona nobre da baixa lisboeta, ou seja, a Rua Augusta onde as "solas" femininas só tinham 5 minutos contados ao relógio para se dedicarem às compras, passamos uma primeira vez pelo Rossio, até chegarmos ao Largo de S. Domingos para um merecido digestivo tipicamente alfacinha: a famosa ginjinha. Passamos depois pela Praça da Figueira.

Devido à falta de tempo, não visitamos a Casa do Alentejo, instalada num antigo palácio que tem uma única e admirável arquitectura, o percurso seguiu então pela Praça D. Pedro V, mais conhecida por Rossio, até ao elevador de Sta. Justa. Subimos de seguida ao Largo do Carmo, onde a revolução de Abril teve o seu momento decisivo, passando pelo Chiado (alguém se lembra da “moda das tranças pretas”?), os mais preguiçosos poderão utilizar o elevador de Sta. Justa para o efeito (custo 5,00€ para quem não dispuser de passe) para visitar o miradouro do topo deste elevador (este miradouro tem 2 patamares, o acesso ao inferior é gratuito, o acesso ao patamar superior tem um custo de ingresso de 1,50€ por pessoa).

Seguimos então até ao Miradouro de São Pedro de Alcântara (com passagem pela típica Calçada do Duque, de onde se tem uma bela panorâmica sobre o castelo), e posteriormente, caminhamos pelo típico Bairro Alto (ponto incontornável da noite lisboeta, mas calmo na altura em que o cruzarmos) até ao Largo do Camões.

O percurso prosseguiu então pela calçada do Combro até, apenas virtualmente, ao Miradouro de Santa Catarina, após o que descemos até à Rua de S. Paulo, utilizando o corredor do típico Ascensor da Bica. Quem desejar descer utilizando o ascensor terá que pagar 3,60€.

De S. Paulo prosseguimos até à Praça Duque da Terceira (Cais do Sodré) onde podemos admirar os típicos cacilheiros que interminavelmente cruzam o Tejo, e onde terminou o nosso percurso de Descoberta de Lisboa.

PONTOS DE INTERESSE:
Estação Santa Apolónia, Alfama, Eléctricos de Lisboa, Igreja de S. Miguel de Alfama, Miradouro de Santa Luzia (Largo das Portas do Sol), Miradouro da Graça, Colina do Castelo, Largo do Limoeiro, Sé de Lisboa, Igreja de Santo António de Lisboa, Casa dos Bicos, Terreiro do Paço, Rua Augusta, Praça da Figueira, Largo de S. Domingos, Casa do Alentejo (não chegamos a ir), Praça do Rossio, Elevador de Sta. Justa, Chiado, Largo do Carmo, Elevador da Glória, Miradouro de S. Pedro de Alcântara, Bairro Alto, Largo do Camões, Miradouro de Santa Catarina (não chegamos a ir), Ascensor da Bica, Cais do Sodré

NOTAS:
Em relação ao percurso inicialmente previsto, não fomos à Casa do Alentejo e ao Miradouro de S. Pedro de Alcântara.