Photo ofTrilha da Ponta Grossa + Praia Vermelha do Centro + Praia do Tenório + Praia Grande + Praia das Toninhas (Ubatuba - SP) Photo ofTrilha da Ponta Grossa + Praia Vermelha do Centro + Praia do Tenório + Praia Grande + Praia das Toninhas (Ubatuba - SP) Photo ofTrilha da Ponta Grossa + Praia Vermelha do Centro + Praia do Tenório + Praia Grande + Praia das Toninhas (Ubatuba - SP)

August 30, 2023
August 2023

near Tenório, São Paulo (Brazil)

Caminha pela primeira península sul (Ponta Grossa) de Ubatuba com ataque no farol e caminhada pelas praias abaixo.

Dificuldades:
Física: Moderada
Técnica: Moderada
Psicológica: Moderada (por conta da trilha até a antena)
Navegação: Difícil (por conta da trilha até a antena)

Exposições:
Sol: Moderada-Alta
Vegetação: Alta (unica e exclusivamente por conta da trilha usada para subir na antena)
Água: Baixa

Era um dia como outro qualquer na nossa viagem pelo litoral sul de Ubatuba, fizemos um breve estudo rápido sobre o local (bem mal feito inclusive) e decidimos fazer as duas penínsulas sul mais próximas do centro. Fuçamos no wikiloc e vimos uma trilha que subia para a antena sem a necessidade de ataca-la pela estrada normal, então aí já era o começo do nosso caminho. Pegamos um ônibus que nos deixou na rodovia próximo à Praia de Itagua, lotada, nojenta e imprópria pra banho. Seguimos pela estrada do porto até o cais onde do lado há o laboratório de piscicultura marinha. Até aí tava tudo ok, paramos pra fumar um cigarro e fomos procurar a entrada da trilha. Quem disse que ela tava boa? kkkkk provavelmente foi aberta um dia para alguma prova de trail run, mas quando passamos lá havia apenas uma mera picada que levava até um ponto de captação que foi descrito nesse track. Depois foi só comer mato com força. O começo do vara mato é cansativo, cota baixa o mato fecha. O meio vira bosque. Como sempre o cume é com bambuzais, então foi triste. Chegando na antena/torre de Ubatuba, subimos em uma delas pra tirar uma foto (era o minimo depois de comer tanto mato) e depois descemos sentido Praia do Cedro. A descida que usamos foi bem mais aberta comparada a subida, literalmente uma estrada de terra usada para manutenção da torre. Depois de descer, chegamos num trecho concretado/asfaltado e rapidamente pegamos a trilha bem aberta para descer na praia. A praia é linda e possui quiosque. Depois voltamos a trilha de volta à rua e fomos em direção ao farol. Mais um erro de falta de estudo. Ô subidinha do cão. Se fosse só a subida tava bom, mas o problema que tinha que descer ela novamente (fazendo com que a volta fosse sofrida tambem). Enfim, depois do morro seguimos planamente e plenamente até o farol. No meio do caminho há algumas casas de rico. Chegando no farol (onde é proibida a entrada), pegamos uma trilhinha do lado esquerdo que nos levou até a ponta da Ponta Grossa, um paredão enorme de costão. Na volta descemos rapidamente até um local que se chama Patiero, basicamente um local no costão onde dá pra tirar um lazer vendo a vista e onde os caiçaras vão pescar. Outros dois erros por falta de estudo: não acessamos a gruta das andorinhas e nem a Ilha do Marwin (descrito no google maps) ou pontão do Baguari. Na verdade só vimos chegando em casa que dava para acessar tais locais. Fizemos então nosso caminho de volta passando pelo maldito morrinho e depois na descida fomos fuçar numa trilha que estava muito fechada de samambaias então acabamos voltando (essa trilha é um acesso alternativo de Baguari). Depois de sair da península, passamos pela Praia Vermelha do Centro, Praia do Tenório, Praia Grande e Praia das Toninhas. Gostei muito delas pois tinham varios surfistas pegando umas ondas cabulosíssimas. Depois fomos andando até a rodovia e esqueci de finalizar o track no ponto de onibus, acabei finalizando pouco pra frente. Fazendo com que aumentasse em aproximadamente 1,5km no track.

Recomendo
Não subir pra antena pela trilha do cais.
Bota ou tênis com solado aderente.
Roupas protetoras contra o sol