24.02.23 - 16° dia - Praias do Nordeste: Ipioca-AL x Jacarecica-AL

Photo of24.02.23 - 16° dia - Praias do Nordeste: Ipioca-AL x Jacarecica-AL Photo of24.02.23 - 16° dia - Praias do Nordeste: Ipioca-AL x Jacarecica-AL Photo of24.02.23 - 16° dia - Praias do Nordeste: Ipioca-AL x Jacarecica-AL

February 24, 2023
February 2023

near Floriano Peixoto, Alagoas (Brazil)

A Rota Costa dos Corais termina em Ipioca.
Seguimos nosso plano de chegar ate Maceio, percorrendo as praias do nordeste desde Recife.

Fim da jornada caminhando pelas belíssimas Praias do Nordeste começando em Recife e chegando em Jacarecica em Maceio.
Foi um curto período para fazer a travessia.
Sendo que alguns lugares pulei por conta de travessia de rio e nao ter absoluta certeza que era possivel atravessar caminhando ou se tinha embarcação para fazer. Nao tendo tempo ou dias de sobra, nao arrisquei...
Foi uma das experiencias mais incriveis que pude ter...
Foi tudo muito magico e perfeito!!!
Poderia ter explorado mais, mas nao teve como trazer toda informação que gostaria...

Dicas do dia:

1) Pra começar nao tinha certeza como seria a travessia do Rio Meirim e nao podendo arriscar o ultimo dia, pois alem de fazer a caminhada, ainda tinhamos que começar a voltar pra casa doa aeroporto de Maceio. Nao tinhamos tempo sobrando. Por conta disso fomos um trecho de van de Ipioca e entramos na (estrada do mangue - fale assim para o motorista da van) que acessa a Praia dos Casais. Pra ir de onibus a passagem é só com carteirinha de transporte de onibus. Sendo no dinheiro tem q ir de van. O ponto de onibus fica ao lado da Panificação Massa Fina onde tomamos cafe e comemos um pao com manteiga. São apenas 3,96km de van, mas valeu a economia na pernada p/ a gente aproveitar o ultimo dia nas praias, mesmo com o tempo fechado e vez ou outra chuviscando como foi no nosso 1° dia de caminhada pelas praias. Começamos com chuva e terminamos com chuvas.
Eram as bênçãos vindas do céu.

2) apos descer da van, atravessa a rodovia e acesse a estrada de terra que atravessa um enorme mangue. Se andar devagar e em silencio é possível ver os caranguejos.
Se o mangue estiver cheio de agua, é possivel quase no final da estrada formar uma lago e quase nao ter jeito de nao molhar os pés. Alias esse é o dia que mais se atravessa riachos e rios. Molhe o pé logo sem dó e nao caia, ou escorregue.
Logo a frente vc entrara na Praia dos Casais e siga a direita em belas praias.

3) no km 6,74 tem o mirante da sereia no concreto a direita. É possivel ir ate ele e subir. Nao fomos.

4) no km 7,05km fica a Praia da Sereia onde tem um linda Estatua dela a esquerda. Com mare baixa é possivel ir ate ela. Linda praia e tem aqui bares, um posto de bombeiros e otimos locais para banho.

5) Apos a Praia da Sereia tem a travessia do rio Prataji . Esse rio estava bem cheio no nosso dia, fundo e largo. Talvez com mare baixa é possivel atravessar na sua foz.
Veja na hora.
Conosco conhecemos o Charlie Brown que trabalha por ali e nos mostrou a trilha molhada dentro do mangue para que pudéssemos acessar a ponte e depois voltar p/ a praia de novo. Ótima fuga de travessia perigosa. A trilha dentro do mangue é coberta por agua.
Nao teve jeito e continuamos a molhar os tênis. Ao chegar na Rodovia de asfalto, vire a esquerda em direção a ponte sobre o Rio Prataji. Assim q passou a ponte, entre numa trilha com entulhos no coqueiro a esquerda descendo rumo a praia de novo. Cuidado nesse trecho nos entulhos. Melhor q correr risco em atravessar o rio cheio.
Continue indo a Direita agora na Praia Garça Torta.

6) no km 8,54 vc vai passar por umas Ruinas de um antiga ponte. Tem muitas pedras pequenas e grandes no chao. Extremo cuidado se estiver com mare alta.

7) Quase chegando na Moldura de Maceió, tem a ultima travessias de rio. Esse Rio tem uma forte correnteza e barranco nas beiradas. Vai para a foz e faça a travessia onde o mar entra no rio.

8) Fizemos nossa foto de comemoração na moldura de Maceio e seguimos caminhando dali para o motel c que sabe para tomar banho, arrumar mochilas com os tenis molhados e fomos de chinelo p/ o aeroporto de Maceio e começar a voltar para Goiânia no mesmo dia.

Sobre as travessias de rio ou riacho:

Muitos falam atravessar no foz, eu chamo de: zona morta. O que quero dizer é onde os dois brigam pra entrar um no outro. Pois é um caminho seguro pra atravessar qd a onda do mar tentar entrar e o rio tenta avançar pra dentro do mar. Nesse encontro de aguas é o local mais seguro ou subir o rio e analisar de atravessar mais a cima. Vc vai ter q analisar na hora o q fazer. Uma dica que sempre fiz, foi qd era muito perigoso e duvidoso, tirava a mochila das costas, deixava numa margem alta, pois a mare pode subir e rodar a mochila e então ia ver sem nada adentrando o rio pra ver qual local seria mais seguro para a travessia. Tinha travessia de rio, que era mais fácil no desemboque dele no mar e outras vezes no meio do rio onde tinha uma faixa de areia. Esse tipo de situação será constante em todo percurso, por isso ser cauteloso na decisão que tomar e não se arriscar. Se perceber que tem embarcação, acione o barco e pague uma taxa em vez de correr perigo, ou outra alternativa se tem algum meio de escape por ponte perto, como aconteceu conosco algumas vezes. Alternativas tem, basta vc fazer a leitura e tomar a decisão correta no instante q estiver lá.

Desejamos uma boa caminhada e sempre estude a tabua de mare um dia antes para fazer um bom planejamento e seja resiliente, pois nao temos controle de tudo. Isso é impossível. Seja positivo e tome atitudes nao arriscadas.
Pelo menos tente!!! kkkkk

Aplicativo para ver a tábua de maré e outros fatores: NAUTIDE

Minhas pesquisas de nomes de praias, rios, etc, é tudo em cima do mapa do exercito:

Outra dica é tbm fazer um roteiro em cima do maps.
Consegui colocar alguns pontos importantes para dar referencia com fotos e avaliações.
Um bom planejamento e menos surpresas vai ter.
No resto, amei toda a travessia...
Que vc seja feliz assim como fomos!!!

PictographMountain hut Altitude 26 ft
Photo ofSaida do hostel pela estrada no fundo de frente o manguezal - 7.11h Photo ofSaida do hostel pela estrada no fundo de frente o manguezal - 7.11h Photo ofSaida do hostel pela estrada no fundo de frente o manguezal - 7.11h

Saida do hostel pela estrada no fundo de frente o manguezal - 7.11h

Photo ofpra mim é uma porta, mas os locais a chama de 'Janela do Paraiso' - 430m Photo ofpra mim é uma porta, mas os locais a chama de 'Janela do Paraiso' - 430m Photo ofpra mim é uma porta, mas os locais a chama de 'Janela do Paraiso' - 430m

pra mim é uma porta, mas os locais a chama de 'Janela do Paraiso' - 430m

PictographProvisioning Altitude 34 ft
Photo ofToca do Tubarão Praia Delivery - janta e bebidas - 710m - 7.27h Photo ofToca do Tubarão Praia Delivery - janta e bebidas - 710m - 7.27h Photo ofToca do Tubarão Praia Delivery - janta e bebidas - 710m - 7.27h

Toca do Tubarão Praia Delivery - janta e bebidas - 710m - 7.27h

Pra jantar recomendo vir aqui na Toca do Tubarão Praia Delivery, onde Waldemar tbm lhe acolhe com muito carinho. Otima opção de bebidas e comida: 082-99385-8433.

Pra ir de onibus a passagem é só com carteirinha de transporte de onibus- no dinheiro tem q ir de van.

Photo ofEntrada da estrada de terra no mangue p/ a Praia dos Casais - 4.88km - 7.54h Photo ofEntrada da estrada de terra no mangue p/ a Praia dos Casais - 4.88km - 7.54h Photo ofEntrada da estrada de terra no mangue p/ a Praia dos Casais - 4.88km - 7.54h

Entrada da estrada de terra no mangue p/ a Praia dos Casais - 4.88km - 7.54h

na estrada se estiver em periodo de cheia, vai estar alagada la na frente

Photo ofágua do mangue na estrada formando um lago - 5.06km Photo ofágua do mangue na estrada formando um lago - 5.06km Photo ofágua do mangue na estrada formando um lago - 5.06km

água do mangue na estrada formando um lago - 5.06km

com cuidado é possível ver os caranguejos

Photo ofPraia dos Casais indo a direita - 5.19km - 8.07h Photo ofPraia dos Casais indo a direita - 5.19km - 8.07h Photo ofPraia dos Casais indo a direita - 5.19km - 8.07h

Praia dos Casais indo a direita - 5.19km - 8.07h

nao fomos ver o rio Meirim - nao sabia se daria tempo....

Praia New Orleans - 5.96km

PictographProvisioning Altitude 29 ft

Photo ofmirante da sereia no concreto a direita - nao subimos - mas tem como ir por uma trilhinha 6.74km Photo ofmirante da sereia no concreto a direita - nao subimos - mas tem como ir por uma trilhinha 6.74km Photo ofmirante da sereia no concreto a direita - nao subimos - mas tem como ir por uma trilhinha 6.74km

Photo ofEstatua da sereia a esquerda - linda praia - aqui bares - posto de bombeiros - 7.05km - 8.54h Photo ofEstatua da sereia a esquerda - linda praia - aqui bares - posto de bombeiros - 7.05km - 8.54h Photo ofEstatua da sereia a esquerda - linda praia - aqui bares - posto de bombeiros - 7.05km - 8.54h

nesse dia estava um tempo fechado com chuva ao fundo no mar - estava muito bom p/ caminhar

Photo ofarvore na praia da sereia - otima piscina natural - bares - 7.47km - 9h Photo ofarvore na praia da sereia - otima piscina natural - bares - 7.47km - 9h Photo ofarvore na praia da sereia - otima piscina natural - bares - 7.47km - 9h

arvore na praia da sereia - otima piscina natural - bares - 7.47km - 9h

Photo ofFomos pela trilha do mangue pra passar pela ponte - Charlie Brown- Rio Prataji - 7.76km Photo ofFomos pela trilha do mangue pra passar pela ponte - Charlie Brown- Rio Prataji - 7.76km Photo ofFomos pela trilha do mangue pra passar pela ponte - Charlie Brown- Rio Prataji - 7.76km

A travessia desse rio Prataji tava bem fundo e largo. Talvez com mare baixa é possivel atravessar. Veja na hora. Conosco conhecemos o Charlie Brown que trabalha por ali e nos mostrou a trilha molhada dentro do mangue para que pudéssemos acessar a ponte e depois voltar p/ a praia de novo. Otima fuga de travessia perigosa. A trilha dentro do mangue é coberta por agua. Nao teve jeito e molhamos os tenis. Nesse dia tem muitas travessias de riacho e rio. Melhor molhar os pes logo.

Rodovia e ponte sobre o Rio Prataji - 7.93km

PictographBridge Altitude 23 ft

ponte sobre o Rio Prataji - 8km

Photo ofir a Dir na praia garça torta apos travessia da ponte ou dentro do rio - 8.10 9.20h Photo ofir a Dir na praia garça torta apos travessia da ponte ou dentro do rio - 8.10 9.20h Photo ofir a Dir na praia garça torta apos travessia da ponte ou dentro do rio - 8.10 9.20h

Photo ofRuinas de um antiga ponte - tem pedras no chao - cuidado - chuviscando - 8.54km - 9.35h Photo ofRuinas de um antiga ponte - tem pedras no chao - cuidado - chuviscando - 8.54km - 9.35h

lanchamos aqui

Photo ofTravessia do Riacho Doce raso - 9.05km Photo ofTravessia do Riacho Doce raso - 9.05km Photo ofTravessia do Riacho Doce raso - 9.05km

Travessia do Riacho Doce raso - 9.05km

Photo ofbar e Praia da Garça Torta - 10.41km - 10h Photo ofbar e Praia da Garça Torta - 10.41km - 10h Photo ofbar e Praia da Garça Torta - 10.41km - 10h

bar e Praia da Garça Torta - 10.41km - 10h

linda curva - 10.91km

Photo ofTravessia de riacho raso com barrancos q podem desmoronar - nao pise em suas beiradas - 11.13km Photo ofTravessia de riacho raso com barrancos q podem desmoronar - nao pise em suas beiradas - 11.13km Photo ofTravessia de riacho raso com barrancos q podem desmoronar - nao pise em suas beiradas - 11.13km

Photo ofPonta Praia de Guaxuma - bares - 11.36km - 10.22h Photo ofPonta Praia de Guaxuma - bares - 11.36km - 10.22h Photo ofPonta Praia de Guaxuma - bares - 11.36km - 10.22h

Ponta Praia de Guaxuma - bares - 11.36km - 10.22h

Praia Guaxuma - bares - 11.64km

Photo oftravessia de riacho raso - vendo os prédios de maceio mais de perto - 12.11km - 10.34h Photo oftravessia de riacho raso - vendo os prédios de maceio mais de perto - 12.11km - 10.34h Photo oftravessia de riacho raso - vendo os prédios de maceio mais de perto - 12.11km - 10.34h

PictographRiver Altitude -19 ft
Photo ofRio muito forte-atravessar onde o mar entra no rio, na zona morta, pois a correnteza do rio é muito forte - 14.21km - 11.09h Photo ofRio muito forte-atravessar onde o mar entra no rio, na zona morta, pois a correnteza do rio é muito forte - 14.21km - 11.09h Photo ofRio muito forte-atravessar onde o mar entra no rio, na zona morta, pois a correnteza do rio é muito forte - 14.21km - 11.09h

zona morta quero dizer onde os dois brigam pra entrar um no outro. Pois é um caminho seguro pra atravessar qd a onda do mar tentar entrar e o rio tenta avançar. Nesse encontro de aguas é o local mais seguro ou subir o rio e analisar de atravessar mais a cima, pois nao olhamos tudo. Vc vai ter q analisar na hora o q fazer. Nesse dia q atravessamos, a correnteza do rio estava muito forte.

Photo ofMoldura de Maceio a Dir e fim da praia. Infelizmente, o fim de nossa jornada - 14.77km 11.20h Photo ofMoldura de Maceio a Dir e fim da praia. Infelizmente, o fim de nossa jornada - 14.77km 11.20h Photo ofMoldura de Maceio a Dir e fim da praia. Infelizmente, o fim de nossa jornada - 14.77km 11.20h

Dir na moldura - 14.92km

Photo ofmoldura de Maceio e fim de nossa travessia desde Recife - 14.98km 11.30h Photo ofmoldura de Maceio e fim de nossa travessia desde Recife - 14.98km 11.30h Photo ofmoldura de Maceio e fim de nossa travessia desde Recife - 14.98km 11.30h

moldura de Maceio e fim de nossa travessia desde Recife - 14.98km 11.30h

dali fomos tomar banho no motel c que sabe e fomos p/ o aeroporto de Maceio e começar a voltar para Goiânia no mesmo dia.