2015.07.06 Xertelo+L. Marinho+Borrageiro 2+ Minas do Borrageiro
near Xertelo, Vila Real (Portugal)
Viewed 1635 times, downloaded 80 times
Trail photos
Itinerary description
Valeu-nos, o dia ter estado excelente para caminhar. Uma delicada brisa, acompanhou-nos durante todo o percurso. Água, só na "casa do lago", junto à Lagoa do Marinho ( a maior), cuja inauguração oficial foi no sábado - 4 JULHO 2015, juntando muita gente na serra. Esta cabana localiza-se no baldio da freguesia do Cabril.A parte inicial do trilho, consta essencialmente da descida até ao rio Cabril. A parte inicial do trilho, é sobre uma levada, mas a certa altura há que encontrar o trilho que desce a encosta, que já perto do rio parece estar "fechado", mas por enquanto ainda se passa. Uma distracção ou desatenção, obrigou-nos a retroceder, para proceder à descida. O rio atravessa-se saltando de pedra em pedra. No Verão é fácil, mas no Inverno, há que evitar. A subida, desde o leito do rio até às Lagoas do Marinho ( há duas lagoas - a menor está assoreada) é dura, está mariolada e atravessa o estradão, tornando-se difícil com as lages húmidas. Pelo menos na primeira metade, até ao estradão florestal, há que ter algum cuidado depois do apiário. Convém fazer uma pausa na "casa do lago". - Foi o que fizemos, apreciando a festa e partindo mais tarde, para o Borrageiro 2, Inselberg de forma acastelada, que domina a paisagem. Subimos junto à "moreia lateral" e continuamos um pouco mais, para observarmos a cabeceira do ribeiro do Couce e as diversas manifestações glaciares. Retrocedemos e subimos ao topo deste singular "monte ilha" - Borrageiro 2. A paisagem é fabulosa !! Descemos às minas, onde se explorou o Volfrâmio e o Estanho. Com facilidade, observam-se as escombreiras e as ruínas das suas instalações. Além da exploração a céu aberto, há pelo menos uma galeria. Descemos ao vale do Couce e passamos pela lagoa maior, regressando ao estradão de forma a poupar o máximo possível de km. Um pouco depois da ponte sobre o Cabril, derivamos para o Xertelo por um magnífico caminho, pois mantém quase sempre a mesma cota. No final, estavam à nossa espera, para comprarmos o mel, produzido por um casal de simpáticos idosos.
Cartografia - folhas 31 e 44 do IGE escala 1/25 000
Água - só na "casa do lago" - nascente que fica perto e junto ao edifício.
Trilho a efetuar de preferência no Verão.
Consumo de Calorias e água - O especialista é o Makandanga !!!
Cartografia - folhas 31 e 44 do IGE escala 1/25 000
Água - só na "casa do lago" - nascente que fica perto e junto ao edifício.
Trilho a efetuar de preferência no Verão.
Consumo de Calorias e água - O especialista é o Makandanga !!!
Waypoints
River
2,093 ft
travessia rio Cabril
não há ponte nem poldras. Faz-se saltando de pedra em pedra, escolhendo o melhor caminho
Waypoint
2,425 ft
Apiário
cerca em granito para defender as colmeias - antigamente do ataque do urso
Mountain hut
3,766 ft
abrigo de Penedã
abrigo ( antiga cabana ) de pernoita dos pastores, perto das lagoas do Marinho.
Panorama
4,318 ft
vista para o vale da ribeira do Couce
vale com testemunhos da presença de fenómenos glaciários. Na sua cabeceira está o circo glaciar dos - Cocões do Concelinho.
Comments (5)
You can add a comment or review this trail
Boa tarde Trucka
Tenciono fazer o trilho.
Como o trilho foi publicado há 7 anos, poderá haver zonas onde a vegetação fechou o trilho.
Faz mais alguma recomendação?
Obrigado pela partilha
Boa tarde Trucka
Tenciono fazer o trilho.
Como o trilho foi publicado há 7 anos, poderá haver zonas onde a vegetação fechou o trilho.
Faz mais alguma recomendação?
Obrigado pela partilha
Boa tarde STrilhos.
Fechado, não direi, mas alguma vegetação deverá encontrar dos currais do Biterlo para o Apiário. A subida até à Lagoa a partir do estradão, depois da ponte sobre o rio Cabril é muito dura, mas não terá muita vegetação. Água, só na fonte do abrigo pastoril - casa do Lago. Boas trilhas.
Atenção à travessia do rio Cabril. Aí sim, deve haver vegetação. Pode seguir até às lagoas pelo carreiro mais utilizado e depois tomar a orientação do apiário. Abraço.
Muito obrigado pelas dicas
Quando diz casa do lago , refere-se a casa da lagoa do Marinho,certamente. Iremos ter em atenção a travessia do Rio Cabril