Activity

3 rios

Download

Trail photos

Photo of3 rios Photo of3 rios Photo of3 rios

Author

Trail stats

Distance
11.18 mi
Elevation gain
1,280 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,280 ft
Max elevation
1,138 ft
TrailRank 
32
Min elevation
240 ft
Trail type
Loop
Moving time
4 hours 35 minutes
Time
6 hours 48 minutes
Coordinates
3086
Uploaded
August 29, 2020
Recorded
August 2020
Be the first to clap
Share

near Vilarinho de São Roque, Aveiro (Portugal)

Viewed 57 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo of3 rios Photo of3 rios Photo of3 rios

Itinerary description

DESCRIÇÃO, FOTOGRAFIAS/VÍDEO, DESTE E DE OUTROS PERCURSOS EM: www.100atalhos.comhttp://www.facebook.com/100atalhos

PERCURSO: PR2 - Trilho dos Três Rios (Albergaria-a-Velha)

[PERCURSO SINALIZADO]

Descrição do Percurso:
O percurso tem início no Centro de Atividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de S. Roque. Segue em direção à ponte do Lagar de Azeite, no lugar de Telhadela, passa no Cabeço dos Mouros onde é possível fazer um desvio de 800m e encontrar vestígios de um monumento megalítico, a Mamoa de Castro. Continua até às ruínas do Lagar do Azeite, junto à ribeira da Felgueira (Rio Pequeno). O Lagar era uma estrutura singular na região, constituída por duas prensas de vara e foi abandonado no séc. XX. Neste local encontra-se também a Ponte do Barro Negro (ponte de arco quebrado) e o Moinho do Souto ainda em funcionamento.
O trajeto ladeia a margem da ribeira da Felgueira (rio Pequeno), onde se pode contemplar o lugar milenar de Telhadela. Passa ainda junto aos moinhos desativados, próximos do complexo das Minas do Palhal, onde se pode observar a Ponte Negra, ponte sobre o rio Caima, composta de carris de ferro cuja função era a de transportar, através de vagonetes, minerais entre as margens. No mesmo local, existem ainda as ruínas da lavandaria do minério, pertencentes à casa grande que servia de residência ao Engenheiro da Companhia da Mina de Telhadela.
Prossegue depois em direção à Ponte do Palhal, construída em 1776, que liga as freguesias da Branca à Ribeira de Fráguas, onde se vislumbra o Alto dos Barreiros com uma vista panorâmica sobre o vale.
Desce em seguida até à Ribeira de Fráguas, podendo-se conhecer a Igreja Matriz de S. Tiago, que remete ao Séc. XVII, e a Casa Museu do Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas.
Já a caminho do Parque dos Moinhos, é possível visitar 3 destes engenhos de água, todos eles em funcionamento: Moinho de Baixo e Moinhos da Quinta da Ribeira. O percurso continua pela subida do rio Fílveda, podendo-se observar paisagens deslumbrantes, desenhadas por pequenas cascatas e açudes. Aqui encontra-se o Cabouco, antiga mina onde existia uma roda motriz movida pela água do Açude dos Ingleses. Esta roda fazia movimentar o elevador do poço das Minas do Coval da Mó, primeiro testemunho arqueológico da indústria mineira.
Este magnífico percurso atravessa ainda os campos agrícolas onde é possível avistar-se o lugar de Vilarinho de S. Roque, e onde se pode visitar o lugar do Regatinho, o núcleo molinológico em funcionamento e a capela de S. Roque do Séc. XVII.

Fonte: C.M. Albergaria-a-Velha (cm-albergaria.pt)

Informações Adicionais:
Sendo um percurso circular, e devido à facilidade de estacionamento dos automóveis, o nosso grupo decidiu iniciar este trilho na Freguesia de Ribeira de Fráguas.

Contactos Úteis:
Bombeiros Voluntários: 234 529 112
G.N.R.: 234 521 237
Extensão de Saúde de Albergaria-a-Velha: 234 523 213
Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha: 234 529 300
Serviço de Turismo: 234 529 751

Comments

    You can or this trail