Photo of21.02.23 - 13° dia - Praias do Nordeste: 11° trecho Rota Costa dos Corais: Barra do Camaragibe-AL x Ilha da Croa-AL Photo of21.02.23 - 13° dia - Praias do Nordeste: 11° trecho Rota Costa dos Corais: Barra do Camaragibe-AL x Ilha da Croa-AL Photo of21.02.23 - 13° dia - Praias do Nordeste: 11° trecho Rota Costa dos Corais: Barra do Camaragibe-AL x Ilha da Croa-AL

February 21, 2023
February 2023

near Barra do Camaragibe, Alagoas (Brazil)

A travessia desse dia, pra mim foi uma surpresa em cima da outra...
Na minha opinião, foi o melhor trecho de todos os dias...

Eu fui bem cedinho no local onde nao conseguimos passar no dia anterior devido a maré alta. E como a maré se altera de 6 em 6 horas, ela estava alta de novo qd fui de madrugada.
Mas percebi que esse trecho que nao passamos tem muito acesso fácil pela população e estava bem suja. Entao, nao perdemos muita coisa...
Marquei o ponto onde tem essas casas e com a mare alta, as ondas te arremessam contra os concretos. Tem q ter cuidado se for passar aqui com mare alta.

Mostro onde ficamos hospedadas na Pousada e Restaurante Inicio dos Milagres, que fica de frente o mar e uma pracinha, onde o carnaval pegou fogo ate 0h.
Fornece otimo cafe da manha e almoço ate 15:30h.

Vamos as dicas:

1) Saindo de frente a pousada e atravessando a pracinha reto, vc vai ver a trilha que vai para a travessia do Rio Camaragibe, beirando uma cerca a direita. Siga essa trilha ate o final de frente o rio onde fica as embarcações.

2) Travessia do Rio Camaragige de barco. Nesse dia atravessamos com o barqueiro Gilson que trabalha das 5h as 17.30h. Nos cobrou 5,00 por pessoa.
O ponto no maps esta como: balsa.
Transporta pedestre, bike e motos.
Como disse que as praias desse lado aqui nao são muito limpas, muita gente faz assim: vai de barco pro outro lado e vai para a praia dos morros que é muito linda, larga e deserta. Otima para quem quer sossego e desfrutar de uma bela paisagem. Depois volta e pega o barco de novo p/ atravessar para a cidade.
Assim q vc atravessar e descer do barco, bem de frente tem uma casinha de guarda sol onde fica a trilha que atravessa a mata dos coqueirais. Vc podera pegar esse atalho e chegar mais rápido na praia dos morros.
A trilha é nítida e pode seguir ela ate sair na praia.
Eu fiz a ponta da praia pra conhecer tudo, pois a mare estava baixa nesse horario q estávamos caminhando. Com mare baixa, faz a curva pela praia e vai para a praia dos morros, vendo alguns pontos de lagos de banho e a entrada do mar no rio.
Faça sua escolha.

3) Na Praia dos Morros fique de ouvidos atentos, pois tem muita gente q anda de moto aqui, bike... Cuidado!!!

4) Na Praia dos Morros tem a Pousada Vila Entre Chaves: 021-96947-4345. Requinte e conforto. Ao lado dela tem entrada para a Capela N.S da Piedade. Não fomos na capela.

5) Assim que vai passar a Pousada Vila Entre Chaves, vc vai entrar numa curva grande que é o Ponta do Gamela. É extremamente importante fazer esse trecho com mare baixa para vc ver onde pisa, pois é muitas rochas no chão, buracos...
Tem muitas rochas pelo caminho onde é preciso se desviar para caminhar.
As falesias aqui tbm são muito lindas!!! Falésias multicoloridas.
Tem alguns locais que formava piscinas na mare baixa, mas nao sao convidativas e estavam cheias de ouriço do mar. Num paredao um pouco antes de entrar na curva da Ponta do Gamela, tinha duas bicas de agua descendo suas encostas. Uma delas tem mais volume de agua e é otimo p/ tomar banho de agua nao muito doce. Mas vai te dar um refresco muito bom.

6) apos passar a Ponta do Gamela, a praia do cebola fica com uma praia um pouco larga. Otimo escape se a mare estiver alta, da ponta da gamela.

7) quase chegando no Quiosque do Carro Quebrado, tem um lago de agua doce em frente o mar e que nao desagua no mar. Otimo local para um banho de agua doce se tiver tomado banho no mar.

8) No Quiosque Carro Quebrado vende bebidas, petiscos, agua e tem muita gente.
Leia a placa com a historia do carro quebrado.
No dia que passamos estava tendo ataque de aguas vivas nos banhistas.
Preste atenção aos sinais de pessoas sairem da agua com queimaduras...
Se vc quiser conhecer o mirante, vai ate la percorrendo essa estrada subindo e depois volte a esse ponto pra seguir a praia.

9) Um pouco depois do carro quebrado, tem a Pedra num formato de uma Face que fica em bx do mirante e as cores das pedras das falseias que sao incriveis!!!
Repare nas camadas de cores.

A chegada foi:
No maps esta "Praia da Ilha da Croa" e no mapa do exercito esta "Praia da Barra Ilha".
A ilha de Croa fica onde chegamos e atravessando uma ponte é que chega em Barra de Santo Antonio. É la que fica boa parte do comercio.
Fiquei encantada com a areia da Praia da Ilha da Croa.
Mais perfeita de todas as praias q andei. Branquinha, fofa e fininha.

Um pouco a frente da pousada Ilha Mar, esta o Letreiro "Ilha da Croa" onde tem bares, uma praia linda e onde fica o palco de carnaval, mas nao escutamos nada da pousada.
Aqui fica o caminho santo Antônio, que é uma faixa de areia que fica exposta em mare baixa igual o caminho de moises, mas com uma raia pequena. Com a maré alta, nao consegui ve-lo. Mas marquei proximo onde fica.

Pernoite:
Pousada Ilha Mar
082-99925-6122
Fornece café da manha.
Fica quase de frente o mar. Anda se pouco e chega numa linda praia e letreiro de Ilha da Croa.
Na pousada, Manoel e Filipe vende agua de 500ml e outras bebidas.

Janta:

Pedimos sanduiche e açai por delivery:

Top Açai Ilha da Croa: 82-99197-7341 - uma delicia!!!

O Sanduíche, refrigerante e agua de 1,5l foi pela lanchonete Sol e Mar: 82-99416-8739.

Photo ofMaré ainda alta 2 horas apos seu pico - essa curva é bem grande - como tem muito acesso com carros, nao era uma boa praia Photo ofMaré ainda alta 2 horas apos seu pico - essa curva é bem grande - como tem muito acesso com carros, nao era uma boa praia Photo ofMaré ainda alta 2 horas apos seu pico - essa curva é bem grande - como tem muito acesso com carros, nao era uma boa praia

foi esse trecho q nao conseguimos caminhar no dia anterior por conta da mare alta.

PictographRiver Altitude 6 ft
Photo of120m riacho com muito lixo q desagua no mar Photo of120m riacho com muito lixo q desagua no mar Photo of120m riacho com muito lixo q desagua no mar

120m riacho com muito lixo q desagua no mar

Toda essa encosta após marceneiro tem muito lixo devido os frequentadores com acesso com seus carros - a população é bem deslechada aqui.

PictographMountain hut Altitude 15 ft
Photo ofPousada e rest Inicio dos Milagres - Carlos - serve cafe quase 9h - 400m saída as 9.30h Photo ofPousada e rest Inicio dos Milagres - Carlos - serve cafe quase 9h - 400m saída as 9.30h Photo ofPousada e rest Inicio dos Milagres - Carlos - serve cafe quase 9h - 400m saída as 9.30h

a trilha que vai para a travessia do rio camaragibe, fica de frente a pousada - vc vai ver uma cerca a direita e essa trilha - siga essa trilha beirando cerca ate o final de frente o rio onde fica as embarcações.

Photo ofSegue a trilha beirando a cerca até seu final onde fica os barcos e atravessar pagando uma taxa - 470m Photo ofSegue a trilha beirando a cerca até seu final onde fica os barcos e atravessar pagando uma taxa - 470m Photo ofSegue a trilha beirando a cerca até seu final onde fica os barcos e atravessar pagando uma taxa - 470m

PictographRiver Altitude 10 ft
Photo ofTravessia de barco com o Gilson - trabalha das 5h as 17.30h - cobrou 5 por pessoa - Rio Camaragibe - 870m Photo ofTravessia de barco com o Gilson - trabalha das 5h as 17.30h - cobrou 5 por pessoa - Rio Camaragibe - 870m Photo ofTravessia de barco com o Gilson - trabalha das 5h as 17.30h - cobrou 5 por pessoa - Rio Camaragibe - 870m

ponto no maps balsa - muita gente faz assim: vai de barco pro outro lado, com mare baixa, faz a curva pela praia e vai para a praia dos morros que é muito linda, larga e deserta. Otima para quem quer sossego e desfrutar de uma bela paisagem. Depois volta e pega o barco de volta. Assim q vc descer do barco, bem de frente tem uma casinha de guarda sol onde fica a trilha que atravessa a mata dos coqueirais. Vc podera pegar esse atalho e chegar mais rapido na praia dos morros. Eu fiz a ponta da praia pra conhecer tudo. A trilha é nítida e pode seguir ela ate sair na praia. Faça sua escolha.

PictographRiver Altitude -2 ft
Photo ofA outra margem do Rio Camaragibe - aqui tem uma trilha q corta pelo coqueiral. Com mare baixa, fui pela praia- 1.18km- 9.48h Photo ofA outra margem do Rio Camaragibe - aqui tem uma trilha q corta pelo coqueiral. Com mare baixa, fui pela praia- 1.18km- 9.48h Photo ofA outra margem do Rio Camaragibe - aqui tem uma trilha q corta pelo coqueiral. Com mare baixa, fui pela praia- 1.18km- 9.48h

transporta pedestre, bike e motos. Tem uma foto q mostro a casinha.

Photo ofPonta da praia - só é possivel fazer essa curva com maré baixa - do contrario, vai pela trilha - 1.90km Photo ofPonta da praia - só é possivel fazer essa curva com maré baixa - do contrario, vai pela trilha - 1.90km Photo ofPonta da praia - só é possivel fazer essa curva com maré baixa - do contrario, vai pela trilha - 1.90km

Photo ofPraia do Morro - linda vista com a curda de falesias longe onde vamos passar - praia deserta e larga - 2.20km Photo ofPraia do Morro - linda vista com a curda de falesias longe onde vamos passar - praia deserta e larga - 2.20km Photo ofPraia do Morro - linda vista com a curda de falesias longe onde vamos passar - praia deserta e larga - 2.20km

Vir de barco e depois voltar pra cidade. Aqui não tem lixo. Areia limpa e branca. Ouvidos atentos pois tem muita gente q anda de moto aqui, bike... Cuidado!!!

PictographIntersection Altitude 17 ft
Photo ofAqui fica a trilha de saida ou entrada p/ pegar o barco, caso nao queira fazer a ponta da praia - 2.98 10.28h Photo ofAqui fica a trilha de saida ou entrada p/ pegar o barco, caso nao queira fazer a ponta da praia - 2.98 10.28h Photo ofAqui fica a trilha de saida ou entrada p/ pegar o barco, caso nao queira fazer a ponta da praia - 2.98 10.28h

trilha nitida dentro do coqueiral - nao tem como nao perder. só ter cuidado com bichos rasteiros - nunca se sabe. Coloquei o ponto no maps: Trilha p/ Praia Morros. Logo a frente, um pouco antes do proximo waypont, tem uma entrada para a Capela de Nossa Senhora da Piedade. Não sabia que ficava ali. Ate coloquei ela no maps p/ identificar o exato local. Vale dar uma saida da praia e conhecer

Photo ofPraia dos Morros de Camaragibe - Logo a frente fica a Pousada Vila Entre Chaves - tem uma capelinha - 5.16km - 11.10h Photo ofPraia dos Morros de Camaragibe - Logo a frente fica a Pousada Vila Entre Chaves - tem uma capelinha - 5.16km - 11.10h Photo ofPraia dos Morros de Camaragibe - Logo a frente fica a Pousada Vila Entre Chaves - tem uma capelinha - 5.16km - 11.10h

Pousada Vila Entre Chaves: 021-96947-4345 - tem entrada para a Capela N.S da Piedade. Não fomos na capela. Não sabia q ficava nesse ponto. Fica ali atras a direita.

Photo ofPraia dos morros - famosas falésias de areias coloridas - inicio da ponta do gamela - 5.59km Photo ofPraia dos morros - famosas falésias de areias coloridas - inicio da ponta do gamela - 5.59km Photo ofPraia dos morros - famosas falésias de areias coloridas - inicio da ponta do gamela - 5.59km

rochas q forma piscinas nao muito bonitas - estavam cheias de ouriço do mar - rochas - estando com mare alta acredito a Ponta do Gamela ser perigosa para atravessar caminhando.

Photo ofágua desce pela encosta dos paredoes - tem gosto salobro - nao confiavel - só se molhe - 5.85 11.25h Photo ofágua desce pela encosta dos paredoes - tem gosto salobro - nao confiavel - só se molhe - 5.85 11.25h Photo ofágua desce pela encosta dos paredoes - tem gosto salobro - nao confiavel - só se molhe - 5.85 11.25h

tinha duas bicas de agua caindo - uma delas tem mais volumes de agua - tinha umas piscinas em frente, mas nao sao bonitas - cuidado com os ouriços do mar.

Photo ofPonta do Gamela com pedras - um dos trechos mais belos de toda travessia, no meu ponto de vista - 6.23km - 11.56h Photo ofPonta do Gamela com pedras - um dos trechos mais belos de toda travessia, no meu ponto de vista - 6.23km - 11.56h Photo ofPonta do Gamela com pedras - um dos trechos mais belos de toda travessia, no meu ponto de vista - 6.23km - 11.56h

Photo offalesias no Ponta do Gamela - natureza perfeita !!! 6.35km Photo offalesias no Ponta do Gamela - natureza perfeita !!! 6.35km Photo offalesias no Ponta do Gamela - natureza perfeita !!! 6.35km

falesias no Ponta do Gamela - natureza perfeita !!! 6.35km

Com mare alta deve ser difícil esse setor

Photo ofInício da Praia Pedra do Cebola em frente curral no mar - curva grande em pedras - 7.33km 12.15h Photo ofInício da Praia Pedra do Cebola em frente curral no mar - curva grande em pedras - 7.33km 12.15h Photo ofInício da Praia Pedra do Cebola em frente curral no mar - curva grande em pedras - 7.33km 12.15h

Longo trecho com falésias altas a frente - Carro quebrado lá na frente - tem bebidas e petiscos

Praia Pedra do Cebola - 7.48km

Photo ofparedão - uma pedra grande dentro do mar - será que é a cebola? 7.84km Photo ofparedão - uma pedra grande dentro do mar - será que é a cebola? 7.84km Photo ofparedão - uma pedra grande dentro do mar - será que é a cebola? 7.84km

paredão - uma pedra grande dentro do mar - será que é a cebola? 7.84km

PictographRiver Altitude 35 ft
Photo ofUm lago de agua doce em frente o mar - nao desagua no mar - 8.89km - 12.40h Photo ofUm lago de agua doce em frente o mar - nao desagua no mar - 8.89km - 12.40h Photo ofUm lago de agua doce em frente o mar - nao desagua no mar - 8.89km - 12.40h

Um lago de agua doce em frente o mar - nao desagua no mar - 8.89km - 12.40h

Photo ofQuiosque Carro Quebrado - bebidas, petiscos, agua - muita gente - 9.27km 12.46h Photo ofQuiosque Carro Quebrado - bebidas, petiscos, agua - muita gente - 9.27km 12.46h Photo ofQuiosque Carro Quebrado - bebidas, petiscos, agua - muita gente - 9.27km 12.46h

Quiosque Carro Quebrado - bebidas, petiscos, agua - muita gente - 9.27km 12.46h

Logo a frente tem uma estrada a direita que vai para o mirante e onde fica os carros estacionados. Tinha muita gente. Nesse dia estava tendo ataque de aguas vivas. Leia a placa com a historia d carro quebrado.

PictographIntersection Altitude 25 ft
Photo ofvai pro mirante subindo uma estrada em ladeira a direita - nao fomos - 9.36km Photo ofvai pro mirante subindo uma estrada em ladeira a direita - nao fomos - 9.36km Photo ofvai pro mirante subindo uma estrada em ladeira a direita - nao fomos - 9.36km

vai pro mirante subindo uma estrada em ladeira a direita - nao fomos - 9.36km

se vc quiser conhecer o mirante, vai ate la percorrendo essa estrada subindo e depois volte a esse ponto pra seguir a praia.

Photo ofPedra da Face em bx do mirante - pedras coloridas - tem como ver nítido suas camadas - 9.77km - 13h Photo ofPedra da Face em bx do mirante - pedras coloridas - tem como ver nítido suas camadas - 9.77km - 13h Photo ofPedra da Face em bx do mirante - pedras coloridas - tem como ver nítido suas camadas - 9.77km - 13h

repare nos detalhes das cores das falesias..... é surreal!!! olha essas pedras????

Photo ofAbre um pouco de faixa de areia nas falésias de cor brancas - coqueiros a frente - 10.20km Photo ofAbre um pouco de faixa de areia nas falésias de cor brancas - coqueiros a frente - 10.20km Photo ofAbre um pouco de faixa de areia nas falésias de cor brancas - coqueiros a frente - 10.20km

falésias de areia?? Cor amarelo e branco - daqui olha pra trás e veja tudo q andou - que lugar lindo!!!

Photo offim das falésias e início de setor com coqueiros - parada p/ lanche sem ninguém - 10.54km Photo offim das falésias e início de setor com coqueiros - parada p/ lanche sem ninguém - 10.54km Photo offim das falésias e início de setor com coqueiros - parada p/ lanche sem ninguém - 10.54km

carro quebrado tava muito cheio

Photo ofVarios locais de sombra nas arvores e local limpo - praia deserta - 11.22km - 13.53h Photo ofVarios locais de sombra nas arvores e local limpo - praia deserta - 11.22km - 13.53h Photo ofVarios locais de sombra nas arvores e local limpo - praia deserta - 11.22km - 13.53h

Photo ofresort Vila Galé Hoteis e placas de alertas - ainda é Praia do Carro Quebrado - 13km Photo ofresort Vila Galé Hoteis e placas de alertas - ainda é Praia do Carro Quebrado - 13km Photo ofresort Vila Galé Hoteis e placas de alertas - ainda é Praia do Carro Quebrado - 13km

linda paisagem daqui - mar absurdamente belo

Photo ofPlaca local deserto - Praia da ilha da croa no maps e no mapa do exercito: Praia da Barra Ilha - 15.63km -15h Photo ofPlaca local deserto - Praia da ilha da croa no maps e no mapa do exercito: Praia da Barra Ilha - 15.63km -15h Photo ofPlaca local deserto - Praia da ilha da croa no maps e no mapa do exercito: Praia da Barra Ilha - 15.63km -15h

aqui a mare ja estava subindo rápido. Ja andávamos na ribanceira da praia.

PictographIntersection Altitude 18 ft
Photo ofTivemos que sair mais cedo da praia devido a mare alta - fomos a Direita aqui rumo entrada- 15.96km - 15.14h Photo ofTivemos que sair mais cedo da praia devido a mare alta - fomos a Direita aqui rumo entrada- 15.96km - 15.14h Photo ofTivemos que sair mais cedo da praia devido a mare alta - fomos a Direita aqui rumo entrada- 15.96km - 15.14h

PictographIntersection Altitude 31 ft

PictographIntersection Altitude 28 ft

PictographIntersection Altitude 32 ft
Photo ofesquerda - por aqui tem varias entradas e saida p/ a praia - 16.94km Photo ofesquerda - por aqui tem varias entradas e saida p/ a praia - 16.94km

esquerda - por aqui tem varias entradas e saida p/ a praia - 16.94km

PictographIntersection Altitude 30 ft

PictographIntersection Altitude 37 ft
Photo ofbus, van na praça do Ó - ponto de onibus - seguimos reto - 17.21km Photo ofbus, van na praça do Ó - ponto de onibus - seguimos reto - 17.21km

bus, van na praça do Ó - ponto de onibus - seguimos reto - 17.21km

PictographIntersection Altitude 26 ft

PictographMountain hut Altitude 15 ft
Photo ofPousada Ilha Mar - Manoel - Filipe - tem piscina e fornece cafe da manha - 17.79km 15.56h Photo ofPousada Ilha Mar - Manoel - Filipe - tem piscina e fornece cafe da manha - 17.79km 15.56h Photo ofPousada Ilha Mar - Manoel - Filipe - tem piscina e fornece cafe da manha - 17.79km 15.56h

Filipe vende agua de 500ml e outras bebidas. Pedimos sanduiche e açai por delivery. Top Açai Ilha da Croa: 82-99197-7341 - uma delicia!!! O Sanduiche, refrigerante e agua de 1,5l foi pela lanchonete Sol e Mar: 82-99416-8739.

PictographIntersection Altitude 20 ft
Photo ofLetreiro Ilha da Croa e bares - muita gente - a maré estava muito alta - 18.15km - 16.35h Photo ofLetreiro Ilha da Croa e bares - muita gente - a maré estava muito alta - 18.15km - 16.35h Photo ofLetreiro Ilha da Croa e bares - muita gente - a maré estava muito alta - 18.15km - 16.35h

fui mais a frente tentar ver o caminho de santo antonio. Areia linda branquinha e fininha!!!

Photo ofcaminho santo Antônio tampado pela maré alta - 18.52km - 16.41h Photo ofcaminho santo Antônio tampado pela maré alta - 18.52km - 16.41h Photo ofcaminho santo Antônio tampado pela maré alta - 18.52km - 16.41h