Photo of1° trecho - Caminho do Pai: Goias x Mossamedes-GO com atrativos (Serra Dourada de Goias) - Goias Velho/GO Photo of1° trecho - Caminho do Pai: Goias x Mossamedes-GO com atrativos (Serra Dourada de Goias) - Goias Velho/GO Photo of1° trecho - Caminho do Pai: Goias x Mossamedes-GO com atrativos (Serra Dourada de Goias) - Goias Velho/GO

Very difficult
one day 4 hours 7 minutes
July 9, 2023
July 2023

near Goiás, Goiás (Brazil)

@ocaminhodopai

O Caminho do Pai pode ser feito de Goias x Trindade-Go ou vice versa.
Nesse sentindo de Goiás para Trindade, tem a bela paisagem da Serra Dourada o tempo todo nesse 1° trecho, e fora que desse jeito vc chega na casa do pai: Divino Pai Eterno.
Sendo um devoto ou devota, faz mais sentido fazer nessa direção.
Achei o trajeto bem puxado, pois vencer a Serra Dourada subindo pela trilha cavaleira e depois descendo a estrada, requer muito preparo, ainda mais se estiver com uma mochila muito pesada com seus pertences dentro p/ deslocamento.
Fiz um levantamento da Serra Dourada mostrando os atrativos como o Olho dagua, Rampa de voo livre, Areial, uns setores de pedras com o pau papel, mirante nascer do sol, Gruta da coruja e mirante do por do sol.
Não fui onde ficava a Pedra Goiana, que fica dentro da area da UFG.
Mas é de fácil acesso (eu já conheço). É só seguir as placas.
Ao passar pelo território onde fica a UFG paga-se uma taxa de visitação.
Recomendo percorrer pela estrada que passa por dentro na UFG, pois a trilha q percorre os setores de pedras, o mato esta tampando as passagens e ficou um pouco perigoso.
Não siga a trilha que fiz e siga pela estrada que passa dentro da UFG.

Então, se vc subir a Serra Dourada pelo lado de Goiás rumo Trindade, após passar a antiga rampa de voo livre, na bifurcação entre pela porteira branca q fica trancada (pule a porteira ou cerca de arame liso) e siga pela estrada e não siga pela trilha que fiz.
Pague a taxa ao guarda parque da UFG.
Da mesma forma é subindo a Serra Dourada pela estrada vindo de Mossamedes.
Entre pela porteira branca q fica trancada e pague a taxa ao guarda parque estando dentro do território da UFG.
Vi poucas sinalizações e marcações na estrada.
E na serra dourada, nao tem nenhuma sinalização do caminho.
Coloquei algumas fitas p/ seguir e "X" com troncos de arvores no chao para sinalizar onde nao seguir trilha.
Como o caminho ainda é novo, tem muito a desenvolver...
No sentido que eu fiz, ao descer a Serra Dourada tem o Corrego Cafundo que se uni ao Corrego Braz Mendes. Nesse encontro de corregos, tem um acesso livre para banho a esquerda da ponte, onde geralmente as pessoas deixam seus veiculos estacionados para subir a serra.
Tome um banho e siga estrada ate a cidade de Mossamedes.
Em Mossamedes tem comercio, farmácias, frutaria, banco Itau, lotérica, pit dog, pizzaria, jantinha e uma pousada.
Mostro onde fica o atrativo "Biquinha" e sigo para a Praça Damiana da Cunha onde fica a Igreja Matriz São José em frente a Pousada Mossamedes.
Única pousada na cidade, ao lado de onde continua o caminho do pai.
A faixada da pousada esta escrita "Hotel Pedra Goiana".
Proprietária Laura.
Tem quartos com ventilador e ar condicionado.
Café bem simples.
Em frente ao hotel na praça, a noite, tem a jantinha do Cantinho 3 em 1.
Espetinho com jantinha e bebidas.
Uma delicia de alimentação.

Eu percorri o caminho do pai de moto nas estradas e somente na Serra Dourada fiz caminhando.
Na Serra Dourada nao pode nenhum tipo de veiculo automotor.

Sem os atrativos q mostro sera uns 30,5km direto.
De Goiás ate Mossamedes.

Vale ressaltar que o olho d'água dentro do parque é uma nascente que fica com agua ate o final do mês de julho. No período de seca, ela não jorra agua.

Não tem nenhum ponto de comercio na estrada de terra.
Somente recursos naturais.
Vc terá que levar sua comida e bebidas.
Existe nas estradas córregos onde vc poderá coletar agua e filtrar para beber.

Fiz um pedaço do 2° trecho de Mossamedes x Americano do Brasil ate passar por uma fazenda onde a ponte caiu no Rio Turvo.
Ao entrar nessa fazenda pela porteira, vi uma linda capela branca a direita e parei para tirar uma foto. Foi a bela capelinha branca q me salvou de um desastre...
Pois foi ai q o fazendeiro perguntou onde eu ia e q a ponte caiu logo a frente.
Ele não tranca sua porteira, então qualquer um pode passar e cair na ponte onde não existe mais.
Ao chegar perto dessa ponte, um morro tira a visão e vc não consegue vê q não tem mais a ponte e poderá cair....
Um pouco antes de onde a ponte caiu, tinham colocado um arame e pelos cacos de vidros e pedaços da carenagens da moto, com certeza teve um acidente ali.
Tinha uma fita zebrada de amarelo e preto arrebentada.
Amarrei e coloquei uns pedaços pendurados como aviso.
Fui ver de perto e fiquei assustada....
Eu não iria ver q não tinha a ponte...
Não fiz o restante desse 2° trecho, pois estava de moto e tinha q fazer uma volta pela estrada e não sabia se iria acertar.
Fui em direção a rodovia e voltei pra Goiânia, pela cidade de Choupana, Anicuns...
Fica o aviso!!!!
A pé e de bike, dá pra seguir de onde a ponte caiu.
No maps esta "Ponte Rio Turvo".

Mas tbm achei muito puxado esses 40km de Mossamedes a Americano do Brasil.
Não tem nada....
Nada de comercio, ponto de apoio, atrativos...
Tem alguns córregos.
Rota dos carreiros na época de festa de Trindade.
Não sei se vou fazer o restante do levantamento desse percurso...
Não achei viável para caminhantes.
Muito exaustivo estando com uma mochila nas costas...
Minha opinião.
Imagina fazer no 1° dia 30,5km, 2° dia 40km... e fora os outros trechos q o povoado ainda não tem local de hospedagem?
Quem sabe mais algum tempo, vai se tornar um caminho igual o Caminho da Fé, né?
Nunca se sabe.
Mas precisa de muito empenho dos organizadores, das fazendas, dos povoados e das comunidades.

PictographReligious site Altitude 1,607 ft
Photo ofInicio de frente a Igreja N.S. do Rosario em Goias - 8.05h Photo ofInicio de frente a Igreja N.S. do Rosario em Goias - 8.05h

Inicio de frente a Igreja N.S. do Rosario em Goias - 8.05h

PictographMuseum Altitude 1,602 ft

Museu de Cora Coralina - fechado dia de segunda feira

PictographReligious site Altitude 1,607 ft
Photo ofCoreto: picoles e sorvetes - igreja santana ao lado Photo ofCoreto: picoles e sorvetes - igreja santana ao lado Photo ofCoreto: picoles e sorvetes - igreja santana ao lado

Coreto: picoles e sorvetes - igreja santana ao lado

Photo ofVire a Direita do chafariz em direção ao Museu das Bandeiras - A antiga cadeia de Goias - 630m Photo ofVire a Direita do chafariz em direção ao Museu das Bandeiras - A antiga cadeia de Goias - 630m

Visita gratuita. Horários de Funcionamento Quarta-Feira a Sábado 9h às 19h, Terça-Feira, Domingos e Feriados 9h às 13h Contato: (61) 3521-4345 WhatsApp: (62) 98220-0079

Photo ofesq rumo merc Souza - tinha uma marca no poste zebrada - 1.89km Photo ofesq rumo merc Souza - tinha uma marca no poste zebrada - 1.89km

esq rumo merc Souza - tinha uma marca no poste zebrada - 1.89km

Photo ofesq em direção a distribuidora - em seguida vira a direita e entra na estrada de terra - 2.55km Photo ofesq em direção a distribuidora - em seguida vira a direita e entra na estrada de terra - 2.55km

compre algo aqui na distribuidora, pois nao tem nada no caminho

Photo ofDir na estrada de terra - aqui tem uma dist de bebidas - ultimo comercio no longo percurso ate mossamedes- 8.28h Photo ofDir na estrada de terra - aqui tem uma dist de bebidas - ultimo comercio no longo percurso ate mossamedes- 8.28h

marca no poste

Photo ofrio com acesso a esq - Ponte de concreto - ponto de banho raso - 10.72km Photo ofrio com acesso a esq - Ponte de concreto - ponto de banho raso - 10.72km

rio com acesso a esq - Ponte de concreto - ponto de banho raso - 10.72km

Photo oftrifurcação de estradas - segue esq rumo serra dourada - marcas - 12.12km Photo oftrifurcação de estradas - segue esq rumo serra dourada - marcas - 12.12km Photo oftrifurcação de estradas - segue esq rumo serra dourada - marcas - 12.12km

trifurcação de estradas - segue esq rumo serra dourada - marcas - 12.12km

tinha marcas somente ate aqui qd fiz

Photo ofContinue na estrada a Esq da porteira preta - nao entre - siga estrada a esquerda - 15.17km Photo ofContinue na estrada a Esq da porteira preta - nao entre - siga estrada a esquerda - 15.17km

Não tem marcação

Photo ofUma arvore seca, um pequi, entre no colchete a direita onde tem um colcho d concreto e siga trilha pelo pasto 9.29h - 16.44km Photo ofUma arvore seca, um pequi, entre no colchete a direita onde tem um colcho d concreto e siga trilha pelo pasto 9.29h - 16.44km Photo ofUma arvore seca, um pequi, entre no colchete a direita onde tem um colcho d concreto e siga trilha pelo pasto 9.29h - 16.44km

Sem marcação na trilha agora - vc entra aqui a direita no colchete e vacas soltas. tem uma antiga estradinha desativada de veiculos, onde vc vai percorrer em direção a serra dourada. Se manter sempre a direita.

Photo ofContinue a se manter a Direita numa antiga estrada - cocho de gado coberto Photo ofContinue a se manter a Direita numa antiga estrada - cocho de gado coberto Photo ofContinue a se manter a Direita numa antiga estrada - cocho de gado coberto

Continue a se manter a Direita numa antiga estrada - cocho de gado coberto

Desse ponto é possivel vc ver a trilha cavaleira na serra dourada q vai subir

Sem marcação. Barulho de água em seguida. Deve ser o olho d'água ou outro riacho com bom fluxo no inicio de seca

aqui começa a trilha caveleira. Mata fechada nesse começo com riachos a frente - se mante a direita rente cerca e troncos, mourao.

Photo ofpequeno riacho com agua em julho - 19.75km Photo ofpequeno riacho com agua em julho - 19.75km Photo ofpequeno riacho com agua em julho - 19.75km

pequeno riacho com agua em julho - 19.75km

A frente cruza outro riacho acho q esse é o olho d'água - nadar rente a cerca a dir

PictographRisk Altitude 2,570 ft

coloquei no chao alguns troncos no formato de X com pedras - nao seguir a trilha da direita - vai pela esq subindo a serra em cascalho solto - muita exposição ao sol daqui pra frente

Photo ofBif - seguir a Dir e Dir pro olho dagua e coletar agua da nascente e aqui a esq vai pra rampa - 21.69km Photo ofBif - seguir a Dir e Dir pro olho dagua e coletar agua da nascente e aqui a esq vai pra rampa - 21.69km Photo ofBif - seguir a Dir e Dir pro olho dagua e coletar agua da nascente e aqui a esq vai pra rampa - 21.69km

pro olho dagua vire a direita, nade um pouco e mais a frente na proxima bis vire a direita de novo entrando numa matinha. Vc vai ver onde passa um riacho e siga o cano q esta conectado a mina de agua. vai ter uma construção onde o cano deixa cair a agua num buraco. Desça esse buraco e pegue agua pura da fonte. Na epoca da seca, o lençol freatico baixa e a mina seca. Ate fim de julho tem agua aqui. Pouca mas tem e geladissima!!! Depois de coletar agua vai na rampa de voo livre - a caixa de agua q vemos nao tem como pegar agua.

Photo ofpouca água no cano - o riacho estava totalmente seco a muito tempo - 21.77km 12.30h Photo ofpouca água no cano - o riacho estava totalmente seco a muito tempo - 21.77km 12.30h Photo ofpouca água no cano - o riacho estava totalmente seco a muito tempo - 21.77km 12.30h

o cano é direto da mina - a agua estava tao gelada q qd bebi tive dor de cabeça de imediato. Q delicia de agua. Fim de julho a começo de agosto deve secar essa agua.

Photo ofapos subida, tem uma cerca - pula a cerca e siga pra rampa - 21.93km Photo ofapos subida, tem uma cerca - pula a cerca e siga pra rampa - 21.93km

apos subida, tem uma cerca - pula a cerca e siga pra rampa - 21.93km

Photo ofantiga rampa de voo livre - aqui ao lado dir tem uma trilha q vai pra um setor no alto - ver o nascer - 22.10km 12.46h Photo ofantiga rampa de voo livre - aqui ao lado dir tem uma trilha q vai pra um setor no alto - ver o nascer - 22.10km 12.46h Photo ofantiga rampa de voo livre - aqui ao lado dir tem uma trilha q vai pra um setor no alto - ver o nascer - 22.10km 12.46h

aqui na rampa desativada vê um lindo por do sol de frente e nascer da lua cheia nas costas

Photo ofareial - salao em cima com pedras arredondadas - 13.36h 23.24km Photo ofareial - salao em cima com pedras arredondadas - 13.36h 23.24km

areial - salao em cima com pedras arredondadas - 13.36h 23.24km

Photo ofmirante direto - se vc estiver no mirante e nao for no areial, pode seguir essa estrada direto - 23.24km Photo ofmirante direto - se vc estiver no mirante e nao for no areial, pode seguir essa estrada direto - 23.24km

Photo ofporteira trancada da ufg - pode pular e seguir pela estrada - fui pela trilha a esq mas estava com mato alto- 23.24km 14.07h Photo ofporteira trancada da ufg - pode pular e seguir pela estrada - fui pela trilha a esq mas estava com mato alto- 23.24km 14.07h

ir pela estrada dentro da UFG e pagar taxa ao guarda parque para atravessar e tbm ir no setor de pedras onde ficava a pedra goiana q caiu a muitos anos atras. Indo pela trilha e sem um guia vc nao vai saber atravessar. Em alguns pontos esta com mato alto e tampando acesso. Vai pela estrada de forma mais segura!!!! Não se arrisque, pois tem algumas pedras grandes q estao deslocadas e podem cair com vc em cima delas. A estrada vai atravessar e chegar em outra porteira trancada. Pule a cerca ou a porteira e segue pela estrada ate encontrar meu traçado novamente na porteira.

pela cerca da na mesma mas tem pula pedras

PictographRisk Altitude 3,224 ft
Photo ofSetor de pedras limpa - rastelado - no setor de muitas pedras, em seu entorno muito mato alto e tampa passagens Photo ofSetor de pedras limpa - rastelado - no setor de muitas pedras, em seu entorno muito mato alto e tampa passagens Photo ofSetor de pedras limpa - rastelado - no setor de muitas pedras, em seu entorno muito mato alto e tampa passagens

se nao souber a direção, se perde ou se machuca, pois algumas pedras mesmo sendo grandes, elas estao deslocadas e soltas. Pode haver acidentes. Nao atravessar esse setor!!!! A pedra q vc pisar pode deslocar e vir a cair

Photo ofEsq na trilha tampada pelo mato - contorna e segue direita Photo ofEsq na trilha tampada pelo mato - contorna e segue direita Photo ofEsq na trilha tampada pelo mato - contorna e segue direita

Esq na trilha tampada pelo mato - contorna e segue direita

Photo ofContorna a Dir - pau papel no alto - totei d pedra - muito lindo!!! Photo ofContorna a Dir - pau papel no alto - totei d pedra - muito lindo!!!

Contorna a Dir - pau papel no alto - totei d pedra - muito lindo!!!

Photo ofPortão ufg trancada - pule e pague taxa ao guarda - estrada descendo a serra dourada - 10.28h Photo ofPortão ufg trancada - pule e pague taxa ao guarda - estrada descendo a serra dourada - 10.28h

aqui ve a placa pedra goiana apontando para a esquerda de quem ve a porteira de frente - la é um setor cheio de rochas e a pedra goiana caiu a muitos anos atras. Em periodo de aguas, tem pequenos poços para banho. Onde ficava a pedra goiana tem um marco como um mastro com uma bandeirinha.

Photo ofMirante do nascer do sol - lindo local nas rochas Photo ofMirante do nascer do sol - lindo local nas rochas Photo ofMirante do nascer do sol - lindo local nas rochas

Mirante do nascer do sol - lindo local nas rochas

PictographCave Altitude 3,145 ft
Photo ofGruta da coruja - entre devagar, pois pode ter bichos ou morcegos - linda demais!!! 10.47h Photo ofGruta da coruja - entre devagar, pois pode ter bichos ou morcegos - linda demais!!! 10.47h Photo ofGruta da coruja - entre devagar, pois pode ter bichos ou morcegos - linda demais!!! 10.47h

Photo ofMirante da estrada - bom locla para ver o por do sol acredito. Aqui ve mossamedes e outra cidade mais ao fundo Photo ofMirante da estrada - bom locla para ver o por do sol acredito. Aqui ve mossamedes e outra cidade mais ao fundo Photo ofMirante da estrada - bom locla para ver o por do sol acredito. Aqui ve mossamedes e outra cidade mais ao fundo

Photo ofCórrego Braz Mendes e cafundó fim da descida - acesso livre a esq para banho - ponte Photo ofCórrego Braz Mendes e cafundó fim da descida - acesso livre a esq para banho - ponte Photo ofCórrego Braz Mendes e cafundó fim da descida - acesso livre a esq para banho - ponte

aqui tem uma area de estacionar carros de passeio e subir a serra dourada. Encontro dos corregos cafundo e braz mendes

Photo ofDireita - bela visao da serra dourada - olha o que vc desceu..... Photo ofDireita - bela visao da serra dourada - olha o que vc desceu..... Photo ofDireita - bela visao da serra dourada - olha o que vc desceu.....

Direita - bela visao da serra dourada - olha o que vc desceu.....

PictographBridge Altitude 2,051 ft

Ponte - tem uma entrada a esq como acesso a agua

Photo ofDireita no trevo e caixa dgua - posto de combustivel Photo ofDireita no trevo e caixa dgua - posto de combustivel Photo ofDireita no trevo e caixa dgua - posto de combustivel

Direita no trevo e caixa dgua - posto de combustivel

Photo ofaqui na praça vire a Esq pra ir na fonte 'biquinha' q é um atrativo da cidade Photo ofaqui na praça vire a Esq pra ir na fonte 'biquinha' q é um atrativo da cidade Photo ofaqui na praça vire a Esq pra ir na fonte 'biquinha' q é um atrativo da cidade

aqui na praça vire a Esq pra ir na fonte 'biquinha' q é um atrativo da cidade

aqui na praça tem loterica, frutaria, pit dog, sorveteria, farmacia, distribuidora de bebidas, banco itau.

Photo ofBiquinha - era a unica fonte da cidade e pessoas vinha de longe coletar agua como abastecimento Photo ofBiquinha - era a unica fonte da cidade e pessoas vinha de longe coletar agua como abastecimento Photo ofBiquinha - era a unica fonte da cidade e pessoas vinha de longe coletar agua como abastecimento

Conheci o Sr Lorenzo que mora de frente. Viuvo de Leinor que faleceu 1989 dedicada a praça.

PictographReligious site Altitude 2,079 ft
Photo ofPraca Damiana da Cunha e Igreja São Jose - missa domingo as 8h e 19h Photo ofPraca Damiana da Cunha e Igreja São Jose - missa domingo as 8h e 19h Photo ofPraca Damiana da Cunha e Igreja São Jose - missa domingo as 8h e 19h

Praca Damiana da Cunha e Igreja São Jose - missa domingo as 8h e 19h

aqui na praça tem a jantinha do Cantinho 3 me 1 e a pousada pedra goiana. Igreja matriz de mossamedes

PictographMountain hut Altitude 2,081 ft
Photo ofPousada Pedra Goiana ou Pousada Mossamedes como esta no maps - 12.12h Photo ofPousada Pedra Goiana ou Pousada Mossamedes como esta no maps - 12.12h Photo ofPousada Pedra Goiana ou Pousada Mossamedes como esta no maps - 12.12h

Pousada Pedra Goiana ou Pousada Mossamedes como esta no maps - 12.12h

Laura - quartos com ventilador e ar condicionado. Cafe simples: pao com margarina, cafe e umas bolachas de sal, só. Tem tanque p/ lavar roupas. Quintal com pe de limao china. Uma geladeira comunitária. Nao tem bebedouro. Bebedouro tem nos postos de combustivel saida para Americano do brasil. O caminho do pai continua aqui ao lado.

• Photo of Luziene de Sousa
    Luziene de Sousa Jan 29, 2024

Oi! Eu e meu grupo, estamos fazendo o Caminho do Pai a pés. Há fizemos a travessia da Serra Dourada. Muito difícil mesmo. Estamos fazendo por trechos. Dia 28/01 fizemos a metade do trecho 2 (20km). Difícil também rsrs. Mas temos carro de apoio e usamos o GPS com o trajeto já marcado do caminho. Muito boa as suas dicas.