Activity

20-08-2022, Treino-05, Pedonal - S. Pedro Colares

Download

Trail photos

Photo of20-08-2022, Treino-05, Pedonal - S. Pedro Colares Photo of20-08-2022, Treino-05, Pedonal - S. Pedro Colares Photo of20-08-2022, Treino-05, Pedonal - S. Pedro Colares

Author

Trail stats

Distance
13.69 mi
Elevation gain
1,965 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,812 ft
Max elevation
1,567 ft
TrailRank 
25
Min elevation
61 ft
Trail type
One Way
Coordinates
425
Uploaded
August 22, 2022
Recorded
August 2022
Be the first to clap
Share

near São Pedro, Lisboa (Portugal)

Viewed 12 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo of20-08-2022, Treino-05, Pedonal - S. Pedro Colares Photo of20-08-2022, Treino-05, Pedonal - S. Pedro Colares Photo of20-08-2022, Treino-05, Pedonal - S. Pedro Colares

Itinerary description

20-08-2022, Treino-05, Pedonal - S. Pedro Colares

Tal como sucedido na passada semana, também hoje não foi possível consumar o trajecto que estava previsto compreendido entre S. Pedro de Sintra e o Cabo Raso com passagem no Cabo da Roca, a Etapa 0 da Orla Atlântica.
Com saída de S. Pedro pelas 8.00h rumo a Sta Eufémia, seguimos pelo caminho que daquele ponto entronca com a estrada dos Capuchos, depois de percorridos cerca de dois quilómetros fomos interpelados pela polícia municipal que nos informou que a serra estava interdita a todo tráfego incluindo o pedonal (A).
Ficamos surpreendidos pois já tínhamos passado por uma viatura dessa entidade e nada nos informaram.
Depois de dada garantia que pouco mais à frente desviávamos para Galamares, seguimos porem poucos minutos depois foi a vez da GNR, explicamos que já estávamos de saída, tendo mesmo sido transporte, porem de pois de informar o o plano de saída e a sua proximidade do local onde nos encontrava-mos foi-nos permitido seguir.
Pouco depois abandonamos a estrada dos Capuchos rumo à Estrada nova da Rainha que por informação da GNR, supostamente, também estava encerrada, porem a nossa passagem consistia apenas no seu atravessamento a daí seguir para Galamares.
Para efectivar esse atravessamento tivemos de aguardar a passagem de dois veículos automóveis e duas bicicletas…
No caminho que nos levou a Galamares, uma estrada em macadame que não tem saída, ainda passaram mais dois veículos, aparentemente sem saberem por onde iam pois pouco depois passaram novamente em sentido contrário

Em Galamares foi decidido efectuar um trajecto que cumprisse um mínimo de 20 km, tendo o mesmo sido efectuado de improviso rumo ao Penedo e daí para Almoçageme e posteriormente para Colares, tendo sido concretizado com cerca de 22.000 m


Tempo 6:35:44

Tempo em movimento 5:14:56

Velocidade média 3,3 km/h

Velocidade média de deslocação 4,2 km/h



(A) Não obstante o distrito de Lisboa não se encontrar em “situação de alerta risco extremo de incêndio a Câmara Municipal de Sintra, “mui pouco célere em decidir ou resolver o que quer que seja” entendeu que tal medida também deveria ser aplicada ao conselho, algo que apenas parcialmente entendo como lógico pois se no tocante à circulação de veículos motorizados a vejo como justificada, dado serem eles que que deslocam o elevado número de visitantes a Sintra e que nos dias antecedentes foram responsáveis pelo gigantesco bloqueio das vias de acesso ao Centro histórico.

Porem já no tocante à circulação pedonal e velocípedes sem motor de combustão interna, penso que com a enorme facilidade de comunicação hoje existente poderiam mesmo ser uma mais-valia na detecção precoce de um possível foco de incêndio…
Porem este é um ponto de vista pessoal, não obstante ter dedicado mais de duas décadas ao voluntariado da área da protecção civil.

S.I.


Informação disponibilizada na página da Protecção Civil Municipal

[conteúdo em atualização]

Em consequência das condições meteorológicas adversas e risco de incêndio florestal muito elevado, o perímetro florestal da Serra de Sintra estará encerrado entre as 00h00 de 20 de agosto (sábado) e as 23h59 de 23 de agosto (terça-feira).
Neste sentido e por forma a garantir a salvaguarda do património natural e cultural e a segurança de pessoas e bens, o perímetro florestal da Serra de Sintra estará encerrado a partir das 00h00 de 20 de agosto, até às 23h59 de terça-feira, 23 de agosto. Também os monumentos localizados em zonas florestais permanecerão encerrados.
No perímetro florestal da Serra de Sintra vigora, até às 23h59 do dia 23 de agosto, a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais (pessoas e veículos), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem. Excetuam-se desta proibição os veículos de moradores e de empresas aí sediadas, veículos de socorro, veículos de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.
Adicionalmente, a autarquia de Sintra informa que não é permitida a realização de trabalhos em espaço rural e na envolvente de áreas edificadas com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor.
Os monumentos de Sintra situados na área interdita permanecerão também encerrados enquanto vigorar a atual Situação de Alerta, são eles o Parque e Palácio Nacional da Pena, Castelo dos Mouros, Santuário da Peninha, Convento dos Capuchos, Chalet da Condessa D'Edla, Parque e Palácio de Monserrate, Quinta da Regaleira.
Estarão também encerrados os seguintes espaços: Quinta da Ribafria, Parque da Liberdade, Matinha de Queluz, Parque Florestal da Piedade da Serra e Parque Florestal da Serra da Carregueira.
O Palácio Nacional da Vila de Sintra e o Palácio Nacional de Queluz permanecem abertos durante este período, sem qualquer alteração ao seu funcionamento habitual.
A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.
A situação de interdição será analisada de 12 em 12 horas.

Comments

    You can or this trail