8° dia Caminho da Fé: Consolação-MG x Paraisópolis-MG

Photo of8° dia Caminho da Fé: Consolação-MG x Paraisópolis-MG Photo of8° dia Caminho da Fé: Consolação-MG x Paraisópolis-MG Photo of8° dia Caminho da Fé: Consolação-MG x Paraisópolis-MG

September 14, 2021
September 2021

•   5 2 Reviews

near Consolação, Minas Gerais (Brazil)

Oitavo dia no Caminho da Fé: 14/09/21

O Caminho da fé é um caminho desafiador com muitas subidas e descidas fortes que requer um bom preparo físico e psicológico.
De preferência ir leve ou ter um carro de apoio.
Existe várias agencias que faz o caminho e poderá lhe dar um suporte.

Ponto de atrativos levantados:

* Varias capelinhas

* Pedra Branca que no ângulo de frente, parece um elefante deitado.
Começa a ver a pedra no km 9,07 do meu Waypoint

* Pé de amora - no km 11,49 - gratuito na beira da estrada

* Rancho do Tio Lauro - banana grátis na entrada - no km 17,78km

* Ponto de Apoio Seta Amarela com uma bela paisagem para a Pedra do Baú km 20,39

Resumo de pontos importantes no meio do caminho em setembro período de seca:

1° - água potável na gruta sagrada família - 5.90km
Nova hospedagem em 2024: Hospedaria Bom Caminho - 35-99880-2348/35-98438-6933
@hospedariabomcaminho

2° - Pousada São Miguel Arcanjo fica no bairro dos jacintos de baixo.
Fornece pacote completo com cama, janta e cafe da manha para quem se hospedar.
Tbm tem lanches, agua de coco, açai e bebidas em geral para quem quiser fazer uma parada para descanso. @pousada_saomiguelarcanjo

3° - Café Refúgio Pedra Branca - lanches e bebidas - 10.51km

4° - Bar do Baiano e Pousada Boa Esperança - lanches, bebidas em geral, wifi e banheiro - 11,13km e ao lado fica o Bar Azul do garotinho Kleik

5° - Agua potável - gentileza do Sitio Santa Branca - 14.76km

6° - Rancho do Tio Lauro - banana grátis na entrada - 17,78km - Pousada, Almoço, lanches, wifi, bebidas em geral e banheiro. Em 2023 agora tbm tem uma pousada - ente em contato para mais informações: 035-98404-6640

7° - Ponto de Apoio Seta Amarela - Uma bela paisagem com vista para a Pedra do Bau e outras serras, almoço, lanches, wifi, bebidas em geral e banheiro - 20,39km
* Repare nas corajosas vaquinhas no final de tarde no alto do barranco comendo sem medo de cair!!!

Pra início de caminhada fiquei hospedada na:

Pousada O Casarao (Casal: Eliane e Adilson)
contato: 35-99825-7616
Fornece janta e cafe da manha
@pousada_ocasarao

E pro pernoite desse dia:

Pousada Peregrinos da Mantiqueira (José Afonso)
contato: 35-98423-6353
Recomendo ficar aqui longe do centro onde tem muito barulho.
Excelente local para pernoite e alimentação.
Fornece janta e cafe da manha
local de lavar roupas
@pousadaperegrinosdamantiqueira

Com mais 3km andado:
Outra indicação de pouso com cama, janta e cafe da manha fora do centro de Paraisopolis é a Pousada Lá Na Roça.
Ela fica no caminho e na saída de Paraisópolis.
Entre em contato: 011-98401-0591
@pousadalanaroca

Consolação-MG x Paraisópolis: Pousada Lá Na Roça vai ser 26km
OBS:

1° No caminho tem muita cortesia de moradores que colocam canos ou mangueiras disponibilizando agua.
Somente beba diretamente da fonte onde estiver escrito AGUA POTAVEL.
Mesmo assim algumas ainda fiquei na duvida e filtrei para tomar e nao me arriscar.
Leve um filtro sawyer ou clorin para potabilizar a agua e nao pegar uma infecção.
Tem vários relatos de agua contaminada e pessoas que passaram mal.

2° Nos Waypoint tem algumas informações de quilometragem e horário que passei naquele local.
É uma forma de fazer um diário de bordo pessoal.
Favor ignorar.

PictographMountain hut Altitude 3,379 ft
Photo of6.25h saida do cafe do casarao - otima hospedagem - levei pao q sobrou para lanchar no caminho Photo of6.25h saida do cafe do casarao - otima hospedagem - levei pao q sobrou para lanchar no caminho Photo of6.25h saida do cafe do casarao - otima hospedagem - levei pao q sobrou para lanchar no caminho

PictographReligious site Altitude 3,360 ft
Photo ofIgreja N. Senhora da Consolaçao ao lado da Pousada Dona Elza - 310m 6.30h Photo ofIgreja N. Senhora da Consolaçao ao lado da Pousada Dona Elza - 310m 6.30h Photo ofIgreja N. Senhora da Consolaçao ao lado da Pousada Dona Elza - 310m 6.30h

Igreja N. Senhora da Consolaçao ao lado da Pousada Dona Elza - 310m 6.30h

Logo a frente do lado direito fica a Pousada Casa Amarela: 035-99877-4552

PictographReligious site Altitude 3,068 ft
Photo ofCapela São Benedito - asfalto bem ruim nesse trecho - se mantenha a direita com cuidado - 1.4km Photo ofCapela São Benedito - asfalto bem ruim nesse trecho - se mantenha a direita com cuidado - 1.4km Photo ofCapela São Benedito - asfalto bem ruim nesse trecho - se mantenha a direita com cuidado - 1.4km

apos a capela vi um lindo cactos com flor - a natureza é realmente incrível e bela

PictographReligious site Altitude 2,886 ft
Photo ofCapela amarela trancada igual a azul - 3.87km 7.20h Photo ofCapela amarela trancada igual a azul - 3.87km 7.20h Photo ofCapela amarela trancada igual a azul - 3.87km 7.20h

Capela amarela trancada igual a azul - 3.87km 7.20h

continue a andar a direita pois vamos virar em seguida logo a frente onde tem varias plaquinhas - fique atento

Photo ofDir na estrada de terra - 4.02km - varias placas Photo ofDir na estrada de terra - 4.02km - varias placas Photo ofDir na estrada de terra - 4.02km - varias placas

Dir na estrada de terra - 4.02km - varias placas

"Nao chores por ter perdido o sol, pois as lagrimas te impedirão de ver as estrelas." Logo a frente vai ter o ponto de apoio Dona Rosana KM 152 no Sitio São José Zé Costelinha. Tem queijo, cafe, geladinho, agua e outras delicias. tem ponto de eletricidade no totei bem na entrada para recarregar eletrônicos.

Photo ofEsq e esq na porteira com ponte - área de descanso e piquenique a dir no rio Capivari - 5.52km 7.46h Photo ofEsq e esq na porteira com ponte - área de descanso e piquenique a dir no rio Capivari - 5.52km 7.46h Photo ofEsq e esq na porteira com ponte - área de descanso e piquenique a dir no rio Capivari - 5.52km 7.46h

tenha cuidado aqui nessa área de descanso q tem mesa e banquinhos com as formigas picotadeiras. Elas procuram por comida e pode invadir seu espaço ou tomar conta de sua mochila. Fora q uma picada delas doem bastante. Passe pela porteira e ponte e siga o caminho a esq com placas indicativas.

Photo ofágua e gruta sagrada família - aqui em 2024 estava sendo construido a hospedaria bom caminho - 5.90km 7.53h Photo ofágua e gruta sagrada família - aqui em 2024 estava sendo construido a hospedaria bom caminho - 5.90km 7.53h Photo ofágua e gruta sagrada família - aqui em 2024 estava sendo construido a hospedaria bom caminho - 5.90km 7.53h

Nova hospedagem em 2024: Hospedaria Bom Caminho - 35-99880-2348/35-98438-6933 @hospedariabomcaminho. Logo a frente tem a Pousada Sao Miguel Arcanjo com lanches e bebidas Procure a Sandra. A pousada São Miguel Arcanjo fica no bairro dos jacintos de baixo, estando na rota do Caminho da Fé. A pousada fornece o pacote completo com cama, janta e cafe da manha para quem se hospedar. Tbm fornece lanches, agua de coco, açai e bebidas em geral para quem quiser fazer uma parada para descanso. Instagram: pousada_saomiguelarcanjo

Photo ofDir - A pousada São Miguel Arcanjo, fica a alguns metros para tras dessa bifurcação. 7.52km 8.18h Photo ofDir - A pousada São Miguel Arcanjo, fica a alguns metros para tras dessa bifurcação. 7.52km 8.18h Photo ofDir - A pousada São Miguel Arcanjo, fica a alguns metros para tras dessa bifurcação. 7.52km 8.18h

A pousada São Miguel Arcanjo fica no bairro dos jacintos de baixo, estando na rota do Caminho da Fé. A pousada fornece o pacote completo com cama, janta e cafe da manha para quem se hospedar. Tbm fornece lanches, agua de coco, açai e bebidas em geral para quem quiser fazer uma parada para descanso. Procure pela Sandra e seja bem recebido! Instagram: @pousada_saomiguelarcanjo

PictographReligious site Altitude 2,898 ft
Photo ofDir igreja N.S. Aparecida - Wc trancado - tem Torneira - bairro dos jacintos não tem bar - 7.88km 8.30h Photo ofDir igreja N.S. Aparecida - Wc trancado - tem Torneira - bairro dos jacintos não tem bar - 7.88km 8.30h Photo ofDir igreja N.S. Aparecida - Wc trancado - tem Torneira - bairro dos jacintos não tem bar - 7.88km 8.30h

fui ate a igreja e voltei - tem banheiro mas estava trancado - torneira com agua funcionando de fora num tanque. Consegui ver o interior da igreja pela janela aberta.

PictographProvisioning Altitude 2,967 ft

Photo ofDir - desse ponto podemos ver a frente uma pedra na figura de um elefante deitado - Pedra Branca - 9.07km Photo ofDir - desse ponto podemos ver a frente uma pedra na figura de um elefante deitado - Pedra Branca - 9.07km Photo ofDir - desse ponto podemos ver a frente uma pedra na figura de um elefante deitado - Pedra Branca - 9.07km

PictographReligious site Altitude 2,967 ft
Photo ofSitio Santa Luzia - Capela do lado de dentro da porteira - 9.22km Photo ofSitio Santa Luzia - Capela do lado de dentro da porteira - 9.22km Photo ofSitio Santa Luzia - Capela do lado de dentro da porteira - 9.22km

Sitio Santa Luzia - Capela do lado de dentro da porteira - 9.22km

regiao muito linda com o morro branco em figura de elefante

Photo ofCano com agua e subida forte por 220m - subida do elefante - 10.12km - 9.44h - fim 10.34km Photo ofCano com agua e subida forte por 220m - subida do elefante - 10.12km - 9.44h - fim 10.34km Photo ofCano com agua e subida forte por 220m - subida do elefante - 10.12km - 9.44h - fim 10.34km

placa bar azul a 1km - no final da subida tem uma bela paisagem do Morro Pedra Branca - a frente por 220m dessa bela paisagem fica o cafe refugio pedra branca - ponto de apoio novo lançado em agosto de 2022

Photo ofEsq - assim que passa a bifurcação, olhe p/ direita e vê a pedra branca e o Café Refúgio Pedra Branca - 10.51km 9.58h Photo ofEsq - assim que passa a bifurcação, olhe p/ direita e vê a pedra branca e o Café Refúgio Pedra Branca - 10.51km 9.58h Photo ofEsq - assim que passa a bifurcação, olhe p/ direita e vê a pedra branca e o Café Refúgio Pedra Branca - 10.51km 9.58h

desde de agosto/2022, apos a bifurcação tem um ponto de apoio q se chama Café Refúgio Pedra Branca - local p/ lanchar e descanso - funciona de seg a sab 7h as 17h e dom 7h as 12h.

PictographReligious site Altitude 3,275 ft
Photo ofigreja São Sebastião trancada - 10.84km Photo ofigreja São Sebastião trancada - 10.84km Photo ofigreja São Sebastião trancada - 10.84km

igreja São Sebastião trancada - 10.84km

PictographProvisioning Altitude 3,298 ft
Photo ofBar do baiano e Pousada Boa Esperança - o bar azul (garotinho Kreik) fica ao lado um pouco a frente - 11.13km 10.18h Photo ofBar do baiano e Pousada Boa Esperança - o bar azul (garotinho Kreik) fica ao lado um pouco a frente - 11.13km 10.18h

Ana Paula: aqui no Bar do baiano tem banheiro e wifi

lave para tirar a poeira antes de comer

Photo ofOlhe pra trás e veja a Pedra Branca de outro angulo - 11.76km Photo ofOlhe pra trás e veja a Pedra Branca de outro angulo - 11.76km Photo ofOlhe pra trás e veja a Pedra Branca de outro angulo - 11.76km

Olhe pra trás e veja a Pedra Branca de outro angulo - 11.76km

Photo ofDir no mata burro e placas - inicio de forte subida por 400m - 13.44km 11.06h / 13.83 fim Photo ofDir no mata burro e placas - inicio de forte subida por 400m - 13.44km 11.06h / 13.83 fim Photo ofDir no mata burro e placas - inicio de forte subida por 400m - 13.44km 11.06h / 13.83 fim

veja as placas - leia cada uma - placa 144 do caminho - mais a frente vc vai ver um riacho a sua esquerda - repare q tem uma rocha q parece Nossa Senhora Aparecida.... Logo a frente com 1,32km desse ponto, tem agua potável.

Photo ofágua potável - Cortesia Sitio Santa Barbara - 14.76km 11.35h Photo ofágua potável - Cortesia Sitio Santa Barbara - 14.76km 11.35h Photo ofágua potável - Cortesia Sitio Santa Barbara - 14.76km 11.35h

água potável - Cortesia Sitio Santa Barbara - 14.76km 11.35h

tem uma bela vista como paisagem

Photo ofDir - Capelinha: Sao Sebastiao Capela dos Milagres - uma bela paisagem - 15.06 11.54h Photo ofDir - Capelinha: Sao Sebastiao Capela dos Milagres - uma bela paisagem - 15.06 11.54h Photo ofDir - Capelinha: Sao Sebastiao Capela dos Milagres - uma bela paisagem - 15.06 11.54h

PictographMountain hut Altitude 3,652 ft

2023: ao q parece recentemente fornece queijos, iogurte para lanchar - verifique sobre pois pode ser um novo ponte de lanche

PictographReligious site Altitude 3,616 ft
Photo ofCapela N.S. Aparecida no meio da subida forte - nao tem agua - 12.14h 15.93km Photo ofCapela N.S. Aparecida no meio da subida forte - nao tem agua - 12.14h 15.93km Photo ofCapela N.S. Aparecida no meio da subida forte - nao tem agua - 12.14h 15.93km

Capela N.S. Aparecida no meio da subida forte - nao tem agua - 12.14h 15.93km

para, senta, contempla, reze, agradeça e descansa um pouco sem pressa - tem uma ótima paisagem aqui

PictographReligious site Altitude 3,885 ft
Photo ofCapela N.S das Graças - fim da subida forte - 16.55km 12.36h Photo ofCapela N.S das Graças - fim da subida forte - 16.55km 12.36h Photo ofCapela N.S das Graças - fim da subida forte - 16.55km 12.36h

Capela N.S das Graças - fim da subida forte - 16.55km 12.36h

Aqui tem um rosario no chao lindo - repare a sua volta - logo apos a capelinha tem um novo ponto de apoio p/ lanchar e beber algo: @matheusdamontanha ou @raizdamontanha

Photo ofEsq entrada p/ o pesqueiro do Tio lauro - almoço e petiscos - bebidas em geral -banana gratis na cx - 17.78km 12.53h - 17.93 Photo ofEsq entrada p/ o pesqueiro do Tio lauro - almoço e petiscos - bebidas em geral -banana gratis na cx - 17.78km 12.53h - 17.93 Photo ofEsq entrada p/ o pesqueiro do Tio lauro - almoço e petiscos - bebidas em geral -banana gratis na cx - 17.78km 12.53h - 17.93

tem wifi, banheiro, otimo almoço e aquele descanso pra dar uma relaxada. Ele disse q tem trilha q chega no pico machadao - nao fui - em 2023 agora, tbm tem uma pousada - entre em contato para mais informaçoes: 035-98404-6640

PictographProvisioning Altitude 3,675 ft
Photo ofPetiscos, bebidas, wc, almoço, wifi - rancho do Tio Lauro - em 2023 agora tbm tem pousada Photo ofPetiscos, bebidas, wc, almoço, wifi - rancho do Tio Lauro - em 2023 agora tbm tem pousada Photo ofPetiscos, bebidas, wc, almoço, wifi - rancho do Tio Lauro - em 2023 agora tbm tem pousada

Pra quem tem perna, tem o morro do machadao para subir e ter uma vista privilegiada la do alto. Tio Lauro podera te dar mais informacoes de como subir

PictographReligious site Altitude 3,715 ft

nao sabia dele, se nao tinha subido, pois estava com um bom prazo de tempo - quem sabe um dia volto pra te subir....

PictographReligious site Altitude 3,488 ft
Photo ofCapela Santa Luzia - Repare no belo visual a frente mirando a pedra do bau - 19.80km Photo ofCapela Santa Luzia - Repare no belo visual a frente mirando a pedra do bau - 19.80km Photo ofCapela Santa Luzia - Repare no belo visual a frente mirando a pedra do bau - 19.80km

PictographProvisioning Altitude 3,472 ft
Photo ofPonto de Apoio Seta amarela - Josi - um visual incrivel das serras a frente e pedra do bau - 15.39h 20.39km Photo ofPonto de Apoio Seta amarela - Josi - um visual incrivel das serras a frente e pedra do bau - 15.39h 20.39km Photo ofPonto de Apoio Seta amarela - Josi - um visual incrivel das serras a frente e pedra do bau - 15.39h 20.39km

aqui em breve tera pousada tbm - lanches, bebidas em geral, banheiro, almoço, picole - o balanço é fixo no chao por modo de segurança. A capela representa a original de N.S. Aparecida. O local é incrivel!! Se prepare e descanse bem aqui, pois tem uma forte descida e subida do MATA CAVALO a frente... Nao mata só cavalo nao, mata a gente tbm...kkkkkk

Photo ofSubida do mata cavalo por 480m - as setas vermelhas leva pra pousada da mantiqueira - 21.43km 16h / 21.91 fim Photo ofSubida do mata cavalo por 480m - as setas vermelhas leva pra pousada da mantiqueira - 21.43km 16h / 21.91 fim Photo ofSubida do mata cavalo por 480m - as setas vermelhas leva pra pousada da mantiqueira - 21.43km 16h / 21.91 fim

seta vermelha indica onde fica a pousada do peregrinos da mantiqueira de José Afonso dentro de Paraisopolis e longe do centro da cidade. Ótima opção de pouso com janta e café da manha. Local que pernoitei.

Pousada Peregrinos da Mantiqueira pacote: cama, janta e café - a igreja matriz fecha as 17h - chegue rápido, deixe sua mochila e desça no centro da cidade p/ pegar a igreja aberta, tem vários comércios, pontos de lanches, sorveterias, farmácias. Uma das maiores cidades para compras que tem no caminho da fé.

PictographMountain hut Altitude 3,121 ft
Photo ofPousada peregrinos da Mantiqueira - Jose Afonso - 22.72km 16.20h Photo ofPousada peregrinos da Mantiqueira - Jose Afonso - 22.72km 16.20h Photo ofPousada peregrinos da Mantiqueira - Jose Afonso - 22.72km 16.20h

Pousada peregrinos da Mantiqueira - Jose Afonso - 22.72km 16.20h

pacote: cama, janta e cafe - tem tanque para lavar roupas. Banheiro coletivo. Recomendo ficar aqui longe do centro onde tem muito barulho. Excelente local para pernoite e alimentação. Vende bebidas.

• Photo of danielndourado
    danielndourado Mar 5, 2022

Grau de dificuldade moderado/alto.

• Ed Shucruts May 11, 2022

Muitas informações sobre a trilha, excelente.

Vou fazer está trilha amanhã (12/05/22)

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia May 11, 2022

Olá Ed, vai com Deus e bom caminho.