20120821a29 AS-PER CUS Cachora-Choquequirao-Salkantay-MachuPicchu

September 3, 2012
September 2012

•   5 2 Reviews

near Cachora, Apurímac (Peru)

Trek de 9 Dias e 8 Noites desde Cachora até Aguas Calientes (Povoado MachuPicchu), passando por Choquequirao e Salkantay, realizado em Agosto de 2012.

Por limitação da página apenas podemos carregar 25 pontos de interesse mas temos muitos mais como outros pontos de acampamento, pontos onde é possivel encontrar comida e água, assim quem quiser TODOS OS PONTOS INTERESSE ENVIE EMAIL PARA mrcmota@gmail.com

Deixamos aqui uma descrição resumida dos vários pontos de interesse e dicas mais informação e fotos podem CONSULTAR O NOSSO BLOG acaminharpor.blogspot.com

Cachora

AGUAS CALIENTES - PUEBLO MACHUPICCHU

CACERIO HORNOPAMPA

Chegar a Cachora:
    - apanhar autocarro em direcção a Abancay no terminal terrestre de Cusco (20 soles por pessoa) e sair no desvio para Cachora
    - apanhar um taxi (40 soles) ou um colectivo (5 soles por pessoa) ou caminhar os 16km

SIGLAS:
    M - Miradouro
    D - Desvio
    C - Camping
    ARQ - Complexo Arqueológico
    ________________________________________________
    PONTOS DE INTERESSE e DICAS:
    Cachora - Casa Sr Celestino Pena, dormida, wc e cozinha (também aluga serviço de mulas se necessário)
    Cachora - possibilidade de acampar na vila ou cerca de uns 2 kms depois de iniciado o percurso
    Miradouro Huancacalle - espaço para uma tenda se necessário
    Miradouro Capuliyoc - espaço para uma tenda se necessário
    Miradouro Cocamasana - espaço para uma tenda se necessário
    Perto do Km 16 tem uma habitação caso necessário e uma quebrada de água
    Cacerio Chikisca - Acampamento, wc, água, loja e refeições por pedido
    Camping Playa Rosalinas - Acampamento, wc, água e loja
    Ponte de Playa Rosalinas foi levada em Abril de 2012, à data do percurso a passagem era feita por uma espécie de teleférico manual puxado a corda com auxilio do encarregado do Parque de campismo
    1N Camping Santa Rosa - Acampamento, WC ecológico, água e loja (2 soles por tenda)
    Camping Santa Rosa Alta (a 30 minutos do anterior) - Acampamento, WC, água e loja (1 soles por tenda)
    Cacerio Marampata - Acampamento, (deve ter wc pois tem muitas habitações locais), água, loja e refeições por pedido
    Posto Control Sunchupata - pagamento da entrada no complexo arqueologico de Choquequirao (38 soles por pessoa)
    2N Camping Choquequirao - Acampamento, WC e água
    Perto do Complexo Arqueológico Pinchaunuyoc existem 2 locais onde se pode montar tenda se necessário e tem um ponto de água, ainda que com pouco caudal
    3N Camping Rio Blanco - basicamente um lugar para montar tenda ao lado de um rio de onde se pode utilizar a água
    Antigo Maizal - ainda existe o espaço podendo montar-se aí tendas, no entanto não tem qualquer ponto de água
    Novo Maizal - Acampamento e loja (desconhece-se existencia de WC e/ou ponto de água)
    Desde Rio Blanco a Yanama é uma subida muito acentuada sem pontos de água
    Camping Yanama - Acampamento, WC e água (tem duas lojas um pouco afastadas, uma delas marcada no percurso (versão completa) é a do Sr Abel Torres Contreras que também tem serviço mulas (Tel. 812575 - NOTA devido á queda da ponte para carregamento com mulas é necessário contratar o serviço em Cachora até ao Camping Playa Rosalinas, podem recorrer ao sr Celestino Pena, e depois é necessário chamar carregadores de Yanama ou Totora para o restante percurso... talvez em Cachora comuniquem uns com os outros de forma a assegurar a continbuidade do carregamento)
    Yanama a Totora subida seguida de descida acentuadas, com vários pontos de água pelo caminho

MMota Sep 3, 2012

Depois do ponto mais alto o caminho é cruzado várias vezes por uma nova estrada tornando difícil a percepção do percurso
    Pouco depois do complexo arqueológico de PORTOHUAYLLA existe um acampamento com WC na margem de um rio
    Cacerio HORNOPAMPA - Acampamentos, WC, água e lojas (nota: em tempo de muita água pode existir dificuldade em atravessar o rio, perto do cacerio existe uma ponte mas pode ser necessário também saltar pedras)
    Poucos metros depois do cacerio estava em construção um novo parque de campismo com wc, zona de fogueira, e água
    Camping Totora - Acampamentos, WC, água e loja (na loja podem encomendar refeições)
    De Totora a Collpampa o caminho é novamente cruzado várias vezes pela nova estrada estando destruído em várias zonas o que nos obrigou a retroceder algumas vezes e a meio do percurso acabámos por seguir pela estrada
    Collpapampa - inúmeros lugares para acampar com WC, água e lojas (antes e depois da ponte)
    Camping ANDENES localizado num lugar arqueológico com o mesmo nome - Acampamento, WC e água (à altura de passagem parecia ter uma espécie de loja já desativada, o local parece ter sido abandonado recentemente)
    Cacerio Rayanpata - Acampamentos, WC, água e loja
    Camping HUAYRAC PuNKU - acampamento novo, com instalações para cozinhar/fogueira, wc e água
    Camping WAYRAMACHAY - tem várias casas locais na envolvente, de acordo com informação obtida prevê-se ter acampamentos, WC, água e loja
    Acampámos a uma hora do espaço anterior e a 2 horas da lagoa de salkantay onde existiam umas tendas regimento colocadas provisoriamente por um casal para receber turistas para almoçar, na realidade é apenas um espaço para colocar a tenda ao lado de um rio
    De volta a Collpapampa repleta de parques de campismo geridos por particulares com as suas lojas atravessamos o rio totora onde existe um local onde é possível montar a tenda, atualmente parece pouco utilizado
    Camping winaypoqo gerido por particulares - acampamento, wc (a pagar 1 sole por utilização, fechado pela noite), água e loja (cuidado com os cães!)
    Camping LLuscamayo - Acampamentos, WC, água e loja e parece servir refeições (uns km antes existe um espaço onde é possível montar tenda se necessário)
    Em Playa (quem segue no sentido de MachuPicchu) pode encontrar inicialmente uma zona comercial com muitas lojas onde é possível encontrar comida, água, restaurantes e no final alguns acampamentos geridos por particulares, bem como lojas, mais restaurantes e a paragem para os combis que seguem a Santa Teresa

MMota Sep 3, 2012

No inicio do trilho Inca que segue por Llactapata existem algumas lojas, no trilho pode-se encontrar o parque de campismo de lucmabamba com espaço para acampar, WC e água bem perto do lodge LUCMALODGE (na versão completa)

Depois do complexo Arqueológico de LLACTAPATA existe um parque de campismo de gerência particular com WC onde estão a construir cabanas

Depois da Hidroelectrica, já no caminho de ferro existe uma hospedagem, restaurantes e várias lojas

Depois da ponte férrea existe uma loja que vende água, sumos e snacks

A meio percurso é possível encontrar o PARADERO MANDOR com alojamento e restaurante

Junto ao primeiro edifício do caminho de ferro encontra-se um restaurante, aqui é aconselhável sair da linha de caminho de ferro pela estrada de terra, uma vez que existirão dois túneis proibidos de atravessar a pé e que obrigarão a encontrar atalho pela ribanceira

Em todo o caso este caminho leva ao posto de controlo de acesso a MachuPicchu e a um parque de campismo, seguindo o caminho até Águas Calientes ou povoado de MachuPicchu pode-se encontrar vários hotéis/hostéis para todos os gostos e bolsos, bem como restaurantes lojas e mercados

• Photo of romuloff
    romuloff Jun 9, 2013

Que trekking espetacular ! Meus parabéns !

• Ivan Banzatto Oct 4, 2013

Muito bom relato!

• Photo of Rapidograph
    Rapidograph May 30, 2014

Thank you so much for your description of this trail. It was very helpful for me.
    I did this trail in April 2014.

I've written some tips and details with pictures in my blog:

• mavendanor May 26, 2015

Hello, can you tell me if you made this route with a tour operator or on your own?

• Ivan Banzatto May 26, 2015

mavendanor, I can indicate a guide if you´d like!

• mavendanor May 26, 2015

Yes please, the idea is to make the route in July.

• Ivan Banzatto May 26, 2015

Look for this guide in FB

Tell him I recommended.

• mavendanor May 27, 2015

Thanks

MMota May 27, 2015

Hiii, we have made this treck by ourselves, no guide, no horses... Just us with GPS...

• mavendanor May 27, 2015

I really want to do in this way, but i'm going alone and is very hard walk alone during 9 days.

• Photo of Wbeimar MG
    Wbeimar MG Jan 13, 2017

Gracias! Gran ruta y descripción!
    Great Trek! ... Thank you for share it!

• Photo of Wbeimar MG
    Wbeimar MG May 11, 2017

Finalmente la hice! Gracias por todas sus recomendaciones!

• Photo of marcusfernandes77
    marcusfernandes77 Apr 10, 2022

MMota tenho a intenção de fazer esse trekking em Outubro de 2022, será que você poderia me passar mais informações por e-mail?

MMota Apr 10, 2022

Com todo o gosto, podes escrever para mrcmota@gmail.com... e posso enviar o ficheiro completo bem como o link do blog ou outra informação que possa ajudar.

• Photo of marcusfernandes77
    marcusfernandes77 Apr 10, 2022

MMota vou enviar sim muito obrigada 👊🏾

• Photo of jorgemoreira.hs
    jorgemoreira.hs Feb 16, 2024

Buenas Mmota ! Pretendo seguir sua trilha e que baita trilha de responsa , poderia me compartilhar os maiores detalhes e informações por e-mail e deste já agradeço.

Irei fazer esse trajeto em abril de 2024.