Photo of2 Trecho transespinhaço saindo de BH (Raposos - Cach. Janela do Céu - Pico Raposos - Cach. Santo Antônio) Photo of2 Trecho transespinhaço saindo de BH (Raposos - Cach. Janela do Céu - Pico Raposos - Cach. Santo Antônio) Photo of2 Trecho transespinhaço saindo de BH (Raposos - Cach. Janela do Céu - Pico Raposos - Cach. Santo Antônio)

May 27, 2022
May 2022

near Raposos, Minas Gerais (Brazil)

2° Trecho transespinhaço saindo de BH (Raposos - Cach. Janela do Céu - Pico Raposos - Cach. Santo Antônio). Dando continuidade ao meu plano de percorrer o espinhaço saindo de Belo Horizonte, parti do mesmo ponto que parei no 1° trecho, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Raposos, a matriz mais antiga de minas (+- 1.700). O objetivo não era só subir a serra, como minha transespinhaço também não tem a pretensão de ser a rota mais curta de percorrer nossa cordilheira. Eu queria passar pela Cachoeira Janela do Céu, pelo ponto mais alto da região, o Pico Raposos, e ir até a cachoeira mais suntuosa e forte da grande beagá, a Cachoeira Santo Antônio, localizada perto do Distrito de Morro Vermelho em Caetés. Assim fizemos, pegamos uma carona de 1,5km de carro até o início da trilha, optamos pela trilha (Cabaça, Açude) que passa pela mata ao invés da Galopeira, que é exposta, muita utilizada por veículos off-road, até chegar a famosa Janela do Céu. Notem no track log que demos um pequeno retorno na guinada à esquerda antes da Janela do Céu, mas a ideia era também passar por algumas outras pequenas cachoeiras que têm por ali, as quais são acessadas por pula pedra subindo o rio. Contudo, como saímos tarde, abandonamos a ideia e atravessamos o rio de novo. Também não descemos até a parte de baixo da Cachoeira Janela do Céu, que é acessada por uma pequena trilha que sai da trilha principal, mas a sua cabeceira, que forma a "janela", realmente tem uma vista maravilosa! Ela está direcionada ao Pico Belo Horizonte, por onde passei no 1° trecho, dando uma sensação muito massa de ver a extensão percorrida com apenas 2 dias de caminhada (somando os dois trechos). Saindo de lá, a parte mais difícil do trajeto, sobre a qual não consegui achar outros logs, emendar a Janela do Céu ao Pico Raposos. Foi menos difícil que pensei, haviam trilhas bem demarcadas, inclusive na cruzada do último vale até o pico, ao invés de contornar pela crista. Já neste ponto mais alto, fiquei muito contente de ver, tão próximo de bh, um pedaço de espinhaço mais preservado, que eu só tinha visto nos parques mais antigos. Com muitas canelas de emas e flores diferentes formando jardins com os afloramentos rochosos, ganhamos o pico privilegiados com a vista e vegetação maravilhosas. De lá, descemos em direção a Cach. Santo Antônio, passando pelas Iracemas. Fomos até a Cachoeira Iracemas, bem bonitinha, e voltamos para tentar emendar o trecho nos log finais para a Cach. St. Antônio. Antes da casa das Iracemas, pegamos uma trilha à esquerda onde tem uma placa, chegamos até um estradão de terra e, rapidamente, chegamos no Rancho Gravatas, onde chamamos na porteira e pedimos gentilmente passagem, sendo atendidos com aquela cordialidade mineira. Em sequência, uma pequena subidinha e um descidão até chegar na poderosa Cach. St. Antônio. Subimos depois em direção ao estacionamento mais próximo da cachoeira, onde fomos resgatados. Classifiquei como difícil somente pela distância, mas a trilha não tem grandes dificuldades técnicas.

PictographReligious site Altitude 2,396 ft

Janela do ceu

Esquerda

Cachoeira Iracemas

Cachoeira de Santo Antônio.