Photo of20.02.23 - 12° dia - Praias do Nordeste: 10° trecho Rota Costa dos Corais: Porto da Rua-AL x Barra do Camaragibe-AL Photo of20.02.23 - 12° dia - Praias do Nordeste: 10° trecho Rota Costa dos Corais: Porto da Rua-AL x Barra do Camaragibe-AL Photo of20.02.23 - 12° dia - Praias do Nordeste: 10° trecho Rota Costa dos Corais: Porto da Rua-AL x Barra do Camaragibe-AL

6 hours one minute
February 20, 2023
February 2023

near Tatuamunha, Alagoas (Brazil)

Após o passeio de jangada de manha p/ conhecer as piscinas naturais do Toque, voltamos a Pousada Porto dos Corais p/ pegar nossa mochilas e seguimos caminhando pelas praias ate a Barra do Camaragibe.

Passeio de jangada:

Dicas desse dia:

1) no km 1,74 na Praia do Toque, passa de frente a casa do cantor Djavan.

2) tem alguns bares e quiosque no caminho.

3) tentamos incluir no roteiro a Fonte Milagrosa no centro de São Miguel dos Milagres, mas acabei errando a entrada. Essa fonte tem uma bela historia:

A fonte existe desde quando teve início a invasão holandesa, na época da Alagoas Boreal, por volta de 1635, quando moradores de Porto Calvo fugiram à procura de um abrigo onde pudessem, também, observar o movimento dos invasores que utilizavam o rio Manguaba para chegar ao interior. Eles encontraram, na região, uma colina de onde avistaram extensa área de terras até o mar. Formou-se aí o engenho Mata Redonda.
O local que deu origem ao nome da cidade, era onde ficava a antiga Cacimba dos Milagres, que após a reforma, mais parece uma gruta medieval. O povoado ficou conhecido como Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo, que é a padroeira do município.
A lenda, conta que logo depois das incursões holandesas, um pescador encontrou na praia uma peça de madeira coberta por musgos e algas. Voltando para casa resolveu parar na primeira fonte de água doce que encontrou que ficava aos pés de um morro para limpar a peça. O local era exatamente onde hoje está a Fonte Milagrosa, bem no centro do município. Foi aí que o pescador descobriu que era uma escultura de São Miguel Arcanjo, ficando curado de um grande problema de saúde. O milagre, segundo a lenda, foi devido à imagem ter sido limpa naquela fonte. A notícia se espalhou e o lugar ficou conhecido como São Miguel dos Milagres e a Fonte, como fonte de São Miguel Arcanjo.
Então quando o assunto é fé, a lenda fica por conta dessa história contada pelos locais que envolve a imagem de São Miguel Arcanjo. Dizem que desde aquela época a fonte subterrânea jorra água 24 horas por dia, sem parar. Lenda ou não, a quem diga que os doentes pelos quais pediram se recuperaram. Atualmente, a fonte é parada obrigatória para os buggys que fazem os passeios com os turistas. Todos fazem fotos. Alguns levam a água milagrosa de volta às suas cidades. Os locais vão cotidianamente buscar água em grandes garrafões para o consumo. E muitos, mas muitos mesmos, vão simplesmente para tocar a água milagrosa da Fonte de São Miguel Arcanjo. Apos reforma, os turistas podem entrar no local, fotografar a imagem de São Miguel Arcanjo, observar a fonte através de um espesso vidro e, na parte externa, poder beber a água que vem de uma nascente no alto do Morro do Cruzeiro, além de encher garrafas e garrafões, um costume que a população local conserva desde os anos anteriores a emancipação política do município.

Perto da fonte tbm tem o Mirante Alto do Cruzeiro que tem uma bela visao de toda regiao.

Caso vc queira ir e incluir em seu roteiro, o q eu acho muito importante e nao consegui, como recomendo fazer:
Saindo da praia , vire na "rua pref. Augusto de Barros Falcao" e depois vira a dir na "Rua Vigario Belo". O local exato no maps esta escrito assim: Fonte De Água Histórica.

Mas se vc nao quer ir ate a fonte, siga a praia reto e nao entre em nenhuma entrada a direita na Praia de São Miguel dos Milagres.
Repara que fiz um quadrado "um quarteirão atoa" pois perdi a entrada certa.

4) no km 7,63km tem ótimo ponto de parada no Mi Casa Restaurante e Praia Bar, com banheiro, um chuveirão.
Excelente para se alimentar e varias bebidas: 082-99122-7896

5) apos o bar Mi Casa Restaurante, tem uma travessia de rio um pouco perigoso se a maré estiver alta. Cuidado com troncos de coqueiros e buracos. Atravessa mais no foz do mar. Com maré baixa, é tranquilo atravessar. Mas com mare alta, é só ter cuidado e colocar a mochila no alto da cabeça. Desse ponto ve a Capela dos Milagres - Santuário dos Milagres, que fica em area particular.

6) no km 9,74km que alguns Bares e ducha de agua doce. Fica na Praia Marceneiro. Aqui tem muita gente e uma saída caso a maré estiver alta como aconteceu conosco. Se a mare estiver baixa pode seguir pela praia pois tem varias saídas após a curva como meio de escape. Alias esse trecho mostrei vários locais q vc tera como escape. O tempo q perdi em mostrar pra vcs onde fica esses escapes, poderá ajudar muita gente.

7) da Praia marceneiro ate camaragibe, tem varios acessos de carros onde a galera é bem porca e tem muito lixo. Entao se a mare estiver alta, nem vale a pena seguir pela praia, pois nao tem como aproveitar direito. Siga pela a rodovia AL-101 ate chegar na pousada.

8) Em Barra de Camaragibe tem bastante comercio, pizzaria, açai, sanduiche, farmacia

9) Recomendo ir na praia de frente a pousada e ir no Rio Caramagibe na curva a direita.
De frente a pousada sai a trilha pra balsa do dia seguinte. Faça esse reconhecimento de trilha e vai no Rio Caramagibe onde tem a embarcação de travessia, só por garantia pra nao ficar perdido pro dia seguinte. O barco trabalha de 5h ate 17:30h todos os dias.
Nao ande na trilha a noite.

Pernoite:
Início dos Milagres - Pousada e restaurante ate 15:30h (almoço)
Carlos
092-99100-5443
Fornece café da manha.
Fica de frente a praça, a praia barra de Camaragige e a trilha que leva p/ o barco q faz a travessia do Rio Caragibe.

Janta:
Na rua Jose Gomes de Barros, tem algumas opções de alimentação:

Jantamos pizza no: restaurante e Companhia Prato Feito.
Tbm é pousada la. Nao consegui o contato telefônico.

Tbm tem o Açai e Sanduíches do Toninho.
Tomamos um açai delicioso!!!
082-99959-6199

PictographMountain hut Altitude -5 ft
Photo ofPousada Porto dos Corais - em frente a Praça Porto da Rua - saida as 11.30h Photo ofPousada Porto dos Corais - em frente a Praça Porto da Rua - saida as 11.30h Photo ofPousada Porto dos Corais - em frente a Praça Porto da Rua - saida as 11.30h

Pousada Porto dos Corais - em frente a Praça Porto da Rua - saida as 11.30h

Café das 7 as 10h em época fora de carnaval - 8h no período carnavalesco - Rose e Gardênia

Photo ofPraça Porto da Rua - imagens de Padre Cicero, Nossa Senhora - atravessa em direção a praia em frente - 11.35h Photo ofPraça Porto da Rua - imagens de Padre Cicero, Nossa Senhora - atravessa em direção a praia em frente - 11.35h Photo ofPraça Porto da Rua - imagens de Padre Cicero, Nossa Senhora - atravessa em direção a praia em frente - 11.35h

Photo ofDir na praia - praia porto da rua - local cheio de jangadeiros - passeios - 240m - 11.38h Photo ofDir na praia - praia porto da rua - local cheio de jangadeiros - passeios - 240m - 11.38h Photo ofDir na praia - praia porto da rua - local cheio de jangadeiros - passeios - 240m - 11.38h

Travessia de riacho raso - 830m

Photo ofPraia do toque - casa do cantor Djavan - 1.74km Photo ofPraia do toque - casa do cantor Djavan - 1.74km Photo ofPraia do toque - casa do cantor Djavan - 1.74km

Praia do toque - casa do cantor Djavan - 1.74km

bar e aluga standap - 1.92km - 12h

Photo ofBares e Praia São Miguel dos Milagres - local movimentado - 3.40km - 12.24h Photo ofBares e Praia São Miguel dos Milagres - local movimentado - 3.40km - 12.24h Photo ofBares e Praia São Miguel dos Milagres - local movimentado - 3.40km - 12.24h

Bares e Praia São Miguel dos Milagres - local movimentado - 3.40km - 12.24h

Vire logo a frente a direita, se quiser conhecer a fonte milagrosa dentro da cidade na "rua pref. Augusto de Barros Falcao" e depois vira a dir na "Rua Vigario Belo". Esta no maps: Fonte De Água Historica. Errei a entrada. Nao seguir esse quarteirão atoa que faço logo a frente. É mais longe e nao tem estrada que passa dentro de um loteamento fechado. Acabei nao indo na fonte.

Photo ofNão sair da praia. Siga na praia e nao entre a direita como fiz - 3.91km Photo ofNão sair da praia. Siga na praia e nao entre a direita como fiz - 3.91km Photo ofNão sair da praia. Siga na praia e nao entre a direita como fiz - 3.91km

Não sair da praia. Siga na praia e nao entre a direita como fiz - 3.91km

Fui tentar ir na fonte milagrosa dentro da cidade. Direita propriedade particular porteira trancada, mas pode pular porteira e andar na sua estrada. So nao pode veiculos. Mas a melhor forma de ir na fonte milagrosa é pela via principal ali atras, pois onde tentei a estrada nao existe mais.

Photo ofNAO SEGUIR AQUI - fiz uma tentativa de ir na fonte milagrosa a dir - 4.02km - 12.34h Photo ofNAO SEGUIR AQUI - fiz uma tentativa de ir na fonte milagrosa a dir - 4.02km - 12.34h Photo ofNAO SEGUIR AQUI - fiz uma tentativa de ir na fonte milagrosa a dir - 4.02km - 12.34h

tem uma calçada

Photo ofEsq vai pra fonte. Fui a Dir e nao tem mais a estrada - aqui vê igreja Nossa Senhora Mãe do Povo de frente - 4.42km Photo ofEsq vai pra fonte. Fui a Dir e nao tem mais a estrada - aqui vê igreja Nossa Senhora Mãe do Povo de frente - 4.42km Photo ofEsq vai pra fonte. Fui a Dir e nao tem mais a estrada - aqui vê igreja Nossa Senhora Mãe do Povo de frente - 4.42km

Se tiver vindo ate aqui, vire a esquerda e vai para a fonte. Pega a AL 101 e siga a direita . A estrada da direita aqui nesse ponto não tem mais. Desse ponto Vejo a igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo. A fonte ficava próximo dela.

Photo ofNão tem mais a estrada - Voltamos pra praia - tinha q ter virado a esq ali atras - desistimos - 4.74km Photo ofNão tem mais a estrada - Voltamos pra praia - tinha q ter virado a esq ali atras - desistimos - 4.74km

Photo ofbar - linda praia São Miguel dos Milagres e mar - 5.35km - 13h Photo ofbar - linda praia São Miguel dos Milagres e mar - 5.35km - 13h Photo ofbar - linda praia São Miguel dos Milagres e mar - 5.35km - 13h

bar - linda praia São Miguel dos Milagres e mar - 5.35km - 13h

Aqui era o sítio coconha de dona Ilda e não fui. Tem uma cabana nos coqueiros. Vale a visita. @dona_ilda_e_coconha

Photo ofsombra e lanchar ao lado de um barco desativado - lugar maravilhoso - 5.96km 13.09h - 13.33h saida Photo ofsombra e lanchar ao lado de um barco desativado - lugar maravilhoso - 5.96km 13.09h - 13.33h saida Photo ofsombra e lanchar ao lado de um barco desativado - lugar maravilhoso - 5.96km 13.09h - 13.33h saida

PictographLake Altitude 29 ft
Photo ofRiacho Galego - forma uma linda lagoa do coqueiro - de agua doce - bela paisagem - 6.12km Photo ofRiacho Galego - forma uma linda lagoa do coqueiro - de agua doce - bela paisagem - 6.12km Photo ofRiacho Galego - forma uma linda lagoa do coqueiro - de agua doce - bela paisagem - 6.12km

esse riacho tem uma vazao para o mar com apenas um risco bem estreito - facil de pular

Photo ofCoqueiros caidos - trilha a Dir por cima e curral no mar - 6.52km Photo ofCoqueiros caidos - trilha a Dir por cima e curral no mar - 6.52km Photo ofCoqueiros caidos - trilha a Dir por cima e curral no mar - 6.52km

Coqueiros caidos - trilha a Dir por cima e curral no mar - 6.52km

Photo ofParaíso: São Miguel dos Milagres - 6.75km 13.50h Photo ofParaíso: São Miguel dos Milagres - 6.75km 13.50h Photo ofParaíso: São Miguel dos Milagres - 6.75km 13.50h

Paraíso: São Miguel dos Milagres - 6.75km 13.50h

Praia do Riacho - 7.26km - 14h

PictographProvisioning Altitude 40 ft
Photo ofbar e camping dos milgares: 082-99112-9617 - 7.48km Photo ofbar e camping dos milgares: 082-99112-9617 - 7.48km Photo ofbar e camping dos milgares: 082-99112-9617 - 7.48km

bar e camping dos milgares: 082-99112-9617 - 7.48km

PictographProvisioning Altitude 41 ft
Photo ofMi Casa Restaurante e Praia Bar, WC, chuveirao: 082-99122-7896 - otimo local p/ repor - 14h 7.63km Photo ofMi Casa Restaurante e Praia Bar, WC, chuveirao: 082-99122-7896 - otimo local p/ repor - 14h 7.63km Photo ofMi Casa Restaurante e Praia Bar, WC, chuveirao: 082-99122-7896 - otimo local p/ repor - 14h 7.63km

Recanto dos milagres ao lado com boa estrutura tbm. Areia grossa. Essa hora já estava com a mare enchendo na curva. Essa curva apos esse bar, é um pouco perigoso a travessia por conta de um rio avistando a capela...

Photo ofTravessia do Riacho Oiteiro com mare alta, é arriscado, mas possivel - so ir com cuidado - 8.15km - 14.50h Photo ofTravessia do Riacho Oiteiro com mare alta, é arriscado, mas possivel - so ir com cuidado - 8.15km - 14.50h Photo ofTravessia do Riacho Oiteiro com mare alta, é arriscado, mas possivel - so ir com cuidado - 8.15km - 14.50h

tem troncos de coqueiro caidos dentro da agua e tem alguns pontos fundo se for mais proximo do riacho - qd estiver cheio, ir mais no foz junto ao mar para a travessia ser mais rasa. Cuidado com troncos de coqueiros e buracos. Com mare baixa, é tranquilo atravessar. Com mare alta, é só ter cuidado e colocar a mochila no alto da cabeça. Daqui vê a Capela dos Milagres - Santuário dos Milagres, que fica em área particular.

Photo ofCapela dos Milagres - Santuário dos Milagres - area particular - 8.39km Photo ofCapela dos Milagres - Santuário dos Milagres - area particular - 8.39km Photo ofCapela dos Milagres - Santuário dos Milagres - area particular - 8.39km

Capela dos Milagres - Santuário dos Milagres - area particular - 8.39km

repare na porta de vidro??? imagina se casar tendo essa visao da praia??? que demais!!

Praia Marceneiro - 9.27km

PictographProvisioning Altitude 47 ft

Se tiver com maré baixa, siga pela praia - tem varias saídas a direita caso tiver q buscar algum meio de escape - aqui fica o Beach Bar FF Fé & Esperança: 082991765344. Local com ducha - muita gente. Caiaque Transparente 13 MILHAS em Costa dos Corais: 082987391050 / Delícias Camaragibanas: 082-99174-1186.

nao tinha como seguir pela praia - A curva estava tomada d agua e seria arriscado. Voltamos um pedaço e fomos pela estrada. Fazer 1.30h antes do ápice da maré alta pois a curva fica tomada com grande volume com maré cheia.

se a mare estiver começado a pouco a ficar cheia, nem precisa tentar a seguir pela praia pois é arriscado. Siga pela estrada reto - fui ver de perto a outra curva se tinha como ir pela praia.

PictographIntersection Altitude -23 ft

Photo ofesq na estradinha de terra no meio dos coqueiras - 11.54km Photo ofesq na estradinha de terra no meio dos coqueiras - 11.54km

esq na estradinha de terra no meio dos coqueiras - 11.54km

Photo ofesq passando por um corredor com muro - aqui é um meio de escape da praia se tiver com mare alta - 11.82km Photo ofesq passando por um corredor com muro - aqui é um meio de escape da praia se tiver com mare alta - 11.82km

essa curva é grande e com mare alta nao tem como passar.

marquei essas saídas de segurança caso vc pegue uma maré alta. Todas saídas vai pra estrada AL-101. Siga pela estradinha de terra e chegue na AL-101.

Photo ofSeguir a esq na calçada de cooper - aqui vc esta na AL 101 - 12.88km Photo ofSeguir a esq na calçada de cooper - aqui vc esta na AL 101 - 12.88km

Seguir a esq na calçada de cooper - aqui vc esta na AL 101 - 12.88km

PictographMountain hut Altitude 34 ft

Flat Água dos Milagres: 082-98888-2576

Photo ofa esq mostro outra entrada ou saida de segurança da praia - 13.95km - 17h Photo ofa esq mostro outra entrada ou saida de segurança da praia - 13.95km - 17h

a esq mostro outra entrada ou saida de segurança da praia - 13.95km - 17h

aqui uma entrada de carro na estradinha de terra

Com mare baixa é tranquilo seguir pela praia - a rodovia AL-101 fica aqui ao lado - aqui acesso facil de carro. Tinha muito lixo.

Photo ofIgreja São José no centro da cidade - alguns comercios, farmacia, mercado - 14.88km Photo ofIgreja São José no centro da cidade - alguns comercios, farmacia, mercado - 14.88km

imagem de padre cicero perto em frente uma escola

PictographMountain hut Altitude 55 ft
Photo ofPousada e rest Inicio dos Milagres - Carlos - em frente distribuidora d bebidas e a praia - 15.12km 17.22h Photo ofPousada e rest Inicio dos Milagres - Carlos - em frente distribuidora d bebidas e a praia - 15.12km 17.22h Photo ofPousada e rest Inicio dos Milagres - Carlos - em frente distribuidora d bebidas e a praia - 15.12km 17.22h

Fornece almoço ate 15:30h - tbm cafe da manha - De frente a pousada sai a trilha pra balsa do dia seguinte. Fica pertinho do Rio Caramagibe onde tem a embarcação de travessia. Vale andar pela praia e ir ate o desague do rio com o mar. Aqui fica o palco de carnaval na praça e o som vai ate 0h.