Activity

À DESCOBERTA DA CITÂNIA DE SANFINS (PAÇOS FERREIRA)

Download

Trail photos

Photo ofÀ DESCOBERTA DA CITÂNIA DE SANFINS (PAÇOS FERREIRA) Photo ofÀ DESCOBERTA DA CITÂNIA DE SANFINS (PAÇOS FERREIRA) Photo ofÀ DESCOBERTA DA CITÂNIA DE SANFINS (PAÇOS FERREIRA)

Author

Trail stats

Distance
16.12 mi
Elevation gain
2,946 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,946 ft
Max elevation
1,880 ft
TrailRank 
44
Min elevation
655 ft
Trail type
Loop
Time
7 hours 41 minutes
Coordinates
1999
Uploaded
February 23, 2013
Recorded
February 2013
Share

near Penamaior, Porto (Portugal)

Viewed 5233 times, downloaded 62 times

Trail photos

Photo ofÀ DESCOBERTA DA CITÂNIA DE SANFINS (PAÇOS FERREIRA) Photo ofÀ DESCOBERTA DA CITÂNIA DE SANFINS (PAÇOS FERREIRA) Photo ofÀ DESCOBERTA DA CITÂNIA DE SANFINS (PAÇOS FERREIRA)

Itinerary description

Percurso circular, não sinalizado, classificado de difícil, pois para além da extensão (26 Kms), apresenta locais de difícil acesso e perigosos para pessoas pouco experientes. Tem início e fim no Monte de Pilar, junto ao Cristo Rei, na freguesia de Penamaior, local de extrema beleza, onde é possível observar uma deslumbrante panorâmica sobre a freguesia e sobre o concelho e ver, em dias límpidos, a Cidade do Porto, a Serra da Cabreira e a Serra do Marão.
Fica neste local, implantada sobre uma enorme penedia, a Capela de Nossa Senhora do Pilar. A devoção à Virgem do Pilar remonta pelo menos ao século XVIII.
Passando pela nascente do Rio Leça, no Monte de Santa Luzia, e mais tarde, perto de Valinhas, tivemos de atravessa-lo em local onde não existe ponte...
A Citânia de Sanfins, nas freguesias de Sanfins e Eiriz, está situada num planalto, numa posição cimeira que lhe conferia uma grande segurança face às invasões, é hoje um dos principais testemunhos da cultura castreja do noroeste peninsular.
Numa ampla plataforma, ocupando cerca de 18 hectares, as escavações efetuadas deixaram à descoberta uma centena e meia de habitações de planta circular e quadrangular, agrupados em cerca de 40 conjuntos de unidades familiares.
Entre os séculos II a.C. e o seu total abandono no séc. IV d.C., a Citânia de Sanfins desempenhou um papel de grande metrópole e de centro cultural de toda uma região. Hoje, a sua visita permite-nos uma autêntica lição de história, num local com uma visão panorâmica sobre toda a área do concelho, litoral Atlântico, os vales do Vizela e do Sousa, com as serranias distantes e envolventes da Cabreira, do Marão e do Alvão como pano de fundo.
O Castro do Monte Padrão ou antigo Castro do Monte Córdova é constituído por vestígios de um povoado fortificado que se situa num dos pontos mais elevados do Monte Padrão.
Mais info em: http://www.facebook.com/pages/Caminhantes/119100404885402?sk=photos_albums

Comments  (1)

You can or this trail