Photo ofTrilha das 7 Fontes + Gruta do Pirata + Praia da Sununga + Praia do Lázaro + Praia de Domingas Dias (Ubatuba - SP) Photo ofTrilha das 7 Fontes + Gruta do Pirata + Praia da Sununga + Praia do Lázaro + Praia de Domingas Dias (Ubatuba - SP) Photo ofTrilha das 7 Fontes + Gruta do Pirata + Praia da Sununga + Praia do Lázaro + Praia de Domingas Dias (Ubatuba - SP)

August 29, 2023
August 2023

near Enseada, São Paulo (Brazil)

Caminhada pela península das 7 fontes juntamente com as praias do trecho sul da mesma.

Dificuldades:
Física: Moderada
Técnica: Moderada
Navegação: Fácil-Moderada

Exposições:
Sol: Moderada-Alta
Água: Baixa
Vegetação: Moderada

Nossa caminhada se inicia no Saco da Ribeira, local onde há diversos barcos atracados. Inicialmente o caminho é bem simples, a trilha é comum de acesso às moradias mais próximas, nos levando até a Praia da Ribeira. Depois disso outra breve caminhada até a Praia do Flamengo onde há diversas casas de veraneio e seus simpáticos caseiros. Em seguida o caminho se transforma em trilha de verdade e há um breve morro para subir e descer até chegar na Praia das 7 fontes. Chegando lá, tentamos acessar uma gruta na ponta direita da praia (olhando pro mar), mas o mar estava meio bravo e infelizmente tivemos que abortar a missão por conta do costão ser de difícil acesso. Voltamos então o nosso caminho e partimos para a Gruta do Pirata. Essa trilha por sua vez é a mais fechada nesse track, onde no caminho podemos ver alguns mirantes e uma jararaca. A trilha em si vai margeando o morro, quando chegamos próximo à Gruta, descemos beirando uma nascente até o costão. Que costão lindo. Moradores nos disseram que em dias de mar calmo as pessoas costumam ir até ele para ficar se jogando no pequeno saco que as pedras formam, deixando o cenário como uma verdadeira piscina natural. Como no dia o mar estava bravo, ficamos nos perguntando até onde que ficava a gruta. Olhamos por todos os lados e vimos um breve aprofundamento do terreno do outro lado do costão. Com o mar bravo foi um pouco difícil de acessar ela. É necessário costear as pedras, passar na cachoeira e se enfiar na pequena trilhinha que dá acesso à Gruta. Chegando lá, achei que seria uma simples gruta, mas é realmente uma caverna com diversos salões lá dentro. Fui até o final e realmente é um pouco claustrofóbico.
Na volta o caminho é igual ao começo, mas ao chegar na Praia do Flamengo tentamos acessar a Praia do Flamenguinho. Olhando no mapa e em outros tracks há 3 formas de acessa-la. A primeira sendo no topo do morro da trilha para a praia das 7 fontes, onde há um trecho que foi desmatado antigamente para passar a fiação e postes elétricos. Mas infelizmente o mato já havia crescido com força e estava bem difícil de passar. Os outros dois meios é pela ponta direita da Praia do Flamengo. Em dias de maré baixa basta ir pela areia que depois de um bambuzal a trilha estará lá. Como no nosso caso estava com a maré alta, tivemos que pedir para o caseiro da última casa deixar a gente passar por ali. Ele foi super gentil e nos ajudou a chegar no local. No meio do caminho existe uma bifurcação que vai por cima do morro e vai direto para a única casa da Praia do Flamenguinho, mas como estávamos com o caseiro, provavelmente ele recomendou o outro caminho pois este era particular. O único problema do outro caminho é que em um dado momento é tudo pela costeira. Chegando no ponto final que acessamos nesse track existe um paredinha que não soubemos como descer e ficamos com preguiça de varar mato para contorna-la pois vimos que pouco depois teríamos que invadir a propriedade para acessar a praia que é minúscula, então ficamos por ali mesmo apreciando a vista. Na volta fizemos o caminho igual o da ida e seguimos por dentro do bairro até a Praia da Sununga, uma belíssima praia onde rola campeonatos de sandsurf por ser extremamente tombada e fechada. Fomos até o canto esquerdo e vimos a famosa Gruta de Chora. Depois fomos brevemente por dentro do bairro para acessar a Praia do Lázaro, e depois a Praia de Domingas Dias. Ambas extremamente lindas. Infelizmente ficamos sem tempo de acessar as pequenas penínsulas que dividem essas praias, fica pra uma próxima.

Recomendo:
Bota ou tênis com solado aderente.
Garrafa de 1,5L de água
Lanches leves e nutritivos
Roupas protetoras contra a vegetação e o sol

EVITE FAZER EM DIAS DE TEMPESTADE E LEVE TODO O SEU LIXO EMBORA PORRAAAA

Praia de Domingas Dias

• Photo of GustavoXavier
    GustavoXavier Sep 13, 2023

Salve mano! Você sabe que espécie é essa cobra encontrada na trilha para a gruta do pirata? Quando fui esse ano também me deparei com uma, mas acredito que era cipó, talvez seja uma boa usar perneira nas próximas idas para a gruta?

oajjao Sep 15, 2023

Salve! Mano essa que eu encontrei era uma jararaca. De fato, sempre é bom andar de perneira no mato independente do lugar. Eu mesmo uso diversas vezes em vários lugares, mas em outros nem tanto. Acho que até vale a pena pra trilha da gruta que está mais fechada, mas um olho bem apurado vale mais do que qualquer proteção.

• Photo of GustavoXavier
    GustavoXavier Sep 15, 2023

Valeu! Semana que vem estarei em ubatuba novamente e vou refazer algumas trilhas, usarei os seus log e o do Márcio, trip de vocês foi foda

oajjao Sep 15, 2023

Boa mano, usa sim. Valeu, essa viagem foi top mesmo. Vou tentar arrumar as descrições de tudo antes de vc ir, aí vc pode ter tudo detalhado certinho

• Photo of gabiiesporte
    gabiiesporte Jan 23, 2024

Boa tarde... sabe me dizer, se é permitido levar dogs na caminhada? A minha super ama.. e recentemente foi proibida de levar ela numa trilha aqui perto da minha cidade.. por isso gostaria de me informar mesmo... Desde já muito grata... :)

oajjao Jan 23, 2024

Eai Gabi! Não há nenhum tipo de fiscalização na trilha que impeça você de entrar com o seu cachorro. Porém, não é recomendado pelo impacto que o cão pode trazer à fauna local.
    Fora isso, se vc levar, eu recomendo não ir no trecho que possui a vista para Flamenguinho e nem na Gruta do Pirata por conta da dificuldade de alguns pontos do terreno (locais onde a caminho é feito por pedras do costão).