Photo of2° dia Caminho da Fé: Andradas-MG x Pousada Santa Catarina-MG (bairro Tagua) com atrativos Photo of2° dia Caminho da Fé: Andradas-MG x Pousada Santa Catarina-MG (bairro Tagua) com atrativos Photo of2° dia Caminho da Fé: Andradas-MG x Pousada Santa Catarina-MG (bairro Tagua) com atrativos

September 8, 2021
September 2021

near Andradas, Minas Gerais (Brazil)

Segundo dia no Caminho da Fé: 07/09/21

Fiz o caminho independente de carro de apoio em modo solo, pra conhecer lugares e atrativos de forma livre e sem pressa.

Consegui levantar alguns atrativos que tem próximo ao caminho.

Esses pontos são opcionais para conhecer. Os dois gratuitos.

Se vc não quiser conhecer, é somente seguir o caminho da fé e sua sinalização.

Informação:
Aqui em Andradas na Praça Coronel Antônio Augusto de Oliveiraos, quase de frente o Palace Hotel, o Ramal da Rosa Mística e o Ramal de Santa Luzia se encontra com o Ramal principal que sai de Aguas da Prata.

O Ramal da Rosa Mística, é saindo do Santuario da Rosa Mística em Estiva Gerbi -SP em direção a Espírito Santo do Pinhal-SP e se conecta em Andradas-MG.
Serão 350km ate Aparecida-SP.

O Ramal de Santa Luzia é saindo de Espírito Santo do Pinhal-SP e se conecta em Andradas-MG. Serão 330km ate Aparecida-SP.
Em Espírito Santo do Pinhal-SP a Paróquia do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores é um dos santuários mais lindos. Vi algumas fotos.

Hoje: " SERRA DOS LIMAS "

Pontos de atrativos levantados:

* Córrego pra banho após a Gruta de São Miguel Arcanjo - 18,23km - Gratuito

* Cachoeira da Barra - 23,24km - Gratuito

Resumo de pontos importantes no meio do caminho em setembro período de seca - abastecimento:

1° - Lanchonete mirante serra dos limas - lanches, bebidas em geral e banheiro, capela - 11.63km

2° - Lanchonete capela dos Arcanjos - Josilene - 11,88km - faz almoço e cafe da manha, lanches, bebidas em geral e banheiro - reservas: 35-99746-4752 @pontodeapoiocapeladosarcanjos - 200m a frente do mirante da serra dos limas;

3° - De frente a praça onde esta a Igreja N.S. Aparecida, desde 2023 tem a pousada Vó dita como ponto de apoio: 35-99192-3128 / 99717-8615 @pousadavodita

4° - Pousada da Dona Natalina - 15,60km - pousada, lanches, bebidas em geral e banheiro: @pousada_donanatalina;

5° - Pousada do Quati - 17,60km - na Gruta Sao Miguel - pousada, lanches, bebidas em geral e banheiro: @pousadadoquati - 019-99936-8936;

6° - Pousada Nossa Senhora de Fátima e lanchonete - km267 do caminho da fé - 015-99742-6903 no Bairro da Barra;

7° - Bar do Constantino de Tiago no Bairro da Barra - 21,65km - lanches, bebidas em geral e banheiro: @oconstantinobar;

8° - Pousada MS no bairro da Barra, fica no fundo do campo de futebol - 035-99994-8373;

9° - Pousada da Joelma - 22,15km - no Bairro da Barra - pousada, lanches, bebidas em geral e banheiro: @pousadajoaoejoelma.

Desafio do dia:

* Serra dos Limas - 1,75km de subida forte, sendo apenas 1,3km de asfalto.

* Serra Morro do Sabão com 400m de subida forte, faz um plano e passa na cachoeira da estrada e volta a subir de novo por mais 460m forte na Serra do Sabonete.
O morro do sabao em agosto de 2023 foi colocado terra para tirar a dificuldade que era de subir ou de descer num terreno bem escorregadio. Ele formava um piso liso.
Qd chovia, ficava muito perigoso.
Foi aterrado para melhorias dos locais que ali moram e precisa transitar com maior freguencia.

O Caminho da fé é um caminho desafiador com muitas subidas e descidas fortes que requer um bom preparo físico e psicológico.
De preferência ir leve ou ter um carro de apoio.
Existe várias agencias que faz o caminho e poderá lhe dar um suporte.

Em Andradas, Dona Natalina tbm tem pousada com pacote completo: janta e cafe da manha. Veja em seu perfil: @pousada_donanatalina.

No bairro Barra agora tem 4 opções de hospedagens:

Pousada do Quati: 019-99936-8936

Pousada Nossa Senhora de Fátima: 015-99742-6903

Pousada MS: 035-99994-8373
Fica atras do campo de futebol.

Pousada João e Joelma: 035-99955-2254

Todas estao com seu pontos corretos no maps.

Pra início de caminhada fiquei hospedada no:

Andradas Palace Hotel - tem piscina no terraço.
em Andradas-mg
contato: 35-99930-6001 / 35-3731-6000
Fornece cafe da manha
@andradas_palace_hotel

Janta em Andradas: Belloto Espetinho e Churrascaria
35-3731-1561 - se estiver cheio, tem como levar uma marmita pra jantar no hotel

E pro pernoite desse dia:

Pousada Santa Catarina (Dona Sonia, Sr Zacarias e filha Fernanda)
Bairro Tagua
contato: 35-99863-6053
Fornece janta e cafe da manha
@pousada_santacatarina

OBS:

1° No caminho tem muita cortesia de moradores que colocam canos ou mangueiras disponibilizando agua. Somente beba diretamente da fonte onde estiver escrito AGUA POTAVEL. Mesmo assim algumas ainda fiquei na duvida e filtrei para tomar e nao me arriscar.
Leve um filtro sawyer ou clorin para potabilizar a agua e nao pegar uma infecção.
Tem varios relatos de agua contaminada e pessoas que passaram mal.

2° Nos Waypoint tem algumas informaçoes de quilometragem e horário que passei naquele local. É uma forma de fazer um diário de bordo pessoal. Favor ignorar.

PictographMountain hut Altitude 2,890 ft
Photo of6:40h saindo de Andradas palace hotel - saindo de frente o hotel - vire a esquerda e siga as setas amarelas nos postes Photo of6:40h saindo de Andradas palace hotel - saindo de frente o hotel - vire a esquerda e siga as setas amarelas nos postes Photo of6:40h saindo de Andradas palace hotel - saindo de frente o hotel - vire a esquerda e siga as setas amarelas nos postes

saindo do hotel vire a esquerda e siga as setas amarelas nos postes rumo a rodoviaria de Andradas e continue seguindo as setas e meu tracklog. Aqui em Andradas na Praça Coronel Antônio Augusto de Oliveiraos, quase de frente o Palace Hotel, o Ramal da Rosa Mística 350km e o Ramal de Santa Luzia 330km se encontra com o Ramal principal que sai de Aguas da Prata.

Vai pelo asfalto da direita passando dentro do posto de combustivel afim de sair dessa curva perigosa e após o posto a estrada continua melhor em reta - ou andar aqui mesmo bem no cantinho sem acostamento. Tenha cuidado.

Photo ofdir no trevo seguindo setas nas placas - em direção a Serra dos Limas - 2.14km Photo ofdir no trevo seguindo setas nas placas - em direção a Serra dos Limas - 2.14km Photo ofdir no trevo seguindo setas nas placas - em direção a Serra dos Limas - 2.14km

dir no trevo seguindo setas nas placas - em direção a Serra dos Limas - 2.14km

Ainda pelo asfalto, andar do lado esquerdo da pista e ficar de frente os carros na contra mao. É mais seguro andar assim pela esq.

Photo ofapos passar uma ponte estreita que passa um veiculo por vez, vire a Dir com inicio de estrada de terra - 3.25km 7.25h Photo ofapos passar uma ponte estreita que passa um veiculo por vez, vire a Dir com inicio de estrada de terra - 3.25km 7.25h Photo ofapos passar uma ponte estreita que passa um veiculo por vez, vire a Dir com inicio de estrada de terra - 3.25km 7.25h

PictographReligious site Altitude 2,749 ft
Photo ofcapela N.S Rosa Mística. pequeno trecho de asfalto - 4.16km Photo ofcapela N.S Rosa Mística. pequeno trecho de asfalto - 4.16km Photo ofcapela N.S Rosa Mística. pequeno trecho de asfalto - 4.16km

capela N.S Rosa Mística. pequeno trecho de asfalto - 4.16km

tem um galpao aberto para se proteger do sol ou da chuva - bancos para descanso.

Photo ofSeguir a esq no asfalto - a dir tem uma pequena capela na entrada da vinicola vinhos beloto. Vende água e vinhos - 4.36km Photo ofSeguir a esq no asfalto - a dir tem uma pequena capela na entrada da vinicola vinhos beloto. Vende água e vinhos - 4.36km Photo ofSeguir a esq no asfalto - a dir tem uma pequena capela na entrada da vinicola vinhos beloto. Vende água e vinhos - 4.36km

Photo ofinicio de estrada d terra e lindo ipe amarelo a dir - placa 282 do caminho - 4.84km Photo ofinicio de estrada d terra e lindo ipe amarelo a dir - placa 282 do caminho - 4.84km

Trecho com muito fluxo de veículos q passam correndo jogando poeira. Vire as costas e deixa ir com o vento. Se manter na pista da esquerda sempre!!!! Por segurança. Trecho bem perigoso, pois a poeira pode tampar a visao dos veículos q se cruzam. Olhos e ouvidos atentos. E andando pela esquerda vc vai ver os veiculos de frente. Alem de deixar a pista da direita livre para bikers e veiculos.

Photo ofDir na placa 280 - trecho com alto fluxo de veiculos - só poeira na epoca da seca - tampe o nariz Photo ofDir na placa 280 - trecho com alto fluxo de veiculos - só poeira na epoca da seca - tampe o nariz

Dir na placa 278 - regiao de cafezais

Photo ofinício d subida da serra dos limas ainda na estrada de terra - 9.86km Photo ofinício d subida da serra dos limas ainda na estrada de terra - 9.86km

início d subida da serra dos limas ainda na estrada de terra - 9.86km

Serao 1,77km de subida no total ate chegar no mirante 035 e lanchonete no topo da serra onde tem alguns bancos e uma bela paisagem. A subida no asfalto será de 1,33km. (440m na estrada de terra e 1,33km de asfalto ate o topo) Faça devagar e com varias paradas olhando sua volta sem pressa. Apreciar o presente é fundamental. Suba todos os morros sem pressa e pressão!

Photo ofInicio do asfalto na serra dos limas - subida bem inclinada - 10.30km. 9.09h Photo ofInicio do asfalto na serra dos limas - subida bem inclinada - 10.30km. 9.09h Photo ofInicio do asfalto na serra dos limas - subida bem inclinada - 10.30km. 9.09h

Inicio do asfalto na serra dos limas - subida bem inclinada - 10.30km. 9.09h

A subida no asfalto sera de 1,33km ate chegar no mirante. No mirante tem uma lanchonete e mais uns 400 metros após o mirante tem outro bar a direita - 2 locais para repor energias.

Photo ofdir Gruta N.S. de Lourdes - seguir subindo asfalto esq - em setembro não tinha água aqui - mina seca - placa 276 - 10.67km Photo ofdir Gruta N.S. de Lourdes - seguir subindo asfalto esq - em setembro não tinha água aqui - mina seca - placa 276 - 10.67km Photo ofdir Gruta N.S. de Lourdes - seguir subindo asfalto esq - em setembro não tinha água aqui - mina seca - placa 276 - 10.67km

esq segue caminho da fe no asfalto subindo - ao lado da lixeira de tambor azul, geralmente tem um cano com agua aqui na gruta. Em Setembro não tinha agua da mina nem no cano e torneira. A mina seca em períodos de estiagem. No final da subida e serra dos limas, no mirante 035 tem uma lanchonete p/ abastecer.

PictographProvisioning Altitude 3,907 ft
Photo offim da subida serra dos Limas - mirante 035 - banco e linda vista - lanchonete mirante serra dos limas - 11.63km 9.47h Photo offim da subida serra dos Limas - mirante 035 - banco e linda vista - lanchonete mirante serra dos limas - 11.63km 9.47h Photo offim da subida serra dos Limas - mirante 035 - banco e linda vista - lanchonete mirante serra dos limas - 11.63km 9.47h

Nesse ponto tem a lanchonete mirante serra dos limas - Capela Nossa Senhora das Graças e São Brás - qd fiz estava em construção - tbm logo a frente por 400m fica a lanchonete que tem a capela dos Arcanjos de Josilene - fornece almoço, lanches e bebidas

fornece almoço, lanches e bebidas

PictographReligious site Altitude 3,960 ft
Photo ofCapela N.S. Aparecida na praça Benedita Pereira Candido. água da mina estava seca em setembro. 10.13h 13.28km Photo ofCapela N.S. Aparecida na praça Benedita Pereira Candido. água da mina estava seca em setembro. 10.13h 13.28km Photo ofCapela N.S. Aparecida na praça Benedita Pereira Candido. água da mina estava seca em setembro. 10.13h 13.28km

De frente a praça, de esquina, desde 2023 tem a nova pousada Vo dita: 35-99192-3128 / 99717-8615 - @pousadavodita - um ponto de apoio e pousada / Na praça e igreja: nao usar os banheiros qd nao tiver agua - todas as capelas sao os voluntários q cuidam, entao nao sujem, carregue seu lixo ate um próximo ponto onde possa descartar corretamente. Tem um galpão grande com sombra pra descansar do sol ou se esconder da chuva.

PictographLake Altitude 3,953 ft
Photo ofRepresa com rego de agua para molhar - potabilizar agua para beber Photo ofRepresa com rego de agua para molhar - potabilizar agua para beber Photo ofRepresa com rego de agua para molhar - potabilizar agua para beber

Represa com rego de agua para molhar - potabilizar agua para beber

PictographReligious site Altitude 4,029 ft

PictographMountain hut Altitude 3,947 ft
Photo ofPousada da Dona Natalina - bebidas, lanches, agua potavel e banheiro - 15.59km 11.07h Photo ofPousada da Dona Natalina - bebidas, lanches, agua potavel e banheiro - 15.59km 11.07h Photo ofPousada da Dona Natalina - bebidas, lanches, agua potavel e banheiro - 15.59km 11.07h

Senhor Bento esposo de Dona Natalina fica na venda. Ambos uma simpatia incrivel. A capelinha é de Nossa Senhora de Guadalupe. Pra pouso fornece cama, janta e cafe da manha. Ela tbm tem uma hospedagem em Andradas. Esta cuidando do antigo Dora Moia Pousada.

Photo ofDir - algumas placas tem refletor com olho de gato - incrivel - 16.83km. 12.19h Photo ofDir - algumas placas tem refletor com olho de gato - incrivel - 16.83km. 12.19h

Dir - algumas placas tem refletor com olho de gato - incrivel - 16.83km. 12.19h

PictographReligious site Altitude 3,950 ft
Photo ofCapela d Santa Luzia - logo a frente esta a Gruta São Miguel arcanjo - nao beber a agua dela - 17.19km 12.25h Photo ofCapela d Santa Luzia - logo a frente esta a Gruta São Miguel arcanjo - nao beber a agua dela - 17.19km 12.25h Photo ofCapela d Santa Luzia - logo a frente esta a Gruta São Miguel arcanjo - nao beber a agua dela - 17.19km 12.25h

Aqui na capela de Santa Luzia nao tem agua e banheiro. Na Gruta São Miguel arcanjo que fica logo a frente: NAO BEBER DESSA AGUA SEM PURIFICAR. O reservatório da agua fica numa banheira do lado esquerdo da gruta com agua parada e exposta ao tempo, ao sol. A Pousada do Quati fica do lado da gruta Sao Miguel. @pousadadoquati - 019-99936-8936.

Photo ofCórrego pra descansar e banho - acesso aberto pela porteira a esq antes da ponte - 18.23km 12.57h Photo ofCórrego pra descansar e banho - acesso aberto pela porteira a esq antes da ponte - 18.23km 12.57h Photo ofCórrego pra descansar e banho - acesso aberto pela porteira a esq antes da ponte - 18.23km 12.57h

tem como entrar e curtir o corrego. tem bancos

Photo ofRiacho aberto a Esq. para molhar - mas tinha muitos urubus na fazenda ao lado banhando- 20.39 Photo ofRiacho aberto a Esq. para molhar - mas tinha muitos urubus na fazenda ao lado banhando- 20.39 Photo ofRiacho aberto a Esq. para molhar - mas tinha muitos urubus na fazenda ao lado banhando- 20.39

Se vc quiser tomar um bom banho de cachoeira e de graça, se tiver perna vai na cachoeira da barra. Eu fui la e mostro aqui no tracklog. Vc pode ir na cachoeira da barra na estrada ao lado da Capelinha Sagrada Familia na procissão de placas ou pela pousada da Joelma. Logo a frente quase chegando no bairro barra, tem a nova hospedagem da Pousada Nossa Senhora de Fátima: 015-99742-6903. Fornece lanche e bebidas tbm. No bairro Barra agora tem 3 hospedagens. Pousada Nossa Senhora de Fátima: 015-99742-6903 Pousada MS: 035-99994-8373 Pousada João e Joelma: 035-99955-2254

Photo ofSeguir a Dir - aqui a esq a capela sagrada familia e tbm ir para a Cachoeira da Barra- gratuito Photo ofSeguir a Dir - aqui a esq a capela sagrada familia e tbm ir para a Cachoeira da Barra- gratuito Photo ofSeguir a Dir - aqui a esq a capela sagrada familia e tbm ir para a Cachoeira da Barra- gratuito

aqui a esquerda seguindo reto e encontrar minha trilha la na frente no colchete a direita, vai para a cachoeira da Barra, sem ter que passar pela pousada da Joelma. Uma rota ótima para conhecer a cachoeira se não for dormir na Joelma. Cachoeira de acesso gratuito e muito linda!! Desse ponto ate a Cachoeira da Barra são 910 metros. Da Cachoeira da Barra ate a Pousada da Joelma la por cima seguindo meu tracklog, sera 830m. Se nao for ficar na joelma e quiser conhecer a cachoeira, vai na cachu e na volta passa na joelma pra conhecer e de la continuar o caminho da fe. Na Joelma vende picole, bebidas.

PictographProvisioning Altitude 2,946 ft
Photo ofBar Constantino de Tiago - Bebidas e lanches - Bairro Barra - 21.65km 14.10h Photo ofBar Constantino de Tiago - Bebidas e lanches - Bairro Barra - 21.65km 14.10h Photo ofBar Constantino de Tiago - Bebidas e lanches - Bairro Barra - 21.65km 14.10h

Bar Constantino de Tiago - Bebidas e lanches - Bairro Barra - 21.65km 14.10h

tem um banheiro publico em frente para uso - deixe limpo do jeito q vc encontrou. Atrás do campo de futebol tem a Pousada MS com piscina: 035-99994-8373. Otima opção pra estadia completa. Aqui em barra tem 3 hospedagens: Pousada Nossa Senhora de Fátima, Pousada MS e Pousada João e Joelma. Tem todas no maps.

Photo ofseguir a Esq da igreja de São Pedro - estava fechada - 21.79km Photo ofseguir a Esq da igreja de São Pedro - estava fechada - 21.79km Photo ofseguir a Esq da igreja de São Pedro - estava fechada - 21.79km

seguir a Esq da igreja de São Pedro - estava fechada - 21.79km

aqui tem outros bares antes da igreja e uma ferragista

Photo ofEsq entrada para a Pousada Joao e Joelma - Bairro Barra - 22.06km Photo ofEsq entrada para a Pousada Joao e Joelma - Bairro Barra - 22.06km Photo ofEsq entrada para a Pousada Joao e Joelma - Bairro Barra - 22.06km

Esq entrada para a Pousada Joao e Joelma - Bairro Barra - 22.06km

A pousada João e Joelma oferece cama, janta e café da manha - vende bebidas e picolé. Ligue com bastante antecedência p/ agendar pouso. tem uma linda Capela de N.S. Aparecida. Se for ficar aqui, deixe seu mochilao e vai ate a cachoeira da barra por 830m de ida - cachoeira gratuita e muito linda. É só seguir meu tracklog e ir pelo colchete da direita e nao da esquerda. Percurso por estradinha muito nítida. Nao tem placas indicando. Se tiver sorte, as cadelas Lassie e Caçulinha de Joelma poderá te guiar ate a cachoeira. No dia q estive lá, elas nao estavam.

Photo ofPasse pelo passador e seguir a Direita na estradinha de terra - cuidado com o arame farpado nos troncos - 22.49km Photo ofPasse pelo passador e seguir a Direita na estradinha de terra - cuidado com o arame farpado nos troncos - 22.49km

aqui uma das placas da procissao da serra que sai la do bairro onde tem a 1° placa ao lado do bar Constantino.

Photo ofAqui tem dois colchetes - ir pelo colchete da direita pra cachoeira e seguir estrada Photo ofAqui tem dois colchetes - ir pelo colchete da direita pra cachoeira e seguir estrada

A outra estrada da esquerda subindo, é um percurso de uma procissão e é uma subida puxada.

Photo ofEstrada da procissao - nao vir por aqui para a cachu - subida forte - 22.8km Photo ofEstrada da procissao - nao vir por aqui para a cachu - subida forte - 22.8km

Estrada da procissao - nao vir por aqui para a cachu - subida forte - 22.8km

caso vc vir por aqui como eu, continue estrada subindo ate ver um colchete a direita

Photo ofCachoeira da Barra - gratuita - 23.2km / 15:20h Photo ofCachoeira da Barra - gratuita - 23.2km / 15:20h Photo ofCachoeira da Barra - gratuita - 23.2km / 15:20h

Cachoeira da Barra - gratuita - 23.2km / 15:20h

leve todo lixo com vc de volta ate a pousada mais proxima

Photo ofCachu da barra de frente - otimo para um bom banho - 23.24km Photo ofCachu da barra de frente - otimo para um bom banho - 23.24km Photo ofCachu da barra de frente - otimo para um bom banho - 23.24km

Cachu da barra de frente - otimo para um bom banho - 23.24km

Photo ofAcesso certo para ir a cachoeira da barra pela Estrada Photo ofAcesso certo para ir a cachoeira da barra pela Estrada Photo ofAcesso certo para ir a cachoeira da barra pela Estrada

Acesso certo para ir a cachoeira da barra pela Estrada

Photo ofIr pelo colchete da Dir do painel da procissão e seguir estrada 23.68km Photo ofIr pelo colchete da Dir do painel da procissão e seguir estrada 23.68km

Ir pelo colchete da Dir do painel da procissão e seguir estrada 23.68km

Não ir por cima pela procissão. Pela estrada da direita é mais fácil. Tem gado solto no pasto, entao entre pelo colchete e feche o colchete rapidamente.

PictographMountain hut Altitude 2,979 ft
Photo ofna Pousada de Joelma d novo - 24.07km 16.25h - saida 17h pro bairro tagua - ainda faltava 5,4km Photo ofna Pousada de Joelma d novo - 24.07km 16.25h - saida 17h pro bairro tagua - ainda faltava 5,4km Photo ofna Pousada de Joelma d novo - 24.07km 16.25h - saida 17h pro bairro tagua - ainda faltava 5,4km

vende bebidas, picole

essa subida de 940m, tem 310m de ladeira do morro do sabao e depois da cachoeira da estrada mais 460m de subida forte e inclinada. O morro do sabao foi a subida mais inclinada e dificil do caminho da fe. É poucos metros, mas mata qualquer um.

qd ver a placa cachoeirinha, é aqui que começava uma subida forte e ingrime do morro do sabao. O morro do sabão em agosto de 2023 foi colocado terra para tirar a dificuldade que era de subir ou de descer um terreno escorregadio. A terra colocada, foi p/ tirar o terreno liso q era. Qd chovia, ficava muito perigoso. Foi feito isso para melhorias dos locais que ali moram e precisa transitar com maior freguencia.

Photo ofgruta e água - nao diz q é potavel. inicio do trecho 'Morro do sabao' por 310 m - 25.3km Photo ofgruta e água - nao diz q é potavel. inicio do trecho 'Morro do sabao' por 310 m - 25.3km Photo ofgruta e água - nao diz q é potavel. inicio do trecho 'Morro do sabao' por 310 m - 25.3km

tem um bar e lanchonete aqui ao lado. Essa ladeira se chamava Morro do Calixto, mas os peregrinos a chamam de Morro do sabao. A terra q colocaram tirou o liso do chao para nao escorregar.

Photo ofCachoeira da estrada - placa 264 - outra subida a frente de 460m - morro do sabonete - 25.71km Photo ofCachoeira da estrada - placa 264 - outra subida a frente de 460m - morro do sabonete - 25.71km Photo ofCachoeira da estrada - placa 264 - outra subida a frente de 460m - morro do sabonete - 25.71km

Vc subiu o morro do sabao e agora vai subir o sabonete - vc achou que era so o morro do sabao? se prepara pois tem mais subida a frente na subida do sabonete - aqui na cachu um otimo local pra descanso e se molhar - Fizeram uma ponte pra nao molhar os pes

Photo ofFim da subida desde o inicio antes da gruta do morro do sabao - 940m no total - bem puxadinho - 26.17km Photo ofFim da subida desde o inicio antes da gruta do morro do sabao - 940m no total - bem puxadinho - 26.17km Photo ofFim da subida desde o inicio antes da gruta do morro do sabao - 940m no total - bem puxadinho - 26.17km

mais a frente tive um lindo por do sol olhando para tras

PictographMountain hut Altitude 2,900 ft
Photo ofPousada Santa Catarina de Dona Sônia e Sr Zacarias / Fernanda filha - Bairro Tagua- 29.71km 18.25h Photo ofPousada Santa Catarina de Dona Sônia e Sr Zacarias / Fernanda filha - Bairro Tagua- 29.71km 18.25h Photo ofPousada Santa Catarina de Dona Sônia e Sr Zacarias / Fernanda filha - Bairro Tagua- 29.71km 18.25h

cheguei escurecendo - para pouso oferece cama, janta e café da manha. Tem tanque para lavar roupas. Banheiro comunitário. Fornece queijo e café para quem estiver só passando - tem carimbo - vende bebidas.