9° dia Caminho da Fé: Paraisopolis-MG x Cantagalo-SP

Photo of9° dia Caminho da Fé: Paraisopolis-MG x Cantagalo-SP Photo of9° dia Caminho da Fé: Paraisopolis-MG x Cantagalo-SP Photo of9° dia Caminho da Fé: Paraisopolis-MG x Cantagalo-SP

September 15, 2021
September 2021

near Paraisópolis, Minas Gerais (Brazil)

Nono dia no Caminho da Fé: 15/09/21

Hoje: " SERRA DO CANTAGALO "

Pontos de atrativos:

* várias capelas e igrejas

* Ribeirao Cantagalo é contaminado com esgoto!!!
As quedas de água que tem no ribeirao Cantagalo a esquerda antes de chegar ao Bairro Cantagalo não tem acesso para banho.
Ainda bem, pois esse ribeirao está contaminado com o esgoto de Cantagalo que não tem saneamento básico.
Então, só contemplem.

Resumo de pontos importantes no meio do caminho em setembro período de seca:

1° - Lanchonete e Pousada (2023) Cantinho do Peregrino de Sabrina - banheiro, torneira, Wifi, lanches e bebidas 10,13km
O @cantinhodoperegrino - em 2023 a Sabrina fez junto a lanchonete uma pousada.
Entra em contato para mais informações: 035-98471-5464. Recomendo ficar aqui.

2° - Dona Garapa fica logo depois de passar a Igreja São Benedito no km 11,8. Dona Lucia. Garapa feita com cana produzida no local. Tem geladinho de abacaxi com hortelã, geladinho de caldo de cana.

3° - Pesqueiro Recanto de Áreas - 035-98409-5260. Fornece comida, refeições, porções, bebidas - Zé Ricardo. Fica no km 13.54 desde a pousada do Sr Afonso.

4° - no Bairro Cantagalo tem uma torneira com agua potavel gratuita, a lanchonete do Jucemar, Empório Sabor Da Roça, Bar do Gato e um posto de saude ao lado da pousada do Galo, caso precise.

Hospedagens:

Hospedaria e Lanchonete do Jucemar- 012-99732-7131

Pousada do Galo - 012-98152-7030

Fiquei no bairro Cantagalo e tirei um dia off no caminho da fé pra conhecer o Cruzeiro e a trilha da Onça.
Fiz um traçado para ir no Cruzeiro e tbm a Trilha da Onça em modo solo.
Fui com perneira pra proteção nas pernas.
Mata bem fechada e muitas folhas no chão.
Os 2 percursos bem difícil com muita subidas e descidas.

Tem o tracklog aqui no wikiloc:

Nesse outro tracklog é só o Cruzeiro:

Pra início de caminhada fiquei hospedada na:

Pousada Peregrinos da Mantiqueira (José Afonso)
contato: 35-98423-6353
Recomendo ficar aqui longe do centro onde tem muito barulho.
Excelente local para pernoite e alimentação.
Fornece janta e cafe da manha
local de lavar roupas
@pousadaperegrinosdamantiqueira

E pro pernoite desse dia:
Pousada do Galo - 012-98152-7030
Pacote completo com alimentação, piscina.
Guia Daniel

OBS: nos Waypoints tem algumas informações de quilometragem e horário que passei naquele local. É uma forma de fazer um diário de bordo pessoal. Favor ignorar.

PictographMountain hut Altitude 3,051 ft
Photo of7.07h saida da Pousada Peregrinos da Mantigueira - Jose Afonso Photo of7.07h saida da Pousada Peregrinos da Mantigueira - Jose Afonso Photo of7.07h saida da Pousada Peregrinos da Mantigueira - Jose Afonso

7.07h saida da Pousada Peregrinos da Mantigueira - Jose Afonso

Recomendo ficar aqui longe do centro onde tem muito barulho. Excelente local para pernoite e alimentação.

PictographReligious site Altitude 3,012 ft
Photo ofPousada da Fe e Pousada da praça a dir e a esq a igreja Sao Jose q abre 7h - 810m Photo ofPousada da Fe e Pousada da praça a dir e a esq a igreja Sao Jose q abre 7h - 810m Photo ofPousada da Fe e Pousada da praça a dir e a esq a igreja Sao Jose q abre 7h - 810m

igreja abre 7h e fecha as 17h

Photo ofEsq igreja de Santa Edwirges a 180m e aqui a Capela Santo Antônio - seguir a Dir no caminho da fe - 2,21 Photo ofEsq igreja de Santa Edwirges a 180m e aqui a Capela Santo Antônio - seguir a Dir no caminho da fe - 2,21 Photo ofEsq igreja de Santa Edwirges a 180m e aqui a Capela Santo Antônio - seguir a Dir no caminho da fe - 2,21

Para o caminho da fe, vc vai seguir a rua a direita da Capela de Santo Antônio. A Igreja St. Edwiges a esq é opcional p/ conhecer - qd fui estava fechada. Mas ainda assim achei ela muito linda e pelo menos a conheci. Vai de cada um e seu propósito. Eu gosto de tentar conhecer tudo.

PictographReligious site Altitude 2,851 ft
Photo ofIgreja St. Edwiges - estava fechada - Muito linda de fora - 2.39km Photo ofIgreja St. Edwiges - estava fechada - Muito linda de fora - 2.39km Photo ofIgreja St. Edwiges - estava fechada - Muito linda de fora - 2.39km

Igreja St. Edwiges - estava fechada - Muito linda de fora - 2.39km

PictographReligious site Altitude 2,910 ft
Photo ofCapelinha antiga do lado esq - subidinha no asfalto - 2.92km Photo ofCapelinha antiga do lado esq - subidinha no asfalto - 2.92km Photo ofCapelinha antiga do lado esq - subidinha no asfalto - 2.92km

Capelinha antiga do lado esq - subidinha no asfalto - 2.92km

a Pousada Lá Na Roça fica logo a frente a esquerda numa curva - 011-98401-0591

Photo ofEsq - seguir a estrada de asfalto sem acostamento por 1km - bem perigoso!!! manter-se a esquerda - 4.52km 8.23h Photo ofEsq - seguir a estrada de asfalto sem acostamento por 1km - bem perigoso!!! manter-se a esquerda - 4.52km 8.23h Photo ofEsq - seguir a estrada de asfalto sem acostamento por 1km - bem perigoso!!! manter-se a esquerda - 4.52km 8.23h

fique na margem da esquerda no asfalto ate ver a bifurcação com o inicio da estrada de terra do caminho da fe saindo a direita.

Photo ofBifurcação: ir pela Direita p/ bairro areas - inicio de estrada de terra - 5.52km 8.36h Photo ofBifurcação: ir pela Direita p/ bairro areas - inicio de estrada de terra - 5.52km 8.36h Photo ofBifurcação: ir pela Direita p/ bairro areas - inicio de estrada de terra - 5.52km 8.36h

Essa bifurcação esta no maps: 'Tia Fatima e João Bosco'. Aqui varias placas com muita informação - bairro cantagalo a 12,5km onde tem comercio, agua potavel em uma torneira. Mas antes tem o lanche e pousada Cantinho Do Peregrino da Karina. Se prepare para um dos trechos mais lindos do caminho. Essa regiao da Mantiqueira vai te pregar muitas surpresas naturais.

Photo ofseguir a Esq e aqui a Dir tem o mirante do bairro imbiruçu com uma bela visao pro cantagalo e serras da mantiqueira - 6.9km Photo ofseguir a Esq e aqui a Dir tem o mirante do bairro imbiruçu com uma bela visao pro cantagalo e serras da mantiqueira - 6.9km Photo ofseguir a Esq e aqui a Dir tem o mirante do bairro imbiruçu com uma bela visao pro cantagalo e serras da mantiqueira - 6.9km

aqui vc tera uma vista privilegiada da estrada que vai percorrer la em baixo - logo a frente tem um ponto de apoio: Santo Apoio: lanches e bebidas.

Logo a frente fica o ponto de apoio: @deliciasdocaminho com a Silvinha - tem um delicioso bolo de chocolate e bebidas. Fica do lado direito antes da ponte amarela.

PictographReligious site Altitude 2,864 ft
Photo ofCapela de Santo Antonio - Capela das palmeiras - lindo lugar - nada de wc e agua - 8.98km 9.36h Photo ofCapela de Santo Antonio - Capela das palmeiras - lindo lugar - nada de wc e agua - 8.98km 9.36h Photo ofCapela de Santo Antonio - Capela das palmeiras - lindo lugar - nada de wc e agua - 8.98km 9.36h

repare na natureza em volta - esse lugar tem uma magia.... repare nos detalhes

PictographReligious site Altitude 2,812 ft
Photo ofCapelinha 1950 - nada de wc e agua - 10.71km 10h Photo ofCapelinha 1950 - nada de wc e agua - 10.71km 10h Photo ofCapelinha 1950 - nada de wc e agua - 10.71km 10h

Capelinha 1950 - nada de wc e agua - 10.71km 10h

PictographProvisioning Altitude 2,805 ft
Photo ofBar e pousada cantinho do peregrino de Sabrina - bairro das areas - wc, wifi, torneira, lanches e bebidas - 10.13h - 11.11km Photo ofBar e pousada cantinho do peregrino de Sabrina - bairro das areas - wc, wifi, torneira, lanches e bebidas - 10.13h - 11.11km Photo ofBar e pousada cantinho do peregrino de Sabrina - bairro das areas - wc, wifi, torneira, lanches e bebidas - 10.13h - 11.11km

@cantinhodoperegrino - em 2023 a Sabrina fez junto a lanchonete uma pousada. Entao se vc quiser fazer uma alteração em quilometragens, aqui é um local perfeito pra ficar fora da grande cidade de Paraisopolis, principalmente no centro onde tem muito barulho. Cabe 12 pessoas. Fornece Cafe da manha e janta. Entra em contato para mais informações: 035-98471-5464. Recomendo ficar aqui.

PictographReligious site Altitude 2,966 ft
Photo ofigreja são Benedito fechada - vc esta a 6km da pousada do Jucemar - 11.70km Photo ofigreja são Benedito fechada - vc esta a 6km da pousada do Jucemar - 11.70km Photo ofigreja são Benedito fechada - vc esta a 6km da pousada do Jucemar - 11.70km

igreja são Benedito fechada - vc esta a 6km da pousada do Jucemar - 11.70km

Se a igreja estiver com o portao aberto, tem um galpao para se abrigar de sol e chuva - fique atento a outro ponto de apoio a frente da igreja - Dona garapa - fornece um otimo caldo de cana - parada obrigatoria na Dona Lucia.

Photo oftotei - divisa de estados - agora vc entrara no estado de São Paulo - tem bela paisagem e cactos do lado dir com flor-12.14km Photo oftotei - divisa de estados - agora vc entrara no estado de São Paulo - tem bela paisagem e cactos do lado dir com flor-12.14km Photo oftotei - divisa de estados - agora vc entrara no estado de São Paulo - tem bela paisagem e cactos do lado dir com flor-12.14km

PictographReligious site Altitude 2,887 ft
Photo ofágua no cano e gruta. Não está escrito potável - só molhar e se lavar - 13.23km 11.24h Photo ofágua no cano e gruta. Não está escrito potável - só molhar e se lavar - 13.23km 11.24h Photo ofágua no cano e gruta. Não está escrito potável - só molhar e se lavar - 13.23km 11.24h

no caminho esta tendo varios pontos de apoio. Nao tome agua duvidosa!!!

Photo ofseguir a dir e Esq uma capela N.S. Aparecida e o Pesqueiro Recanto de Áreas - 13.54km 11.30h Photo ofseguir a dir e Esq uma capela N.S. Aparecida e o Pesqueiro Recanto de Áreas - 13.54km 11.30h Photo ofseguir a dir e Esq uma capela N.S. Aparecida e o Pesqueiro Recanto de Áreas - 13.54km 11.30h

Aqui um ponto de apoio: Pesqueiro Recanto de Áreas - 035-98409-5260 - Fornece refeições, porções, comida, bebidas, tem banheiro - Zé Ricardo. Daqui vemos um casarao muito lindo onde tem uma bela serra atras dele

Photo ofRibeirão Cantagalo - ponte de mad- inicio de 2km de subida na serra do cantagalo - cachoeiras esq- (14.21km/16.23 fim) 12:35h Photo ofRibeirão Cantagalo - ponte de mad- inicio de 2km de subida na serra do cantagalo - cachoeiras esq- (14.21km/16.23 fim) 12:35h Photo ofRibeirão Cantagalo - ponte de mad- inicio de 2km de subida na serra do cantagalo - cachoeiras esq- (14.21km/16.23 fim) 12:35h

Essa subida é longa: sera 2 lances puxados de subida. O 1° de 2km. Vc vai ter um plano com respiro e depois o 2° de 1,5km pela serra cantagalo. O Ribeirão Cantagalo q vc vai ver onde tem algumas corredeiras e cachoeiras estao contaminadas pelo esgoto de cantagalo - o bairro nao tem saneamento basico e vai tudo pra esse ribeirao infelizmente. Uma natureza belissima e contaminação dos humanos irracionais - (começo da subida: 14.21km - fim da subida do 1° lance: 16.23km)

Photo ofCachu Esq - agua contaminada com esgoto de cantagalo - nao tem saneamento - subir por 1,5km - 16.38km 12.38h/ 17.85 fim Photo ofCachu Esq - agua contaminada com esgoto de cantagalo - nao tem saneamento - subir por 1,5km - 16.38km 12.38h/ 17.85 fim Photo ofCachu Esq - agua contaminada com esgoto de cantagalo - nao tem saneamento - subir por 1,5km - 16.38km 12.38h/ 17.85 fim

subida da serra cantagalo - ribeirao cantagalo tem o esgoto do bairro - nao pode banho - dentro da mata tem varias cachoeiras

Photo ofBairro do Cantagalo - tem agua potavel gratuita numa torneira logo a frente - comercio - 18.21km 13.12h Photo ofBairro do Cantagalo - tem agua potavel gratuita numa torneira logo a frente - comercio - 18.21km 13.12h Photo ofBairro do Cantagalo - tem agua potavel gratuita numa torneira logo a frente - comercio - 18.21km 13.12h

tem a lanchonete do jucemar, lanche no emporio sabor da roça - bar do gato - Pousada do galo de mesma propriedade do bar do gato, tem posto de saude tbm - a igreja so fica aberta qd vai ter novena ou missa.

PictographReligious site Altitude 3,809 ft
Photo ofIgreja Santa Maria - festa no corpus Crist - posto de saude do lado esquerdo da igreja - 18.28km Photo ofIgreja Santa Maria - festa no corpus Crist - posto de saude do lado esquerdo da igreja - 18.28km Photo ofIgreja Santa Maria - festa no corpus Crist - posto de saude do lado esquerdo da igreja - 18.28km

a igreja so abre qd tem novena ou missa - tive sorte de no dia seguinte ter tido novena e estava quase sendo fechada qd cheguei da trilha da onça - vi ela por dentro

PictographMountain hut Altitude 3,806 ft
Photo ofEntrada da pousada do galo - Daniel - dona Helena - 18.33km Photo ofEntrada da pousada do galo - Daniel - dona Helena - 18.33km Photo ofEntrada da pousada do galo - Daniel - dona Helena - 18.33km

Entrada da pousada do galo - Daniel - dona Helena - 18.33km

Vc combinado se quer almoço ou janta. No Jucemar q tem uma lanchonete na entrada do bairro cantagalo tem lanches, almoço e janta. Da para conciliar um ou outro pra nao ficar sem uma boa refeição.

PictographMountain hut Altitude 3,829 ft
Photo ofQuarto e piscina - pousada do galo - 18.39km 13.15h Photo ofQuarto e piscina - pousada do galo - 18.39km 13.15h Photo ofQuarto e piscina - pousada do galo - 18.39km 13.15h

Quarto e piscina - pousada do galo - 18.39km 13.15h

• Photo of BelLima
    BelLima Apr 30, 2023

Oi, Alessandra! Estou me inspirando no seu trajeto para fazer o Caminho da Fé em julho e gostaria de tirar uma dúvida sobre esse trecho: a dificuldade é em relação ao deslocamento Paraisópolis X Cantagalo ou em relação às trilhas do Cruzeiro e da Onça?

Muito obrigada!

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia May 1, 2023

Eu acabei colocando difícil por conta das subidas e descidas. Isso é bem relativo pra cada pessoa e seu preparo físico. De paraisopolis a cantagalo é rápido, mas tem uma longa subida. Muita gente faz de Paraisopolis até a entrada de Luminosa ou até dona Inês pra dormir. Até dona Inês acho muito puxado.