Activity

29-04-2023 – Trilho dos dois Palácios (incompleto)

Download

Trail photos

Photo of29-04-2023 – Trilho dos dois Palácios (incompleto) Photo of29-04-2023 – Trilho dos dois Palácios (incompleto) Photo of29-04-2023 – Trilho dos dois Palácios (incompleto)

Author

Trail stats

Distance
6.2 mi
Elevation gain
574 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
883 ft
Max elevation
1,049 ft
TrailRank 
42
Min elevation
1,049 ft
Trail type
One Way
Coordinates
241
Uploaded
April 30, 2023
Recorded
April 2023
Be the first to clap
Share

near São Pedro, Lisboa (Portugal)

Viewed 19 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo of29-04-2023 – Trilho dos dois Palácios (incompleto) Photo of29-04-2023 – Trilho dos dois Palácios (incompleto) Photo of29-04-2023 – Trilho dos dois Palácios (incompleto)

Itinerary description

29-04-2023 – Trilho dos dois Palácios, Sintra a Mafra, (incompleto)

Este trilho, normalmente executado numa conhecida prova desportiva no sentido Mafra Sintra, foi por mim ajustado como primeira etapa do caminho que efectuei para Fátima em Maio de 2022.
Sendo um trilho com uma altimetria exigente foi por mim entendido como uma boa escolha de treino para execução com todo o equipamento para o caminho que ainda espero poder percorrer rumo a Fátima no decurso do próximo mês em autonomia total.

Com inicio em S. Pedro de Sintra pelas 07.30 h tudo corria em conformidade com o planeado, não obstante os chuviscos que amiúde se faziam sentir obrigarem a recorrer ao uso do poncho para evitar uma molha.
Nesta altura do ano os campos apresentam um bela diversidade de cores dignas de atenta observação, como prefaciava a minha saudosa amiga Maria Germana Tânger sobre o tema, Maio é o mês onde proliferam os “amarelos”.

Aproximadamente ao PK 9.700, na zona de Terrugem e sem que nada o indiciasse fui, no real sentido da palavra, ferozmente perseguido por um cão raça serra da estrela que de imediato foi seguido por mais três outros da mesma raça que surgiram saídos da extrema da única propriedade existente imediatamente após a minha acelerada passagem pelo local.
Nessa apressada fuga que visava busca de local que pudesse oferecer alguma protecção para fazer frente à ameaça acabei por dar um enorme tombo que me deixou bastante magoado, particularmente ao nível da cabeça, muito embora o instinto tivesse reagido de imediato e obrigasse a continuar a fuga aos quatro animais que, eventualmente com a minha queda, se terão aturdido perseguindo-me mais lentamente permitindo-me ganhar algum precioso avanço acabando por se imobilizarem quando eu já atravessava o cruzamento ali existente.

Ainda percorri cerca de mais sessenta metros antes de parar afastando-me assim para uma distância que me pareceu mais segura.
Depois de efectuada uma breve avaliação ao meu estado físico, que muito embora não não visse como muito grave era bem patente que carecia de célere tratamento médico.

Após um primeiro curativo com o kit de primeiros socorros que sempre me acompanha estabeleci contacto afim de ser evacuado para uma unidade hospitalar, ao caso o hospital Fernando da Fonseca, onde cheguei pelas 11.30h tendo sido de imediato encaminhado para a cirurgia onde fui suturado na cabeça e testa, seguindo-se diversos outros exames de despistagem (TAC e RX) que em consultas posteriores nada mais detectaram senão pequenas escoriações nos membros anteriores, acabando por ter alta pelas 17,30h.

Entendo ser oportuno referir o excelente atendimento que fui alvo por parte de todos os profissionais que comigo contactaram, sem exepção todos eles foram extremamente atenciosos e de um profissionalismo exemplar que raramente é reportado por todos aqueles que passam nesta unidade de urgência e não sendo de todo o meu caso expresso a todos eles o meu profundo reconhecimento pela forma como fui tratado, bem ajam.

Como ficou patente o trilho ficou-se por aqui… e para que tal não se volte a repetir depois da saída do hospital dirigi-me ao posto da GNR de Sintra a fim de dar registo desta triste ocorrência.

Fica a informação deste perigoso local a evitar onde sucedeu o supra descrito;
Georreferencia para pesquisa Google Maps e Earth, N38.84894 W9.389453
Zona fronteira ao muro do nº 14 da Rua de Ourém, identificado como “Quinta de S. Sebastião” na Terrugem em Sintra.

Obs: As fotos nem sempre correspondem aos waypoints.

☑ Leve seu lixo consigo.
☑ Proteja o meio ambiente, todos saímos a ganhar.

S.I.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 950 ft
Photo of01 Photo of01 Photo of01

01

PictographPhoto Altitude 285 ft
Photo of02 Photo of02 Photo of02

02

PictographPhoto Altitude 503 ft
Photo of03 Photo of03 Photo of03

03

Comments

    You can or this trail