(2/4) REFUGE D`AYOUS - REFUGE DE POMBIE, PAR LE COL DES MOINES

Photo of(2/4) REFUGE D`AYOUS - REFUGE DE POMBIE, PAR LE COL DES MOINES Photo of(2/4) REFUGE D`AYOUS - REFUGE DE POMBIE, PAR LE COL DES MOINES Photo of(2/4) REFUGE D`AYOUS - REFUGE DE POMBIE, PAR LE COL DES MOINES

July 10, 2023
July 2023

near Urdos, Nouvelle-Aquitaine (France)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

TOUR DU MIDI D`OSSAU PAR LA BAITCH DE CENCORS

Circuito de 4 dias em autonomia, com inicio e fim em Etsaut (Parking Passette), por La Baitch de Cencors, realizado em grande parte pela GR10, rodeando o Midi d`Ossau, famoso cume dos Pirenéus que tem a forma de um dente, por vezes também é chamado de "Matterhorn dos Pirenéus".

Um circuito soberbo, que começa por percorrer o Chemin de la Mâture, um caminho esculpido na rocha, a mais de 200 metros acima do rio Gave D`Aspe, que serpenteia a profunda garganta de Gorges d`Enfer. Segue pelo Vallée de Ossau, com cenários magníficos de cumes e lagos soberbos em torno do Pic du Midi d'Ossau, com passagem pelos Refúgios de Ayous e Pombie. Regressa ao ponto de partida pelo Chemin de Larry e do Fort du Portalet.

TRILHA DAS ETAPAS
(1/4) PARKING PASSETTE (ETSAUT) - REFUGE D`AYOUS, PAR LA BAITCH DE CENCORS
(2/4) REFUGE D`AYOUS - REFUGE DE POMBIE, PAR LE COL DES MOINES
(3/4) REFUGE DE POMBIE - REFUGE D`AYOUS, PAR LE LAC DE BIOUS-ARTIGUES
(4/4) REFUGE D`AYOUS - PARKING PASSETTE, PAR LE CHEMIN DE LARRY ET FORT DU PORTALET

TRILHA COMPLETA
TOUR DU MIDI D`OSSAU PAR LA BAITCH DE CENCORS

ETAPA 2/4
REFUGE D`AYOUS - REFUGE DE POMBIE, PAR LE COL DES MOINES

Segundo dia do circuito, etapa que percorre parte do “Tour des Lacs d`Ayous”, uma das rotas mais bonitas do Parque Nacional dos Pirenéus Franceses. Subimos até ao Col des Moines, situado aos 2168 metros de altitude. Seguimos pela aresta que separa França e Espanha, com passagem pelo Pic d`Astú (2283m) até ao Col d`Astú para baixar por Plaa de la Gradillère e ascender ao Col de Soum de Pombie, que antecede a zona de vivac do Refuge de Pombie, local de pernoita.

Começamos a etapa no Refuge d`Ayous, depois de uma noite tranquila e reparadora na zona de vivac. Desmontamos as tendas e tomamos o pequeno almoço numa das mesas do refugio, num cenário idílico, com o Lac Gentau e o Pic du Midi d'Ossau no horizonte.

O itinerário é ascendente, seguimos o Chemin du Lac Bersau, um dos maiores lagos do “Tour des Lacs d`Ayous”. Ao longo do caminho vários lagos vão surgindo, num cenário magnifico para percorrer, sempre com o Pic du Midi d'Ossau à nossa esquerda, à direita destaca-se o Pic de Larry. Alcançamos o Lac Bersau, agora seguimos o Chemin du Col des Moines, nosso próximo objetivo. O caminho suaviza ligeiramente para voltar a subir até alcançarmos o Col des Moines, aos 2168 metros de altitude. Estamos na fronteira entre França e Espanha, as panorâmicas são magnificas, temos uma envolvência de cortar a respiração!

Agora, seguimos pela aresta que percorre os cumes de Trampolingeles (2278m), Pico Astún (2283m) e Pic d`Astu (2277m) e separam os dois países. Do lado espanhol temos as vistas sobre os lagos de Escalar, Llanos del Sol e de Astun (Truchas). A progressão pela aresta é tranquila, sem qualquer passo aéreo ou técnico, mas de uma envolvência magnifica, sempre com o majestoso Pic du Midi d'Ossau ao alcance da nossa vista.

No Col d`Astu, aos 2185 metros, abandonamos a aresta e baixamos pelo vale que atravessa Plaa de Gradillère por um caminho de pé posto, por vezes mal definido que vai descendo progressivamente em direção ao Parking Aneou. Sem o alcançar, rodamos à esquerda em direção da Cabane de Houns de Gabès para intersetar o “Chemin d`Aneaou à Pombie”.

Seguimos o “Chemin d`Aneaou à Pombie”, por enquanto amplo caminho que sobe moderadamente até à Cabane de Senescau, onde podemos reabastecer de água. A partir daqui o caminho fica mais estreito e o desnível acentua-se. Seguimos em ziguezague até alcançar o Col de Soum de Pombie, aos 2110 metros de altitude. Uma pausa para recuperar o folego e retomamos o itinerário, agora descendente até ao Refuge de Pombie, da FFCAM, onde chegamos rapidamente.

O refúgio de Pombie é o ponto de partida clássico para a subida do Pic du Midi d'Ossau pela sua via normal, além de inúmeras vias de escalada. Este alojamento está localizado na travessia dos Pirenéus (HRP), bem como na variante GR10. O refúgio situa-se no base da face sudeste do Pic du Midi d'Ossau, imponente parede que se tornou, pela qualidade da sua rocha e pela variedade das suas vias, uma Meca para a escalada nos Pirenéus. Nas traseiras do refugio o Lac de Pombie. Para este, uma envolvência magnifica para apreciar os picos do vale de Ossau: Lurien (2826m), Palas (2589m) e Balaitous (3146m).

Procuramos a zona de Vivac, que se localiza à direita do refugio, montamos as tendas para a pernoita, uma vez mais, num cenário idílico com o Pic du Midi d'Ossau, Lurien, Palas e Balaitous.

FICHA TÉCNICA
Realização: 6 julho de 2023
Percurso: Refuge d`Ayous - Lac Bersau - Col des Moines - Trampolingeles - Pic d`Astu - Col d`Astu - Plaa de Gradillère - Col de Soum de Pombie - Refuge de Pombie
Distancia: 15,7kms
Duração: 7h52min
Tempo em movimento: 4h11min
Tempo parado: 3h41min
Movimento médio: 3,8km/h
Acumulado positivo: 1021m
Acumulado negativo: 964m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

LAC

PictographMountain pass Altitude 7,109 ft

COL DES MOINES

Photo ofCRÊTE DE LA MONTAGNE (POINT DE VUE PETIT LAC ASTÚN) Photo ofCRÊTE DE LA MONTAGNE (POINT DE VUE PETIT LAC ASTÚN) Photo ofCRÊTE DE LA MONTAGNE (POINT DE VUE PETIT LAC ASTÚN)

CRÊTE DE LA MONTAGNE (POINT DE VUE PETIT LAC ASTÚN)

PICO DE ASTÚN

Photo ofPOINT DE VUE LAC DE ASTÚN (TRUCHAS) Photo ofPOINT DE VUE LAC DE ASTÚN (TRUCHAS) Photo ofPOINT DE VUE LAC DE ASTÚN (TRUCHAS)

POINT DE VUE LAC DE ASTÚN (TRUCHAS)