Activity

3a Antena Siririca

Download

Trail photos

Photo of3a Antena Siririca Photo of3a Antena Siririca Photo of3a Antena Siririca

Author

Trail stats

Distance
3.1 mi
Elevation gain
1,093 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,093 ft
Max elevation
1,194 ft
TrailRank 
66 5
Min elevation
98 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 39 minutes
Coordinates
434
Uploaded
March 28, 2020
Recorded
December 2014
  • Rating

  •   5 2 Reviews

near Cachoeira, Paraná (Brazil)

Viewed 2005 times, downloaded 41 times

Trail photos

Photo of3a Antena Siririca Photo of3a Antena Siririca Photo of3a Antena Siririca

Itinerary description

TERCEIRA ANTENA DO SIRIRICA


Percurso de ida e volta à também denominada "3a Placa do Siririca", mas que paradoxalmente não fica no Siririca.. Trata-se de uma antena tipo painel, para retransmissão de sinais de rádio igual àquelas duas existentes no topo do Monte Siririca e com as quais ela se alinha, visando receber os sinais vindos de Curitiba para acionamento à distância das comportas da Usina Governador Parigot de Souza, ali próximo, em Cachoeira de Cima (Bairro Alto), Antonina.

A história da usina, um marco da engenharia civil e da geração de energia elétrica brasileiras, é por si só digna de um livro e pode ser vislumbrada no sítio eletrônico da Copel, no artigo da Wikipedia e no excelente artigo do grande montanhista Élcio Douglas - referenciados ao final.

A tal antena fica localizada no topo de um pequeno morro, próximo do vilarejo localizado às margens da PR-340, que faz parte do bairro denominado Cachoeira de Cima, ou Bairro Alto, em Antonina, distante cerca de 6,9 km do trevo de Cacatu, para quem vem de Antonina.

A entrada para acesso ao local onde fica a antena se dá por propriedade particular, que é acessível de carro ou a pé a partir da rodovia, à esquerda de quem vem de Antonina. Como a entrada da mesma é meio escondida, necessário ficar atento para uma discreta rua de terra batida, pouco antes de uma lombada na rodovia, cerca de 100m antes da ponte do Rio Santa Rosa. Seguir nessa ruazinha por cerca de 250m, passando um portão, para chegar à casa do Sr. Dego. Logo atrás da mesma começa a trilha.

Como se trata de propriedade privada, é necessário pedir autorização de acesso, o que é feito diretamente no local, com o simpático proprietário, o Sr. Dego, gente boa e que normalmente a concede de bom grado, sem cobrança de taxas. Apenas uma boa conversa. Cordialidade e respeito mantém as porteiras sempre abertas!


CARACTERÍSTICAS DO TRAJETO:
A trilha é bem aberta e marcada, e não oferece dificuldade de orientação, apesar de não haver sinalização indicativa, pois é constantemente roçada para manutenção das linhas de alta tensão pelos funcionários da usina.
A caminhada evolui tranquila em leve subida nos primeiros 15 minutos de percurso, margeando o Rio Santa Rosa e em meio à Mata Atlântica, mas não se recomenda usar daquela água para beber. Após os primeiros 1100m a subida vai se tornando mais forte até a antena, mas nada exaustivo. Em alguns trechos curtos, conforme a época do ano, a trilha pode estar lisa, mas mesmo assim sem grandes dificuldades.
Do topo do morrote onde fica a antena é possível visualizar as facetas da encosta leste do Pico Paraná e de outras montanhas da região. Visual belíssimo.
Torna-se um belo programa de caminhada, especialmente se associada a alguma outra trilha pela região do Bairro Alto, para aproveitar o longo deslocamento de carro ou de ônibus até lá.


DIFICULDADE:
A trilha é de exigência física leve, com ganho altimétrico total de 300m, com baixo gradiente nos primeiros 1000m e que depois vai aumentando de forma constante. Com isso, apresenta graduação nível fácil (segundo classificação baseada no padrão MIDE tropicalizado).
O tempo de duração da caminhada até a antena não leva mais do que 1h40 (ida), num ritmo relativamente tranquilo. É comum os cães do Sr. Dego acompanharem os caminhantes na ida e no retorno até a antena.
Como este percurso não apresenta dificuldades técnicas, não são exigidas técnicas especiais de progressão, escalaminhada, tampouco equipamentos adicionais.


RECOMENDAÇÕES GERAIS
Como todo percurso em ambiente natural, há riscos que devem ser conhecidos e avaliados pelo caminhante, tais como quedas de mesmo nível, encontro com animais peçonhentos (cobras), insetos nocivos (aranhas, carrapatos, abelhas).
- Recomenda-se SEMPRE o uso de calçado adequado para trilhas em terrenos acidentados: no caso bota de trekking com bom suporte ao tornozelo e calcanhar. Recomenda-se também portar equipamentos básicos para qualquer caminhada, como lanterna de cabeça e pilhas sobressalentes, proteção contra chuva e frio – como um poncho ou anoraque e comida e água suficientes para se manter num dia de jornada.

Ao trilhar pela região você também se torna responsável por ela. Lembre-se:
- Você é o principal responsável por sua saúde e segurança. Preste atenção onde pisa, onde senta e onde se segura. Cobras, aranhas e outros insetos potencialmente perigosos podem ser encontrados na área e constituem riscos reais em qualquer área natural, especialmente nas estações de primavera e verão.
- TRAGA TODO o seu lixo de volta consigo. Se você foi capaz de levar uma embalagem cheia, não vai cair teu braço de trazê-la de volta vazia e dispensá-la corretamente no lixo. Isso inclui suas bitucas de cigarro se você possui o hábito de fumar. Uma latinha metálica dessas pastilhas de hortelã tipo Mentos-Kiss com um pedaço de algodão embebido em água dentro é ideal como cinzeiro, e para carregar suas bitucas com você!
- NÃO DESMATE, NÃO ARRANQUE plantas tais como árvores, flores e cipós. Também não risque ou marque os caules de árvores, tampouco faça marcas ou pichações na antena, em mourões de cercas e outras estruturas que possa encontrar pelo caminho.
- NÃO FAÇA FOGUEIRAS - toda a área é de preservação ambiental e fica sensível a incêndios, especialmente no inverno, quando tudo fica muito mais seco. EVITE ao máximo FUMAR na área e, se o fizer já sabe: não descarte suas bitucas no chão - apague-as com água e traga junto com o seu lixo;
- FAÇA SILÊNCIO e desfrute da natureza como ela é, inclusive seus sons característicos – que não incluem qualquer estilo musical (por mais que você goste) e tampouco as incríveis vocalizações de bípedes como nós;
- Necessidades fisiológicas devem ser feitas longe de cursos d'água (pelo menos a 50m de distância). Dejetos sólidos devem ser enterrados e o papel higiênico trazido de volta com seu lixo;
Agindo desta forma você não se coloca em risco e nem a outras pessoas, como seus próprios companheiros de caminhada ou ainda terceiros que poderiam ser acionados para um resgate, além de contribuir para a preservação do local e da região como um todo, mantendo-os belos e interessantes aos que por ali irão passar depois de você. RESPEITE!


"A natureza também pertence aos que ainda estão por vir"
Boas trilhas!

VEJA TAMBÉM:

LINKS:
# https://altamontanha.com/a-3-placa-do-ciririca/
# https://www.copel.com/site/copel-geracao/usinas/usina-parigot-de-souza/ # https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_Governador_Pedro_Viriato_Parigot_de_Souza

View more external

Waypoints

PictographDoor Altitude 75 ft
Photo ofAcesso Início da trilha

Acesso Início da trilha

Início da Trilha 3a. Antena Siririca

PictographWaypoint Altitude 1,171 ft
Photo ofTorre de alta tensão

Torre de alta tensão

Torre de alta tensão

PictographWaypoint Altitude 1,161 ft
Photo ofTorre AT

Torre AT

Torre AT

PictographDoor Altitude 121 ft

Portão

Portão Sr. Dego

PictographMountain hut Altitude 144 ft

Casa

Casa Sr. Dego

PictographPanorama Altitude 1,165 ft
Photo of3a Antena Usina Photo of3a Antena Usina Photo of3a Antena Usina

3a Antena Usina

3a Antena (Siririca), na verdade a 3a antena da Usina Governador Parigot de Souza

Comments  (6)

  • Photo of Rat_1969
    Rat_1969 Jun 15, 2023

    Pretendo fazer em breve, o local parece ser interessante, com belos visuais

  • Photo of TanMarie
    TanMarie Jun 19, 2023

    I have followed this trail  View more

    Fizemos a trilha da 3a Placa agora no feriado, juntamente com outras na região do Bairro Alto. Partimos da Fazenda Rio das Pedras e pernoitamos em Antonina, para aproveitar conhecer outros pontos da região.

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Jun 19, 2023

    Salve! Grato pelos comentários e avaliações!

  • Photo of BrennoLiz
    BrennoLiz Jun 19, 2023

    Pensando em ir lá conhecer esse local Vogetta. Sabe como está o acesso?

  • Photo of SenderistaLoko
    SenderistaLoko Jun 26, 2023

    Olá gvogetta! Também fiquei curioso sobre o acesso, e se aquilo seria uma placa ou uma antena mesmo?

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Jun 26, 2023

    Olá Senderista! Olá Brenno!
    Por partes...
    Aquela "placa" na verdade é uma antena de sinais de rádio. Servia para fazer "ângulo" com outras duas antenas instaladas no cume do Monte Siririca, e direcionar os sinais de rádio de Curitiba até a Usina Governador Parigot de Souza, em Bairro Alto (Cachoeira de Cima) - Antonina.
    Faz tempo que não vou lá, mas acredito que o acesso esteja sendo permitido. Não tenho contato telefônico com o proprietário da área, Sr. Dego, teria que ir lá e verificar Brenno.
    Boas trips!

You can or this trail