Activity

2023.12.10 (12 km) Bairro da Sacor - Percurso Ribeirinho de Loures (até ao km. 5)

Download

Trail photos

Photo of2023.12.10 (12 km) Bairro da Sacor - Percurso Ribeirinho de Loures (até ao km. 5) Photo of2023.12.10 (12 km) Bairro da Sacor - Percurso Ribeirinho de Loures (até ao km. 5) Photo of2023.12.10 (12 km) Bairro da Sacor - Percurso Ribeirinho de Loures (até ao km. 5)

Author

Trail stats

Distance
7.42 mi
Elevation gain
118 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
118 ft
Max elevation
100 ft
TrailRank 
40
Min elevation
100 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 30 minutes
Time
one hour 32 minutes
Coordinates
1656
Uploaded
December 10, 2023
Recorded
December 2023
Be the first to clap
Share

near Cumieira, Lisboa (Portugal)

Viewed 23 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo of2023.12.10 (12 km) Bairro da Sacor - Percurso Ribeirinho de Loures (até ao km. 5) Photo of2023.12.10 (12 km) Bairro da Sacor - Percurso Ribeirinho de Loures (até ao km. 5) Photo of2023.12.10 (12 km) Bairro da Sacor - Percurso Ribeirinho de Loures (até ao km. 5)

Itinerary description

2023.12.10 (12 km) Bairro da Sacor - Percurso Ribeirinho de Loures (até ao km. 5)

Caminhada/corrida matinal de 12 km., com saída do estacionamento do café 'O Adro', no Bairro da Sacor, acesso à zona ribeirinha pela passagem pedonal (sobre a linha ferroviária) do Bairro da Cortiça, chegada ao quilómetro 0 do Percurso Ribeirinho de Loures e início do andamento de corrida (vagarosa...) até ao quilómetro 5; depois o regresso pelo mesmo percurso.


'Percurso ribeirinho ciclo-pedonal ao longo do Tejo, com passadiços de madeira de seis quilómetros, vai ligar os municípios de Loures e Vila Franca de Xira.

O percurso ribeirinho de Loures, que ligará este município ao de Vila Franca de Xira, ao longo de seis quilómetros junto ao Rio Tejo, é inaugurado esta quinta-feira, representando um investimento de 13 milhões de euros.

A inauguração desta ligação ciclo pedonal, feita através de passadiços de madeira, vai ser feita às 18h00, numa cerimónia na qual está prevista a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Esta infraestrutura, que atravessará parte dos terrenos do município de Loures que foram utilizados durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), tem uma extensão de 6,1 quilómetros e representou um investimento global de cerca de 13 milhões de euros.

Deste valor, 11 milhões de euros foram suportados pela Câmara de Loures, no distrito de Lisboa, e os restantes dois milhões por fundos comunitários.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão (PS) destacou a importância desta obra que, segundo o autarca, “devolve o acesso ao Tejo” à população do concelho.

É uma infraestrutura de extrema importância, do ponto de vista daquilo que é a mobilidade e as boas práticas de saúde das pessoas. Já se pode ir de Vila Franca, passando por Loures, a Lisboa, Oeiras e Cascais. Isso é importante do ponto de vista daquilo que é a mobilidade metropolitana”, sublinhou.

Ricardo Leão sublinhou a “complexidade técnica desta obra”, uma vez que a construção foi feita “toda ela em madeira (4.612 estacas)” e sob o sapal do rio.

São poucos os passadiços neste país com seis quilómetros em que toda ela é construção sobre o sapal do rio, o que permite a todos os utilizadores uma ligação ao rio mais próxima e vários pontos de observação de aves”, apontou.

O percurso ribeiro de Loures contempla 10 pontes, 14 túneis de sombra, quatro pontos de observação e de estadia, 1.621 árvores e 41.420 arbustos. Foram ainda colocadas luminárias autónomas com células fotovoltaicas.

Dada a extensão deste percurso, o presidente da Câmara Municipal de Loures sublinhou a necessidade de ser reforçada a vigilância em alguns pontos do percurso, de forma a prevenir situações de insegurança e vandalismo.

“No momento da inauguração vamos apresentar as novas bicicletas, adquiridas pela Polícia Municipal de Loures, e, durante grande parte do dia, a Polícia Municipal irá percorrer parte do percurso para dar algum sentimento de segurança”, indicou.

O autarca de Loures adiantou ainda que o município já iniciou o procedimento junto do Ministério da Administração Interna para que sejam colocados no local sistemas de videovigilância.

Apesar de o percurso ribeiro de Loures ser inaugurado já, os trabalhos de revestimento vegetal, que incluem a plantação de árvores, arbustos e subarbustos, assim como a recuperação da área de sapal, serão efetuados no decorrer do outono e do inverno deste ano.

O acesso público ao percurso ribeirinho de Loures poderá fazer-se através da ponte pedonal que liga o município a Lisboa (junto à foz do Rio Trancão), no início do passadiço junto ao Trancão e à via de acesso à Rua Beira Rio (esta rua só possui ligação para veículos pelo ramal de ligação do IC2 à EN10, em Santa Iria de Azoia), no troço pedonal que liga a estação de comboios de Santa Iria da Azoia e o pontão da BP e na ligação ao percurso pedonal da Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira.'

in Observador, 07 set. 2023, 08:33
https://observador.pt/2023/09/07/percurso-ribeirinho-de-loures-inaugurado-esta-quinta-feira-num-investimento-de-13-milhoes-de-euros/

Waypoints

PictographPhoto Altitude 4 ft
Photo ofFoto Photo ofFoto Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 14 ft
Photo ofFoto Photo ofFoto Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 4 ft
Photo ofFoto Photo ofFoto Photo ofFoto

Foto

Comments

    You can or this trail