Subida ao Monte Roraima 7 dias - Venezuela

Photo ofSubida ao Monte Roraima 7 dias - Venezuela Photo ofSubida ao Monte Roraima 7 dias - Venezuela Photo ofSubida ao Monte Roraima 7 dias - Venezuela

5 days 22 hours 6 minutes
March 6, 2024
February 2024

near Chirimatá, Estado Bolívar (Bolivarian Republic of Venezuela)

Trilha do Monte Roraima feita no carnaval de 2024. Juntei os trechos que gravei no GPS e deu uma alteração no desnível, que é de aproximadamente 4.500m.

Dia 1: Paraitepuy - Campamento Rio Tek
Começo da trilha na vila de Paraitepuy e caminhada até o Acampamento Rio Tek. A trilha é fácil e em sua maior parte plana. Saímos por volta de 13h de Paraitepuy e levamos 4h até o acampamento onde aproveitamos pra tomar um banho no Rio Tek.

Dia 2: Campamento Rio Tek - Campamento Base
Trecho de subida até o acampamento base, com parada na cachoeira no meio do caminho. Chegamos no início da tarde no acampamento, tivemos bastante tempo livre e conseguimos tomar um banho no riachinho perto do camping.

Dia 3: Campamento Base - Hotel Laguna
Subida até o platô do Monte Roraima, passando pelo Passo das Lágrimas. Tinha chovido um pouco no dia anterior e as cachoeiras do Passo estavam com água, mas não atrapalhou a subida. Depois do Passo, caminhamos mais 1h30min até o nosso acampamento no Hotel Laguna.

Dia 4: Mirante da Janela, Jacuzzi, Maverick
Dia de fazer um bate e volta. Passamos pelo Vale dos Cristais, o Mirante da Janela, almoçamos nas piscinas Jacuzzis e subimos até o Maverick, o topo do Monte Roraima.

Dia 5: Tríplice Fronteira, Fosso
Nos dividimos em dois grupos e eu fui até a Tríplice fronteira onde tem o marco entre Venezuela, Brasil e Guiana. Na ida passamos no Mirante da Prisão do Dragão e em mais um Vale dos Cristais. Na volta fomos até a Cachoeira do Fosso, com suas águas congelantes. O outro grupo foi até o Mirante da Fenda e a Caverna dos Guacharos.

Dia 6: Hotel Laguna - Campamento Rio Tek
Dia de descer o que subimos em dois dias. A caminhada é longa, fazia muito calor esse dia e as cachoeiras do Passo das Lágrimas estavam secas. Paramos pra almoçar no Acampamento Base e chegamos no Rio Tek no meio da tarde.

Dia 7: Campamento Rio Tek - Paraitepuy
Saímos por volta de 8h e pegamos a trilha de volta até a vila de Paraitepuy encerrando a travessia.

Vídeos dessa trilha no YT: https://youtu.be/zWLgFKb2TsQ, https://youtu.be/XMDaApIsGpA, https://youtu.be/DGdHWueLUno