Activity

2/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (1/2 - PICOS HATO, LOTO Y PIEDRA DEL AGUA) (2/2 - PICO GILBO Y PEÑA DE LOS SERRONES)

Download

Trail photos

Photo of2/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (1/2 - PICOS HATO, LOTO Y PIEDRA DEL AGUA) (2/2 - PICO GILBO Y PEÑA DE LOS SERRONES) Photo of2/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (1/2 - PICOS HATO, LOTO Y PIEDRA DEL AGUA) (2/2 - PICO GILBO Y PEÑA DE LOS SERRONES) Photo of2/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (1/2 - PICOS HATO, LOTO Y PIEDRA DEL AGUA) (2/2 - PICO GILBO Y PEÑA DE LOS SERRONES)

Author

Trail stats

Distance
9.12 mi
Elevation gain
2,631 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,563 ft
Max elevation
5,211 ft
TrailRank 
77 5
Min elevation
3,661 ft
Trail type
One Way
Time
7 hours 24 minutes
Coordinates
4830
Uploaded
August 21, 2022
Recorded
August 2022
  • Rating

  •   5 1 review
Share

near Remolina, Castilla y León (España)

Viewed 502 times, downloaded 24 times

Trail photos

Photo of2/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (1/2 - PICOS HATO, LOTO Y PIEDRA DEL AGUA) (2/2 - PICO GILBO Y PEÑA DE LOS SERRONES) Photo of2/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (1/2 - PICOS HATO, LOTO Y PIEDRA DEL AGUA) (2/2 - PICO GILBO Y PEÑA DE LOS SERRONES) Photo of2/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (1/2 - PICOS HATO, LOTO Y PIEDRA DEL AGUA) (2/2 - PICO GILBO Y PEÑA DE LOS SERRONES)

Itinerary description

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure




RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO

Percurso circular no Parque Regional da Montanha de Riaño e Mampodre com inicio e fim na localidade de Horcadas. O itinerário de dois dias, com pernoita no Refugio livre de Bebergón, passa por cinco dos cumes do território: Pico Hato, Pico Loto, Piedra del Agua, Pico Gilbo e Peña de Serrones. Proporciona magnificas panorâmicas do extenso território de alta montanha da Cordilheira Cantábrica e dos Picos de Europa, com destaque para a albufeira de Riaño que embeleza toda a envolvência numa combinação imbatível de água, vales frondosos e picos emblemáticos da cordilheira. É uma proposta fantástica para descobrir, a pé, parte desta Montanha de Riaño, desfrutar das espetaculares panorâmicas e florestas exuberantes, sendo uma ótima opção para completar o dia de viagem, como no nosso caso, que viajamos desde Portugal.

O trilho, com aproximadamente 24 quilómetros, apesar de percorrer parte dos percursos marcados, PR LE-25 Puerto de Horcadas e PR LE-52 Collado El Baile, não está sinalizado na sua totalidade pelo que o uso do GPS é recomendado. Classificamos como difícil pela necessidade de uso das mãos em algumas secções do itinerário, pela extensa aresta a percorrer no maciço do Pico Gilbo, não aconselhável a quem tenha vertigens, e principalmente pela dificuldade acrescida na sua descida onde existem passos de grau III+ / IV.

ETAPAS DO CIRCUITO
1/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (Picos Hato, Loto y Piedra del Agua)
2/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (Pico Gilbo y Peña de Serrones)

CIRCUITO COMPLETO
RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO
(Picos Hato, Loto, Piedra del Agua, Gilbo y Peña de Serrones)








DESCRIÇÃO DA ETAPA
2/2 RUTA CIRCULAR EN LA MONTAÑA DE RIAÑO (PICO GILBO Y PEÑA DE LOS SERRONES)


Saímos do Refugio del Berbegón, local onde pernoitamos, recuamos escassos metros no caminho do PR LE-25 percorrido no dia anterior para intersetar o nosso Waipont Desvio. Aqui, continuamos a seguir o PR LE-25, sempre a descer em direção ao desfiladeiro de Hoz Oscura. Não há por onde enganar, seguimos pelo amplo caminho florestal o vale. Um pouco mais adiante chegamos ao alargamento de Las Barniciellas, onde persistem alguns prados. Ignorando a bifurcação à nossa esquerda, continuamos a descer o vale até chegarmos a uma curva acentuada no caminho, onde voltamos a ter uma bifurcação, agora à direita que voltamos a ignorar. Seguimos o caminho florestal tendo sempre como referência o Arroyo de Las Horcadas. O caminho regressa à estrada de Riaño (N-621) contornando um conjunto de prados e uma zona frondosa de urzes e giestas, atravessa a N-621 por um túnel e entra no “Pueblo” de Horcadas.



Atravessamos o casario de Horcadas e seguimos para a Iglesia, pouco depois intersetamos o PR LE-52 Collado El Baile, que vamos seguir em alguns troços. Depois do painel informativo do PR, rodamos à direita para seguir por um caminho florestal ascendente que contorna o Monte de El Raso pela direita e o Cueto Casnello pela esquerda. Sem grande dificuldade alcançamos a Majada de Las Pecinas onde encontramos uma Fuente/Abrevedero, com a silhueta do Gilbo e a sua aresta à nossa esquerda.

Saindo da Majada de Las Pecinas, ignoramos as bifurcações à esquerda e, seguindo sempre pela direita, o trilho entra numa zona muito arborizada de altos e fortes carvalhos, passamos pela Fuente de Coto Rubio. Mais à frente encontramos um Indicador, agora seguimos pela esquerda em direção ao Prado de la Collada. Neste ponto, se continuarmos o caminho para a esquerda, podemos fazer a subida normal para o Gilbo a partir de Horcadas. No nosso caso, seguimos à direita por um caminho que entra numa nova secção de frondosa floresta, seguindo o curso do Arroyo de Vallarqué. O caminho descendente leva-nos à estrada de terra que contorna o Embalse de Riaño, Camiño de Las Viescas, o qual seguimos à esquerda.

Continuamos pela margem do “Embalse de Riaño” até chegarmos a uma bifurcação sinalizada, onde seguimos pela esquerda para a Cueva de la Vieja del Monte, necessário fazer um pequeno desvio para visita-la. A gruta tem muitas curiosidades: fornos, cerâmicas, algumas figuras de madeira, incluindo um grande lobo de madeira e uma lenda própria… voltando ao caminho, seguimos para o Mirador de las Viescas, do qual além de termos aos nossos pés parte do Embalse de Riaño, temos também, em frente, Pico Yordas e Cueto Nebloso e à esquerda entre Peña Sarnosa e Cueto Cabrón, a panorâmica do Pico Gilbo.



O trilho continua pelo amplo caminho, mas agora vamos atentos para seguir à esquerda um caminho de pé posto que sobe o Canal del Moro por um frondoso bosque de faias e nos leva até ao Collado Vellarqué. Passando pela face leste do Gilbo, que dá vista para Carande e Horcada e onde podemos ver, também, o Prado de la Collada, que passamos há algum tempo. Continuamos a subir a encosta para passar novamente pelo topo das cristas calcárias até à face norte de Gilbo. A partir daqui seguimos o caminho pela Diagonal Cara Norte do Pico Gilbo, são aproximadamente 500 metros de comprimento onde é preciso usar as mãos para algumas trepadas, mas nada de difícil ou complicado, apenas requer cuidado, como tudo na montanha.

Estamos nos metros finais da ascensão, cruzamos uma Colladina para aceder à última vertente íngreme, as panorâmicas são magnificas, fazendo anteceder o que nos espera no cume. Separam-nos cem metros do cume, subimos a chaminé da face norte até ao Collado entre Cimas, localizado no outeiro que separa o cume secundário nordeste do cume do Pico Gilbo. Uma última subida e chegamos ao Pico Gilbo (1679m). No cume, uma verdadeira sensação de imensidão, magníficas vistas panorâmicas em todas as direções, a norte, da esquerda para a direita, Parque Natural Redes, Parque Natural de Ponga e Centro-Norte dos Picos de Europa, e para este, o Parque Fuentes Carrionas. Não há palavras para descrever…

Agora tempo para desfrutar de toda a paisagem que nos rodeia: NE, temos a Sierra de Hormas com montanhas como Pico Pandián e Altos de la Hoya de la Perdiz, Horniellos e de Mura. Mais a frente vemos o Cornión com a Peña Santa e os Urrieles; N, temos o Pico Yordas; NO, contemplamos o Maciço de Mampodre e Peña Ten; W, Peñas Pintas, Pico Llerenes e Pico Castaño; SW, Sierra de los Villares com o Pico Jano e a Peña Caballo; S, os Picos Hato, Loto e Piedra del Agua; E destaca-se, como sempre, o grande Espigüete, sempre acompanhado pelo Pico Murcia, Peñas Matas e Cuartas.



O tempo foi passando enquanto contemplávamos toda esta magnifica envolvência, fizemos várias fotos para perpetuar o momento, mas é chegada a hora de continuar. Seguimos, cuidadosamente, pela longa Cresta do Pico Gilbo, em alguns pontos algo aérea, em direção a SW. É preciso ter cuidado onde se coloca os pés e as mãos. O percurso pela aresta, embora com boas agarras e alguns passos mais aéreos possam ser evitados, não é recomendado a pessoas com vertigens. Ao percorrer a aresta o Embalse de Riaño e Peñas Pintas assumem um papel especial perante os nossos olhos.

Continuamos a progredir ao longo da aresta, atravessamos Peña de Los Serrones e terminamos a travessia da aresta da Peña de La Paliella. Aqui, iniciamos a descida por uma espécie de canal muito ingreme e onde temos de fazer algum destrepe. Segue-se uma secção de pedra quase lisa sem agarras onde, para podermos enfrentar a descida com alguma segurança, prevaleceu a opção de rabo no chão. Podemos classificar esta descida de grau III+/IV, embora à semelhança do resto do percurso com o terreno seco não há grande problema nesta zona se descermos com cuidado e procurarmos contornar a pedra mais lisa e algo vertical.



No final desta zona mais vertical, da Cuesta Yadrero, seguimos por uma zona de pedreira e de vegetação mais abundante. Aqui, sem trilho definido, procuramos o melhor caminho para continuar a baixar em direção ao caminho florestal que contorna Cueto de las Vegas e o Monte de El Raso pela direita e nos leva de regresso à Iglesia da Parroquia de Los Santos Cornelio y Cipriano e consequentemente a Horcadas, onde terminamos esta incrível “ruta”, diversificada e muito divertida para quem gosta deste tipo de terreno, embora nunca seja de mais reforçar que não é aconselhado a sua realização em dias de chuva ou mesmo nas situações em que as rochas se encontrem molhadas.



FICHA TÉCNICA DA ETAPA
Realização: 16 agosto de 2022
Percurso: Refugio del Berbegón - Hoz Oscura - Horcadas - Majada de Las Pecinas - Prado de la Collada - Camiño de Las Viescas - Canal del Moro - Collado Vellarqué - Pico Gilbo - Aresta SW - Peña de los Serrones - Peña de La Paliella - Cuesta Yadrero - Horcadas
Distancia: 14,7kms
Duração: 7h:24min
Tempo em movimento: 3h44min
Tempo parado: 3h40min
Movimento médio: 3,9km/h
Acumulado positivo: 1196m
Acumulado negativo: 1477m








Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 4,633 ft
Photo ofREFUGIO DEL BERBEGÓN Photo ofREFUGIO DEL BERBEGÓN Photo ofREFUGIO DEL BERBEGÓN

REFUGIO DEL BERBEGÓN

PictographWaypoint Altitude 4,339 ft
Photo ofHOZ OSCURA Photo ofHOZ OSCURA Photo ofHOZ OSCURA

HOZ OSCURA

PictographWaypoint Altitude 4,116 ft
Photo ofCASETA TOMA AGUA Photo ofCASETA TOMA AGUA Photo ofCASETA TOMA AGUA

CASETA TOMA AGUA

PictographWaypoint Altitude 3,960 ft
Photo ofARROYO DE LAS HORCADAS Photo ofARROYO DE LAS HORCADAS

ARROYO DE LAS HORCADAS

PictographWaypoint Altitude 3,698 ft
Photo ofHORCADAS Photo ofHORCADAS Photo ofHORCADAS

HORCADAS

PictographWaypoint Altitude 3,740 ft
Photo ofIGLESIA Photo ofIGLESIA Photo ofIGLESIA

IGLESIA

PictographWaypoint Altitude 4,035 ft
Photo ofVISTA CUETO CASNELLO Photo ofVISTA CUETO CASNELLO Photo ofVISTA CUETO CASNELLO

VISTA CUETO CASNELLO

PictographWaypoint Altitude 4,125 ft
Photo ofFUENTE/ABREVEDERO Photo ofFUENTE/ABREVEDERO Photo ofFUENTE/ABREVEDERO

FUENTE/ABREVEDERO

PictographWaypoint Altitude 4,268 ft

LAS VALLEJAS

PictographWaypoint Altitude 4,280 ft
Photo ofFUENTE DE COTO RUBIO Photo ofFUENTE DE COTO RUBIO Photo ofFUENTE DE COTO RUBIO

FUENTE DE COTO RUBIO

PictographWaypoint Altitude 4,270 ft
Photo ofINDICADOR (IZQUIERDA) Photo ofINDICADOR (IZQUIERDA) Photo ofINDICADOR (IZQUIERDA)

INDICADOR (IZQUIERDA)

PictographWaypoint Altitude 4,339 ft
Photo ofPRADO DE LA COLLADA Photo ofPRADO DE LA COLLADA Photo ofPRADO DE LA COLLADA

PRADO DE LA COLLADA

PictographWaypoint Altitude 4,338 ft
Photo ofCAMIÑO DE LAS VIESCAS (IZQUIERDA) Photo ofCAMIÑO DE LAS VIESCAS (IZQUIERDA) Photo ofCAMIÑO DE LAS VIESCAS (IZQUIERDA)

CAMIÑO DE LAS VIESCAS (IZQUIERDA)

PictographWaypoint Altitude 4,476 ft
Photo ofCUEVA DE LA VIEJA DEL MONTE Photo ofCUEVA DE LA VIEJA DEL MONTE Photo ofCUEVA DE LA VIEJA DEL MONTE

CUEVA DE LA VIEJA DEL MONTE

PictographWaypoint Altitude 3,855 ft
Photo ofMIRADOR DE LAS VIESCAS Photo ofMIRADOR DE LAS VIESCAS Photo ofMIRADOR DE LAS VIESCAS

MIRADOR DE LAS VIESCAS

PictographWaypoint Altitude 3,958 ft
Photo ofCANAL DEL MORO Photo ofCANAL DEL MORO Photo ofCANAL DEL MORO

CANAL DEL MORO

PictographWaypoint Altitude 4,296 ft
Photo ofCOLLADO VALLARQUÉ Photo ofCOLLADO VALLARQUÉ Photo ofCOLLADO VALLARQUÉ

COLLADO VALLARQUÉ

PictographWaypoint Altitude 4,476 ft
Photo ofDIAGNOL CARA NORTE Photo ofDIAGNOL CARA NORTE Photo ofDIAGNOL CARA NORTE

DIAGNOL CARA NORTE

PictographWaypoint Altitude 4,930 ft
Photo ofCOLLADINA Photo ofCOLLADINA Photo ofCOLLADINA

COLLADINA

PictographWaypoint Altitude 5,056 ft
Photo ofCOLLADO ENTRE CIMAS Photo ofCOLLADO ENTRE CIMAS Photo ofCOLLADO ENTRE CIMAS

COLLADO ENTRE CIMAS

PictographWaypoint Altitude 5,056 ft
Photo ofPICO GILBO (1679M) Photo ofPICO GILBO (1679M) Photo ofPICO GILBO (1679M)

PICO GILBO (1679M)

PictographWaypoint Altitude 5,211 ft
Photo ofCRESTA PICO GILBO Photo ofCRESTA PICO GILBO Photo ofCRESTA PICO GILBO

CRESTA PICO GILBO

PictographWaypoint Altitude 5,073 ft
Photo ofPEÑA DE LOS SERRONES (1599M) Photo ofPEÑA DE LOS SERRONES (1599M) Photo ofPEÑA DE LOS SERRONES (1599M)

PEÑA DE LOS SERRONES (1599M)

PictographWaypoint Altitude 4,170 ft

CUESTA YADRERO

PictographWaypoint Altitude 4,497 ft
Photo ofDESCENSO DE LA CRESTA Photo ofDESCENSO DE LA CRESTA Photo ofDESCENSO DE LA CRESTA

DESCENSO DE LA CRESTA

PictographWaypoint Altitude 4,291 ft
Photo ofVISTA CUETO DE LAS VEGAS Photo ofVISTA CUETO DE LAS VEGAS Photo ofVISTA CUETO DE LAS VEGAS

VISTA CUETO DE LAS VEGAS

PictographWaypoint Altitude 3,836 ft
Photo ofEL RASO Photo ofEL RASO Photo ofEL RASO

EL RASO

PictographWaypoint Altitude 3,690 ft
Photo ofBAR HORCADAS Photo ofBAR HORCADAS Photo ofBAR HORCADAS

BAR HORCADAS

PictographWaypoint Altitude 3,690 ft
Photo ofAREA RECREATIVA HORCADAS Photo ofAREA RECREATIVA HORCADAS Photo ofAREA RECREATIVA HORCADAS

AREA RECREATIVA HORCADAS

Comments  (1)

  • Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Aug 30, 2022

    O Parque Regional da Montanha de Riano e Mampodre é uma excelente surpresa...

You can or this trail