Activity

20210403 - PR2 ACB Alcobaça 'Alpedriz, Montes e Cós'

Download

Trail photos

Photo of20210403 - PR2 ACB Alcobaça 'Alpedriz, Montes e Cós' Photo of20210403 - PR2 ACB Alcobaça 'Alpedriz, Montes e Cós' Photo of20210403 - PR2 ACB Alcobaça 'Alpedriz, Montes e Cós'

Author

Trail stats

Distance
7.14 mi
Elevation gain
981 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
981 ft
Max elevation
1,157 ft
TrailRank 
46 4
Min elevation
87 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 46 minutes
Time
3 hours 36 minutes
Coordinates
1897
Uploaded
April 3, 2021
Recorded
April 2021
  • Rating

  •   4 1 review

near Alpedriz, Leiria (Portugal)

Viewed 693 times, downloaded 20 times

Trail photos

Photo of20210403 - PR2 ACB Alcobaça 'Alpedriz, Montes e Cós' Photo of20210403 - PR2 ACB Alcobaça 'Alpedriz, Montes e Cós' Photo of20210403 - PR2 ACB Alcobaça 'Alpedriz, Montes e Cós'

Itinerary description

Para os amantes dos percursos pedestres, fica a sugestão de um dos recém marcados percursos no concelho de Alcobaça.
Como opinião pessoal, o início e fim designado pela CMA junto à Ermida de Sta Rita não nos oferece segurança para deixar a viatura (muito isolado) optou-se e sugiro o início e fim junto à Igreja de Alpedriz (muito melhor localização).
DESCRIÇÃO:
Tipo percurso: Circular (muito bem marcado nos dois sentidos)
Distância percorrida: +/- 11kms
Tipo de Piso: 96% Carreiros/trilhos de pé posto
Dificuldade: Moderado (3 de 5)
Início e fim real designado pela CMA: Ermida de Sta Rita em Cós
Início e fim feito e que aconselho: Igreja de Alpedriz
Avaliação pessoal: Bom, entre pomares, vinhedos e mata.
Pontos de interesse: Igreja N.Sra da Esperança, Pelourinho e relógio de Sol e Capela de Sto António em Alpedriz, + Ermida de Sta Rita e sua cruz (no trilho) + Pequena Cascata do ribeiro dos Montes (fora do trilho original) + Parque de Merendas e praia fluvial das Loureiras + Pomares e vinhas.

INFORMAÇÃO DISPONÍVEL no site da CMA e referente ao PR2 ACB"
Percurso circular com passagem na Ermida de Santa Rita, antiga ermida do Bom Jesus do Calvário, obra do final do séc. XVIII. Foi fundada em 1673, por Frei Cristóvão do Rosário, professor no Mosteiro de Coz. É uma construção de uma só nave, sendo o teto pintado a frescos com motivos decorativos. Detém uma capela-mor e dois altares laterais, dedicados à Senhora da Piedade e Santa Rita. Seguindo para oeste, atravessa-se a estrada municipal que faz a ligação Coz-Montes e, pouco depois, avista-se a várzea onde existiu a antiga lagoa da Pederneira, assim como parte do Pinhal de Leiria. Esse vale foi em tempos ocupado por uma lagoa costeira, que atualmente corresponde à várzea da Cela/Valado dos Frades e Maiorga. As zonas que ladeavam esta lagoa terão sido povoadas desde o Paleolítico e ao longo do Neolítico. São muitos os achados arqueológicos do Neolítico, assim como da ocupação romana na periferia da extinta Lagoa, como Valado, Coz, Maiorga, Fervença, Cela e Famalicão. De seguida, caminha-se pela encosta na direção norte, em carreiros ao longo da floresta autóctone, até chegar ao parque fluvial das Nascentes das Loureiras, em Alpedriz. Este encontra-se em funcionamento desde 2011 e dispõe de um espaço de lazer verdadeiramente agradável, marcado pelas águas cristalinas de várias nascentes. Daí segue-se pela estrada municipal, e a cerca de 800 metros, situa-se o centro histórico de Alpedriz. Alpedriz fundada pelos Árabes em meados do séc. IX e conquistada por Afonso Henriques em 1147, dando-lhe foral em 1150, que foi renovado, mais tarde, em 1515, por D. Manuel I. Pertenceu à ordem militar de Avis, como sede duma Comenda desta Ordem por doação do rei Sancho I. No centro da Vila encontra o Pelourinho e o relógio do sol. O pelourinho tem cerca de 3 metros de altura e 30 cm de diâmetro.

Passando pela ponte velha, na direção este, descobre-se uma paisagem novamente marcada por olivais, vinhas, pomares e pinhal. A história agrícola da região de Alcobaça começa no séc. XII. Provavelmente, os primeiros monges já teriam encontrado campos cultivados por populações autóctones, mas com pouco significado. Desde o início da sua instalação no Mosteiro, os monges de Cister terão reconhecido nas terras da região, situada entre a serra e o mar, condições atmosféricas ótimas para o cultivo de maçãs. Esta tradição de séculos fez com que Alcobaça ficasse conhecida como “terra de maçãs”, produto que impregnou a cultura das suas gentes. Curiosamente, a área ocupada pelos Coutos de Alcobaça é sensivelmente igual à que hoje se indica como delimitação para a produção da Maçã de Alcobaça. Atualmente, a Maçã de Alcobaça é uma das riquezas da região e encontra-se sob Indicação Geográfica Protegida.

Seguindo o caminho chega-se à localidade de Montes, que até 2013 era a mais recente freguesia do concelho de Alcobaça. Criada a 28 de Agosto de 1989 e composta apenas por um lugar. Montes é também uma terra de grande tradição vitivinícola, com um planalto sobre solo argiloso e calcário-argiloso que, aliado à exposição solar, foi fundamental para a produção de vinhos de qualidade. Próximo do final do percurso, encontra-se uma subida íngreme com aproximadamente 50 metros, para que se volte à cota de partida. Este troço final é rico em bolsas de vegetação autóctone e oferece uma paisagem diversificada.

PATRIMÓNIO NATURAL
Destaca-se uma grande variedade faunística, desde espécies como a Águia-real, raposa, geneta, cobra de escada, cigarra, rola-turca, variadíssimas espécies da classe de passeriformes entre muitos outros animais. Na flora predomina o pinheiro-manso, encontrando-se ainda, algum carvalho-português e nas zonas mais frescas freixo e loureiro. Existe, em abundância, o medronheiro e o carrasco. Funcho, orégãos e poejos também são espécies muito presentes no Verão. Algumas orquídeas selvagens bem como jacinto-penachudo podem ser observados na Primavera. Este território encontra-se profundamente marcado pela presença humana, pelo que é de realçar a presença de muitos pomares e vinhas em toda a freguesia e, nessas culturas, muitas espécies ruderais.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 382 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 381 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 148 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 94 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 97 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 140 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 380 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 294 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 362 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 362 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 471 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 430 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 378 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 312 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 434 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 1,159 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 375 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 375 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 373 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 333 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 327 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 303 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 344 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 185 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 100 ft
Photo ofFoto

Foto

Comments  (4)

  • Tito Santos 1 Aug 8, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilho bem marcado, com 3 enganos devido a natureza, muito calor em Agosto, recomendo tempo mais ameno, não fazer com lama.
    Fomos com criança de 9 anos.

  • Photo of Lu Delgado
    Lu Delgado Sep 13, 2023

    Infelizmente, colocaram uma grande numa serventia já não sendo possível fazer o percurso!!

  • Photo of Agnelo Ferreira - Pataias
    Agnelo Ferreira - Pataias Sep 13, 2023

    Lu Delgado, a grade ao que consta permite passar a pé ao lado do pilar atravessando o terreno e o percurso "homologado".
    A razão da grade foi evitar a passagem de veículos todo terreno e motas.

  • Photo of Lu Delgado
    Lu Delgado Sep 13, 2023

    Agnelo Ferreira, obrigada pela informação, confesso que não passei por receio de invadir propriedade privada. Assim que possível foi realizar o percurso!

You can or this trail