Photo of1° dia - Travessia das Sete Quedas, com Cachoeira das Cariocas. Chapada dos Veadeiros. Sao Jorge/GO Photo of1° dia - Travessia das Sete Quedas, com Cachoeira das Cariocas. Chapada dos Veadeiros. Sao Jorge/GO Photo of1° dia - Travessia das Sete Quedas, com Cachoeira das Cariocas. Chapada dos Veadeiros. Sao Jorge/GO

September 8, 2015
September 2015

near São Jorge, Goiás (Brazil)

Entre no site para fazer sua reserva:

Informação do site:

TRAVESSIA DAS
SETE QUEDAS

Pode ser percorrida em 1, 2 ou 3 dias, com possibilidade de até 2 noites no acampamento.
Na minha 2° vez q fui, fiquei 2 noites e foi incrível!!!

Os primeiros quilômetros do percurso se sobrepõem com a trilha dos Cânions e Cachoeiras das Cariocas (setas vermelhas) e aproximadamente 4km do início da trilha, se encontra a bifurcação para a travessia. Deste ponto se caminha mais 1,5km até o Cânion I, primeiro ponto do Rio Preto que se vê na travessia. Mais 3km de caminhada, se chega no acampamento Boa Sorte e próximo da primeira travessia do Rio pelo Poço da Capivara*, (mais conhecido como Fiandeiras) ótimo local para banho e descanso.
Dali, se percorre mais 9km por áreas de campos limpos, campos rupestres e cerrado sensu stricto até chegar ao acampamento das Sete Quedas, que se encontra muito próximo as cachoeiras. A travessia do Rio Preto é um pouco mais a cima das sete quedas. Vcs vao ver as estacas de ferro na cor laranja exatamente onde tem q ser atravessado pra outra margem.
Dali se cruza o Rio Preto e segue por mais 6km até o fim da travessia, com terrenos bastante íngremes e pedregosos, finalizando o percurso na Rodovia GO-239, local onde terao q ter resgate, pedir carona ou seguir a pé ate Sao Jorge por 12km.

Recomendo:

1) Baixe o mapa que tem no site p/ ter uma noção do traçado e visualizar.

2) Acione e combine com antecedência um resgate pra te pegar no final da travessia na Go antes de ir ao passeio.

3) A lua cheia e o Por do sol nas sete quedas vistos de la é um espetáculo!!!

4) Levar um bom lanche e agua para todo o percurso.
Proteção do corpo com vestimentas de manga longa e calça comprida, chapeu, oculos de sol... Itens de caminhada q vc ache importante para sua proteção.
Leve um filtro "Sawyer" para purificar a agua para beber em todos os pontos de coletar a agua. Nao confie em nenhuma agua.
No restante de equipamentos, ai é com vc pela sua experiência ou do grupo se estiver com algum.
5) leve um saco de lixo reforçado para trazer todo resíduo de volta com vc. Principalmente restos de comida.
6) tomar banho no rio somente com sabonete neutro, coco ou somente com a agua mesmo. Nao pode shampoo ou condicionador de cabelo.
Ao lavar as vazilhas, somente com o sabao de coco ou neutro.

7) A vegetação muito rasteira, não tem sombra alguma...
Pequenas arvores...
Maior parte do percurso é em exposição ao sol.

Como fizemos:

Apos assistirmos um video de explicação sobre a trilha, fomos primeiro para a Cachoeira Cariocas, ver e tomar aquele gostoso banho em sua linda e enorme piscina natural!
Um bom banho, lanchamos e seguimos.
Trilha bem seca, sol muito forte, pouca umidade, trilha com muito cascalho, trechos com areia... Coisas do cerrado!
Os pontos de captação de água, foi só no rio Preto.
Tem que purificar a agua para torna-la potável.
Os riachos estava todos secos...
Outra parada no Canion I.
nele tem um poço raso, mas otimo para se refrescar.
Um bom banho e outro lanche.
Se manter hidratado e bem alimentado, gera mais disposição energia pras caminhadas de longa duração.
O Canion 1 é um lugar lindo e magico!
Quem for conhecer o canion 1, onde fica as quedas de agua em um canion, tem que ir ate ele seguindo uma setas amarelas e voltar para o ponto da placa seguindo as setas brancas, ta?
Nao tem saida por la no canion 1.
Ele é lindo e vale a pernada sobre as rochas pra conhecer.
Nao fui nesse tracklog, mas fui em outra oportunidade.

Depois do banho e lanche no Canion1, seguimos serra a cima e depois alguns planos.
Quando chega na travessia das Fiandeiras, no Rio Preto, dali ainda são mais 9km.
Nesse local foi colocado como opção de camping em 2023.
O acampamento se chama: Boa Sorte e fica próximo da primeira travessia do Rio Preto pelo Poço da Capivara (mais conhecido antigamente como Fiandeiras), ótimo local para banho e descanso.
Como em nossa epoca ainda nao podia acampar aqui, tomamos outro banho e reabastecer as garrafas, pois nao tem mais ponto de captação de agua ate o camping das sete quedas.
Apos atravessar as fiandeiras, é uma trilha plana por um bom tempo e tem um setor de chuveirinhso que é magico!!!
Depois tem uma pequena escalada em um morrote para vencer e em seguida uns lugares com muita pedra, rochas.
Parecia uma cidade de pedra, com varias formas e encantamentos!
Sua imaginação vai longe, como vemos nas nuvens!
Cada aparência...
Esse setor é muito bonito.

No camping, tem excelente área para acampar.
Tem algumas normas, como em qualquer lugar na natureza:
o rio em frete, lavar vasilhas com sabão neutro e restante de comida nunca jogar no rio ou no mato, carregar todo o lixo com você;
um pouco a cima, pode banhar no rio, de preferência sem sabão e muito menos shampoo...
Qualquer tipo de produto que vai poluir o rio.
A captação de água, fica bem mais a cima, para pegar uma água mais limpa e pura.
Tem um banheiro seco no camping para fazer o numero 2.
Muito bem estruturado e organizado.
Isso tudo depende de cada um tbm, para que continue assim, bem preservado...
Conservação, consciência, respeito pela natureza!

As sete quedas fica a 500m do acampamento.
A travessia p/ seguir a trilha é a cima das sete quedas.
Vc vai percorrer pelas rochas do rio e vai ver uma barra de ferro de cor laranja onde tem q atravessar. As duas barras de ferro de dará a direção exata onde tem q atravessar.
Aqui é o ultimo ponto de agua.
Colete a agua o suficiente para percorrer os últimos 6km.
Purifique pra beber.
Atravessa o Rio Preto e seguir trilha onde esta a barra de ferro.
Em seguida vai ter um trecho em rochas com um pouco de subida.
Faça devagar e sem pressa.
Olhe onde pisa e coloca a mao.
Proteção para nao pegar ou pisar em serpentes ou outros bichos.
Olhos e ouvidos atentos.
Integrantes: Alessandra (eu), Crhistiane e Rogerio.

Traga todo seu lixo de volta com vc sempre!!!

PictographMountain hut Altitude 3,166 ft

8h saída da Hospedagem do Pedú

Photo of8:40h - Saída da sede do parque. Começo de trilha Photo of8:40h - Saída da sede do parque. Começo de trilha Photo of8:40h - Saída da sede do parque. Começo de trilha

8:40h - Saída da sede do parque. Começo de trilha

PictographRiver Altitude 2,982 ft

Passamos por um riacho - 2° água - a 1° da ponte pencil, estava seca!!! Uma tristeza

em periodo de estiagem, alguns pontos de agua ficam secos

Bifurcação - esquerda vai para Cachoeira das Cariocas - Direita para 7 Quedas

fomos pra carioca - nao descemos com mochilas no trecho ingrime - escondemos nas rochas e fomos tomar banho no piscinao

PictographWaterfall Altitude 2,835 ft
Photo ofCachoeira das Cariocas - vale conhecer e tomar um bom banho p/ seguir caminhada - 5,8km / 10:40h Photo ofCachoeira das Cariocas - vale conhecer e tomar um bom banho p/ seguir caminhada - 5,8km / 10:40h

Photo ofbif - esq vai para Canion 1, direita segue 7 quedas - 7,8km / 12:14h Photo ofbif - esq vai para Canion 1, direita segue 7 quedas - 7,8km / 12:14h

bif - esq vai para Canion 1, direita segue 7 quedas - 7,8km / 12:14h

Ao adentrar no canion 1 é otimo para banho e lanchar. Se vc for ate ele que fica um pouco mais distante alguns metros para conhecer, por la nao tem saida. Veja ele e volte ate este ponto aqui da placa para continuar a travessia normal

PictographRiver Altitude 3,038 ft
Photo ofParada para almoço e banho - entrada do Canion 1 - 7,9km / 12:22h Photo ofParada para almoço e banho - entrada do Canion 1 - 7,9km / 12:22h Photo ofParada para almoço e banho - entrada do Canion 1 - 7,9km / 12:22h

Parada para almoço e banho - entrada do Canion 1 - 7,9km / 12:22h

Pra conhecer o canion 1 e suas lindas quedas, vc tem que continuar o percurso em pedras ate ele e voltar para ca - pois por la nao tem saida para continuar a travessia. Esse percurso ate ele requer um pouco de energia fisica, pois é em pula pedra.

Photo ofPlaca indicativa de 9km pra chegar no camping - 11,7km / 15:08h Photo ofPlaca indicativa de 9km pra chegar no camping - 11,7km / 15:08h Photo ofPlaca indicativa de 9km pra chegar no camping - 11,7km / 15:08h

Placa indicativa de 9km pra chegar no camping - 11,7km / 15:08h

desse ponto em diante ate o camping fizemos 3km por hora - chegamos no fim da tarde - em 2023 foi feito um outro camping aqui - veja com o parque.

PictographRiver Altitude 3,146 ft
Photo ofChegamos na travessia das Fiandeiras. Banho, alimentação e reabastecer. 11,9km / 15:26h Photo ofChegamos na travessia das Fiandeiras. Banho, alimentação e reabastecer. 11,9km / 15:26h Photo ofChegamos na travessia das Fiandeiras. Banho, alimentação e reabastecer. 11,9km / 15:26h

Ultimo ponto de capitação de agua pra chegar no camping!!! Em 2023 pode acampar aqui agora se quiser. Tem 2 opções de camping. Aqui na fiandeiras e o que fica próximo das 7 quedas.

Photo ofuma pequena escalada aqui - um morrinho de nada - 18,5km / 17:15h Photo ofuma pequena escalada aqui - um morrinho de nada - 18,5km / 17:15h Photo ofuma pequena escalada aqui - um morrinho de nada - 18,5km / 17:15h

uma pequena escalada aqui - um morrinho de nada - 18,5km / 17:15h

depois dessa pequena e forte subida, tem um lindo vale plano

Photo ofCidade de Pedras - Um vale de formações rochosas lindas! Photo ofCidade de Pedras - Um vale de formações rochosas lindas! Photo ofCidade de Pedras - Um vale de formações rochosas lindas!

Cidade de Pedras - Um vale de formações rochosas lindas!

PictographCampsite Altitude 3,369 ft
Photo ofChegamos ao camping das 7 quedas - 20,3km / 7:43 rodado / 17:49h Photo ofChegamos ao camping das 7 quedas - 20,3km / 7:43 rodado / 17:49h Photo ofChegamos ao camping das 7 quedas - 20,3km / 7:43 rodado / 17:49h

Chegamos ao camping das 7 quedas - 20,3km / 7:43 rodado / 17:49h

Com direito a um por do sol lindo e perfeito!!! Deus é maravilhoso!

• Photo of mazo_gts
    mazo_gts Mar 14, 2017

muito bom..vou estar fazendo esse role este fim de semana

• Photo of alerussofreitas
    alerussofreitas Sep 11, 2019

Muito boa sua descrição. Obrigada!

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia Sep 26, 2019

Disponha Mazo e Alessandra

• Evelyn Rocha Jul 28, 2020

Também fiz essa trilha e uma outra dica para acrescentar é : quando for fazer essa trilha, para amenizar tempo seco, leve uma canga e molhe-a nos riachos/rio que passarem. Coloque -a na cabeça e siga feliz :)